quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alameda Restaurante

Amigos e amigas,

trago uma novidade, ao menos para mim, que é o Alameda Restaurante. Localizado na mesma localização em que ficava o Carême da Flávia Quaresma, naquele centrinho gastronômico de Botafogo. A minha ida ao Alameda teve indicação do Manoel - amigo do blog e super antenado com as novidades gastronômicas no RJ. Ele me falou "Henrique, não deixe de ir ao Alameda... É sensacional."

Depois destas credenciais, tive que ir conferir a veracidade dos fatos.



Como não conheci o Carême, não sei quanto o salão mudou. Mas posso dizer que ele não é muito grande, e há um bar no final do salão. A decoração é austera e, de modo resumido, o ambiente é confortável e convidativo para se beber um vinho. Principalmente, para acompanhar a especialidade do restaurante...

A especialidade do restaurante é... Escargot. Calma!

Bom, sei que... Aqui no Rio não há uma grande tradição de escargots e muita gente não consegue se imaginar comendo aqueles bichinhos... Eu mesmo, até pouco tempo, não pensava que podia comê-los. No entanto, durante uma viagem que fiz a Paris, marquei de encontrar com o meu amigo Bertrand (salut mon ami, je crois que tu arriveras ici dans quelques jours, c'est pas?) e sua esposa, Olympe, em um bistrô localizado no Marché de Saint-Honoré.



Ao sentarmos, ele me perguntou se eu queria um pratinho de escargot. Lhe disse que tinha receio de pedi-los e até mesmo duvidava se teria coragem. Ele replicou e disse em um português carregado de sotaque "Aqui é o melhor lugar para experimentá-los... E, além do mais é um prato vraiment français".

Aceitei o desafio e adorei. Recentemente indiquei a um casal de amigos, que me pediam sugestões do que fazer em Paris, para que não deixassem de provar os escargots parisienses.

E o Alameda? Este se propõe a ser um restaurante de escargot, mas há outras opções no cardápio para aqueles que não aceitam em hipótese alguma a idéia de comê-los.



Primeiramente nos foi servido um couvert bem gostoso, mas podia, na minha opinião, ser um pouco mais farto. Junto com o couvert, pedi uma garrafa pequena (375 ml) de vinho tinto, vinho chileno, Viu Manent, reserva estate collection, Carmenère, safra 2008: excelente! Guardado sobre uma temperatura ideal, é o contraponto perfeito para qualquer pedido um pouco mais, como poderia dizer... pesado.

Pedi de entrada um pratinho com seis escargots à bourguignonne - é o clássico, feito com manteiga, salsa e alho. Posso garantir que não perdia em nada para os escargots franceses. O molho de manteiga, embora gorduroso, é muito saboroso e duvido que alguém não o experimente na própria concha, após ter degustados todos os escargots.



De prato principal pedi um magret de canard ao molho reduzido de jabuticaba, com batatas gratinadas. O magret de canard é o peito do pato, mas vale ressaltar que é um prato também pesado, gorduroso... Servido mal passado, com a carne bem rosácea e com aquela capa de gordura em cima, o clássico francês combinou perfeitamente com a nossa jabuticaba - impressionante!

Bem, devido a minha dieta de doces, parei por aqui... Mas me relataram que o petit gâteau de doce de leite com sorvete de vanila (no cardápio é sorvete de queijo) é sensacional.

Outras comidas bem comentadas foram o filet de tilápia, risoto trufado de cogumelos silvestres e a entrada de polenta com escargot.

É, fica a dica... Mas depois não venha me dizer que trocou a feijoada típica das sextas pelos escargots do Alameda, hein?

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer


Alameda Restaurante
Rua Visconde de Caravelas, 114 - Botafogo
Tel.: (21) 2527-9662

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!