quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Amigos e amigas

aproveitando o clima de retrospectivas de fim de ano, resolvi fazer um post curtíssimo (será mesmo?) para elencar os melhores restaurantes que tive a oportunidade de conhecer no ano de 2010. Sobre alguns escrevi posts... De outros, não consegui por pura falta de tempo.


Alguns restaurantes eu não tive a oportunidade de conhecer. Mas, vamos lá... Vamos tentar elencar os melhores numa ordem menos caótica possível:

1) Dos que fui e consegui escrever

Albamar
Escrevi em abril sobre o tradicional Albamar. Reinaugurado no mesmo local - mercado da praça XV - vale uma visita para aproveitar a vista e os peixes. Boa carta de vinhos também. Única crítica: um pouco caro.

Restô Ipanema
Na minha opinião, uma das melhores descobertas. Localizado em Ipanema, o Restô oferece pratos com tendências fortemente francesas. Além do mais, possui um ótimo custo benefício. Foi visitado por mim em maio.

CT Brasserie
Também em maio conheci o CT Brasserie: um bistrô francês bem chic. A comida é excelente... E até inovadora para um típico bistrô. Dizem que a pizza é muito gostosa também. Mas nunca tive coragem de cometer tal sacrilégio: pedir pizza em bistrô. Mas parece que vale, hein?

Don Camillo
Em junho escrevi sobre o Don Camillo. Já o conhecia, mas só escrevi sobre ele após provar o risoto de funghi com trufas. Muito gostoso, mas é um prato para ser comido ou com muita fome, ou de modo compartilhado... Em outras palvras, peça para dividir mesmo! :-)

Le Vin Bistrô
Durante a Copa do Mundo, fui assistir no Le Vin Bistrô do Barra Shopping pra ver que eles estão fazendo direitinho o que a Matriz em SP já faz há tempos. Quem mora na Barra não precisa ir à Ipanema para desfrutar da típica comida francesa que a casa proporciona. Show de bola.

Brasserie do Rosário
Comemos talvez em uma das mesas mais lúdicas: no terceiro andar ao lado da cozinha aberta da patisserie. Ótimas entradas: patê à Campagne, queijos e uma charcuterie de primeira. Pena que fomos lá apenas uma vez... Visitamos lá em agosto.

Alameda Restaurante
Agosto não foi o mês do desgosto. Definitivamente... Tivemos no Alameda, restaurante localizado em Botafogo, onde ficava o restaurante da Chef Flávia Quaresma. O Alameda é especializado em escargot. Para os amantes de Paris e ou da França, é uma oportunidade de estar perto de um dos ícones de sua gastronomia.

Jun Sakamoto
Em novembro, após uma rápida passada em São Paulo, pude escrever sobre o Jun Sakamoto - excelente restaurante de comida japonesa. Tem muitos encantos e descobertas, mas, conforme comentário deixado no post, prepare o bolso também. Mas, vale reforçar: o restaurante, além de servir uma excelente gastronomia japonesa, proporciona também uma aula.

Umas e Ostras
Descoberto por mim em dezembro, este restaurante localizado na Tijuca é imperdível. Para quem gosta de peixes e frutos do mar - tipo de restaurante que carece de oferta no RJ -, é um achado para quem corre o mundo atrás de oportunidades. Ótimo custo benefício! Ótimos peixes na brasa.

Mok Sakeria
Quase tocando o gongo do término de 2010, em uma comemoração especial, pude conhecer o Mok - na minha opinião a maior sensação recente do RJ. Como disse no post "são muitos restaurantes em um" - restaurante japonês, contemporâneo, francês e Sakeria com "Tapas". Vale um retorno ao local para conhecer os outros restaurantes.

Tre Bicchieri
Também nos minutos finais de 2010, escrevi sobre uma descoberta em SP. O Tre Bicchieri é elegante e bom. O custo benefício é que talvez não valha... Ainda muito concorrido por ser uma novidade, a cozinha é boa, mas não justifica os seus preços. Como descrevi, provei um prato maravilhoso - o Tortelli de Pecorino Al Tartufo ... Mas nem todos os pratos possuiam um equilíbrio perfeito - se é que foi claro o meu recado.

Mas o Rio de Janeiro não para... Tanto que fui a diversos restaurantes por aqui mesmo, minha terra natal, e não consegui escrever sobre todos... Na verdade, nem consegui ir a todas as novidades.

2) Dos que fui e não consegui escrever

Sem dúvida nenhuma, o meu amigo Daniel Pinho, Chef do recém inaugurado São Vicente, localizado na antiga e tradicional pizzaria Gatto Pardo, na Lagoa, deve ter sentido a falta do meu post. A minha mensagem, para você Dani, é que foi puro capricho meu... Queria ter retornado, fotografado e não tive tempo. Mas o recado direto é "o seu restaurante é excelente". Uma das maiores e melhores revelações do RJ. O bobozinho é, sem dúvida, baiano. A paleta de cordeiro então... hum. E o filet mignon? Aprovado pela Carol - tarefa difícil, hein?


