quinta-feira, 29 de abril de 2010

Albamar

Amigos e amigas,

logo que voltei de férias fui a um restaurante recém reinaugurado no Rio de Janeiro: o Albamar. Para quem nunca ouviu falar, o Albamar era um restaurante clássico na praça XV há décadas atrás. Com uma vista privilegiada para a baía de Guanabara, o restaurante fica localizado naquela torre, bem no início da praça XV, de frente para o museu da marinha.

Para se chegar no restaurante é necessário subir as escadas ou pegar um elevador apertado que cabem apenas 3 pessoas. Ao sentar na mesa, a sensação que se tem é que se está em um navio, devido a linda vista.


O carro chefe do Albamar é basicamente peixes e frutos do mar. Tem outras opções, mas... Bom, eu sempre recomendo a pedir a especialidade da casa... Assim, pedi um Pargo com Vôngole, ao molho de tangerina, acompanhado de abrobrinha. O Pargo é um dos peixes que eu mais gosto e este não decepcionou.

Uma taça de vinho branco transformou o almoço em um banquete. Cefiro, Viña Casablanca, se eu não estiver confundindo! É um vinho chileno feito a base de uvas Sauvignon Blanc - não tão seco quanto os clássicos Chardonnay, possui um leve adocicado ao fundo. É sem dúvida um vinho de menina!


Vale comentar que ficamos meio perdido até localizarmos como chegar até a antiga torre da praça XV em que o restaurante fica localizado. Também estranhamos a entrada, com diversos pescadores no entorno. Confesso que achei o restaurante um tanto caro... No entanto a vista é agradabilíssima e a simplicidade do lugar esconde um passado de glória e tradição.

É... Mesmo com todos os "poréns", acredito que com vista deslumbrante proporcionada, fica o Albamar como uma dica alternativa para o dia das mães!


Beijos e abraços,

PS. Amigos do blog, Leandro, Gustavo e Gabriel acabam de lançar um blog altamente antenado com tudo. O blog se chama "É PAPUDIMALUCO!!!!" - escrito com sotaque carioca!Como eles mesmos definem, o blog deles fala "da gota d’água ao oceano. Do grão-de-areia ao deserto. Prosa e poesia. Futebol, música e carnaval…"

Fala inclusive de vinhos (de supermercado - será que existe esta categoria?!). Vale a pena conferir, okay?

http://papudimaluco.wordpress.com/2010/05/04/vinho-de-supermercado-alandra/

Twitter
@viverparacomer



Albamar
Praça Marechal Âncora, 186 - Centro
Tel.: (21) 2240-8378

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso aí, Henrique! Tamu junto!

uhuuuuuuul

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!