sábado, 15 de maio de 2010

Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo

Amigos e amigas,

no dia 26 de abril foi anunciado o resultado do concurso que elege os 50 melhores restaurantes do mundo de 2010, The S.Pellegrino World’s 50 Best Restaurants. O grande vencedor desse ano, para a surpresa dos food lovers foi o restaurante dinamarquês chamado Noma, localizado em Copenhagen.



O que me causou grande curiosidade era saber como foi organizado este concurso. Bom, descobri que os organizadores contavam com uma equipe de jurados de mais de 800 pessoas espalhadas pelo mundo. Estas 800 pessoas são divididas em 27 regiões pelo mundo. Cada região possui um juri-presidente.

O brasileiro e crítico gastronômico Josimar Melo foi o juri-presidente da região South America. Cada juri-presidente possuía uma comitiva de juris ligados a sua região. E cada juri poderia votar em 5 restaurantes - sendo que no máximo em três de sua própria região e obrigatoriamente, no mínimo, em 2 restaurantes fora de sua própria região.

Foi desse modo que o restaurante Noma desbancou o aclamado chefe Ferran Adriá - chefe da década - com o seu restaurante El Bulli. Li que o chefe responsável pelo Noma trabalhou com Ferran Adriá tempos atrás... De qualquer forma, deve ter sido um corte no ego das "estrelas" mundiais. Mas, para nós mortais, isso é muito bom, pois temos motivos para visitar e conhecer a Dinamarca, não é?



Agora, não me pergunte que comida o Noma serve, que eu não tenho a menor idéia...

Há um restaurante brasileiro nesta lista: D.O.M., pertencente ao chefe paulista Alex Atala, que até recentemente possuía um programa de tevê, Mesa Pra Dois, em companhia da chefe Flávia Quaresma. Não conheço o D.O.M. e assim é difícil avaliar... Mas, acredito que nesta lista, se era pra conter apenas um restaurante brasileiro, este deveria ser o Olympe, do chefe também estrela da tevê Claude Troisgros - dificilmente se encontra em algum restaurante do Brasil ou do mundo tanta qualidade e simplicidade - ingredientes para uma refeição super agradável.

Mas, se o restaurante do filho não está presente, o restaurante do pai está. Pois é, La Maison Troisgros voltou para a lista e configura no 44º lugar. Ele fica localizado na cidade de Roanne, na França - mais um motivo para se viajar por dentro da França.

Uma surpresa para mim foi a entrada do Eleven Madison Park nesta lista, em 50º lugar - já escrevi aqui sobre o Eleven Madison Park.

Quando estive em NY, ouvi tantas boas recomendações deste restaurante que não resisti e acabei indo. O Eleven Madison Park - o queridinho dos new yorkers - possui um pato deslumbrante e uma carta de vinho que é uma verdadeira escola. E certamente não é mais caro do que o D.O.M. e diversos restaurantes brasileiros - já disse, no 3º post da Austrália, que os preços cobrados nos restaurantes brasileiros são mais caros do que de qualquer outro país.

A quem interessar, deixo o link dos 50 melhores restaurantes do mundo, do ano de 2010. Aliás dos 100.
http://www.theworlds50best.com/

Beijos e Abraços,

Twitter
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!