Esse ano eu também conheci (por email, facebook e telefone) uma artesã, Nina Bellotto, que produz cupcakes maravilhosos, sorvetes deliciosos e cookies desafiadores... Fiquei de escrever sobre a B'nice Cream, fazer uma entrevista com a Chef, mas também não tive tempo, me enrolei e como todos os mortais me esqueci. Ela ainda salvou o meu dia dos namorados, pois me encontrava nas Maldivas em uma ilha que não tinha nem telefone muito menos internet. Fez uma entrega a minha amada, com todo o capricho e carinho que a data inspiraria. Aliás, Nina, você estava no mesmo hotel que eu em SP, durante o fim de semana do show do Paul McCartney! Tentei falar com você mas não consegui! Sorry!


Falando em SP, não consegui escrever sobre o Due Cuochi - na minha opinião foi um dos restaurantes mais interessantes que eu conheci esse ano. Também não escrevi sobre o pastel da feira da Alameda Lorena e do Maní, da chef Helena Rizzo.

Se forçar, aqui tem mais de 100 não escritos.

3) Dos que eu quis ir mas não consegui

Sem dúvida muitos... Tive curiosidade de conhecer o Oro, recém inaugurado, de frente para o célebre Olympe, do Chef Felipe Bronze. Não conheci até hoje o Zazá Bistrô... Será que vale? Não conheci o tão bem falado Quinta, nem retornei ao Don Pascual - o Chef Ferraço me disse que o refurmularia por completo.

Não fui às novas casas de Tapas, Bruscheterias e petiscos espalhadas pelo RJ - Botafogo, Leblon e Ipanema - Venga!, Meza Bar e Prima Bruschetteria.

É... Com tantas novidades, pelo visto o blog sobreviverá!


E o vinho? DOC Monferrato (Castello del Poggio), Camille Giroud, Matilda, Haras de Pirque, Morandé, os ótimos Sauvignon Blanc - que aprendi a gostar depois de minha passagem pela Nova Zelândia... Ufa! Foram tantos bons momentos, tantos vinhos que me ajudaram a celebrar a vida, a consolidar amizades com tantas pessoas, que não tenho dúvida que uma das melhores coisas da vida é Viver Para Comer!

Que assim seja!

2010 também foi um ano que o blog estreitou relações com Anthony Bourdain - ótimo escritor, estou acabando de ler o seu novo livro, o "Medium Raw" - e com outros blogs... Posso citar os blogs gatronômicos da Astrid, A Melhor Garfada - talvez o maior inspirador para o Viver Para Comer; o blog da Cristiana, o Viaje com o Bazzar; o blog "comilão", Alhos, Passas et Maçãs - além de ser, na minha opinião, um dos melhores blogs independentes de SP, inspira o Viver Para Comer a ser cada vez mais técnico; o blog de vinhos Enoblogs, do qual o Viver Para Comer se tornou um associado; o blog de viagens, cada vez mais especializado em gastronomia, da Adriana, conhecida como Dri Everywhere; e, por último, o blog que fala de tudo e qualquer coisa, É Papudimaluco!!!!, do meu amigo Leandro.

Ah... Não posso deixar de agradecer aos meus poucos mas fiéis leitores - todos comentários excelentes -, aos amigos do blog que contribuíram para o blog durante esse ano: Carol, Tiago Prota, Alexandre Moreira. As imensas sugestões de diversos fãs do blog... Lembro das dicas do Manoel, do Fábio Rezende, do Diogo Sakata, do Duda Rochwerger, da Fernanda Quintanilha, do Marquinho "Piloto" de Oliveira (pão de mel da Munik também vale!), do Guilherme Rios Cardozo, do Motta, do Camacho e de outros amigos que não me lembro. Ah, Luís "Magic" Magalhães, você me deu dica de um ótimo restaurante na Austrália (Guillaume at Bennelong). Tina e Marquinhos do Surf também...

Por fim, gostaria de desejar a todos um Feliz 2011 e muita energia positiva.


Beijos e Abraços,

Twitter
@viverparacomer

4 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha, Henrique! Belo ano, hein! Aproveitando que vc aprendeu a gostar dos Sauvignon Blanc, poderia indicar um para o amigo aqui? Nunca fomos fãs de vinho branco lá em casa. Um amigo indicou a uva Chardonnay, mas não curtimos não.

Abração!!!

Gabriel

Leandro disse...

Grande, Henrique! Estou devendo um post... vamos marcar um almoço num lugar bacana pra eu cumprir inha promessa. rs

Abração!

Leandro

Astrid Beyer disse...

Henrique, adorei o post!! Parabéns!

Tem vários restaurantes que quero conhecer e você me deu mais um empurrãozinho para eu não deixar de ir...
Fiquei muito, mas muito feliz pelo comentário do meu blog! Agradeço imensamente!!
Feliz 2011!!!
Beijos,
Astrid

Nina na Cozinha disse...

Muito legal sua retrospectiva! Deu água na boca só de ler!
Obrigada pelos elogios aos doces da b'nice cream! Adorei mesmo!
beijos,
Nina.

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!