É isso mesmo: por que o Rio de Janeiro tem tanto restaurante com serviços tão ruim? Digo em um contexto geral, mas em particular destaco o atendimento de péssima qualidade...
O pior é que há lugares, como, por exemplo, o Bar Lagoa - na Lagoa Rodrigo de Freitas, que se tornaram ícones de mal atendimento. E pasme, a propaganda dos caras é essa mesma... E, dá certo: tá sempre cheio. Não tem um dia que eu não tenha ido lá, que eu não tenha visto algum ator famoso, artista, ou formador de opinião. O que eles tem em comum? São todos masoquistas: o Bar Lagoa não distingue tratamento a ninguém, todos são mal tratados.

A exemplo do Bar Lagoa, domingo passado fui ao Bar Veloso do Leblon tentar almoçar - tá certo que lá está mais para boteco do que para um restaurante. Mas era isso mesmo que eu queria comer: comida de boteco. O atendimento inicial fluiu entre o grosseiro ao displicente. Tão displicente que o pedido chegou totalmente errado - a picanha "ao ponto", veio bem passada (erro que tem que ser estudado pela NASA, pois o erro comum é pedir "ao ponto" e vir "cru"), a farofa de ovo veio com banana, o arroz veio com cabelo e a batata portuguesa não veio!
Depois de muitas discussões, e depois de um dos garçons ter retirado todo o pedido para refazê-lo, o segundo garçom chegou à mesa e vendo ela vazia perguntou: "agora, veio tudo certo, né?" O nada era o certo? Será que era uma mensagem do garçom para que não comessemos mais alí? Talvez...
Ao final, o garçom ainda cobrou os 10%, mas por algum problema de matemática ou outro qualquer, reparei que os 10% eram na verdade mais de 20%... E a gota d'água: "será que você poderia me pagar os 10% em dinheiro, por fora do cartão?" Acho que pela confusão, desgaste e stress eu não deveria ter pago nem a conta, quanto mais os 10% (que quase me saíram mais de 20%)!
No dia seguinte fui ao Valentina Café & Bistrô - no centro, ao lado do prédio onde trabalho. Cara, se vou no restaurante ao lado, quase geminado ao prédio em que eu trabalho, e o restaurante está vazio, pergunto: como posso demorar mais de 1 hora e meia, entre fazer o pedido e pagar a conta, acompanhado de apenas uma pessoa, que estava com pressa, assim como eu?
Mas a comida estava boa, ao menos? Não... Assim como o serviço, a comida estava ruim. No entanto, admito que o atendimento não veio acompanhado com os bônus "grosseria" e "má vontade"... Apenas da encarnção, por parte do atendente, do saudoso Peter Sellers e do personagem "Garçom Trapalhão", do Didi Mocó.
Outro dia eu vi uma enquete do Claude Troisgros em seu Twitter, onde ele perguntava o que era Alta Gastronomia... Sinceramente eu não sei responder a essa pergunta, mas sei o que é baixa gastronomia... E isso o Rio de Janeiro tem. De montão!
Após o post Cozinha Confidencial ou Maldita, resolvi ler o livro do Anthony Bourdain. Em um de seus capítulos ele fala mais ou menos o seguinte: se o dono/gerente do restaurante não tem cuidado com os garçons e com o atendimento prestado pela casa, imaginem como deve ser a cozinha em que se prepara a comida deste restaurante, local em que precisa ter muito mais pulso, comando e atitude.
Eu não sei... Acho que eu sou refém destes restaurantes, já que muitos restaurantes do Rio de Janeiro pecam pela má qualidade do seu atendimento. Acho que o negócio é tentar minimizar estes problemas rejeitando os mais bizarros... Mas tá cada vez mais difícil.
Sinceramente, espero que o Rio de Janeiro (leia-se nós, cariocas) pela sua conduta de ser um centro de vanguarda no lançamento de costumes, moda e comportamento deveria parar e reavaliar esse Statu Quo dos seus restaurantes... Abrir mão da sua vaidade e importar de São Paulo, Belo Horizonte, NYC ou qualquer outro centro cosmopolita a qualidade nos seus serviços prestados.
Lógico que se pagarmos caro para ir em um restaurante 3 estrelas no Rio, seremos bem atendidos. Mas o bom atendimento não deveria ser restringido a estes restaurantes, como não é em São Paulo. Talvez falte ao Rio a concorrência que há em São Paulo. Mas acredito que podemos ajudar criar essa condição favorável por aqui também.
A ordem deveria ser: consumidores evitem tais "barangas" - vamos nos indignar e deixar de ir nestes "Bar Lagoas" da vida; e proprietários/empresários da área alimentícia invistam em treinamento e primem pela qualidade de seu atendimento. Incessantemente!
Lembrem-se que as Olimpíadas estão aí e novas oportunidades aparecerão nesta área com a exposição da cidade a diversos investidores estrangeiros.
Peço, aos restaurantes ruins, com carinho, que desapareçam!
Beijos e abraços,
ps. Preferi não colocar endereço para que ninguém aparecesse equivocadamente nesses restaurantes... Nem fotos.
@viverparacomer
2 comentários:
Já tive experiências negativas com o atendimento em alguns estabelecimentos no Rio... Um deles, também foi o Veloso. Resultado? Nunca mais voltei.
Pra complementar o meu Post escutei que foi publicado essa semana que o Veloso está ou teve problemas recentemente com a Vigilância Sanitária.
Postar um comentário