Amigos e amigas,
no último final de semana, resolvi conhecer o restaurante CT Brasserie, localizado no São Conrado Fashion Mall. Esse restaurante inaugurou no final de 2008 e é um empreendimento pertencente ao chefe-estrela Claude Troisgros. No entanto, o chefe Troisgros não é o orquestrador da cozinha do CT Brasserie: a batuta fica na mão de um outro francês, de nome Didier Labbé.
Mas nem por isso o restaurante perde o encanto!
O restaurante me lembrou muito o célebre Pastis de New York City (NYC). O Pastis é um french bistro localizado no bairro da moda de Manhattan - o Meatpacking District. Ele serviu como locação para as cenas iniciais e finais do filme Melinda & Melinda (Woody Allen), é citado no filme Diabo Veste Prada e também em um dos episódios do seriado Sex And The City.
Bom, assim como o Pastis, o CT Brasserie tem aquele toldo vermelho na entrada, aquelas portas, portais e janelas de madeira, típicas dos bistrôs franceses, e aquele interior com uma cara de restaurante saído de filme da Piaf - old school total.
Se o Pastis está cercado de lojas de roupa de grife, o CT Brasserie está entre o Espaço Lundgren e o Empório Armani... O mais engraçado entre as semelhanças é que até o desenho gráfico dos cardápios do Pastis e do CT Brasserie é muito parecido.
Dentro do CT Brasserie há uma cozinha totalmente aberta e uma vista muito bonita para o verde que contorna o bairro de São Conrado. Essa vista, o Pastis não tem!
E quanto à comida?
Espetacular!
Nas palavras do próprio Claude Troisgros, o CT Brasserie não é um lugar para "invencionices". Lá é comida típica de bistrô: plateau de ostras, escargot à provençale, moules marinierès... Aliás, foi justamente uma panelinha de moules marinierès avec frites, mexilhão cozido no vinho branco com batata frita, que eu comi quando fui ao Pastis.
Pedimos de entrada no CT Brasserie um Steak Tartare da Tia Madeleine. Posso dizer que foi um dos melhores steak tartare que já comi. E olha que de steak tartare eu entendo - tenho uma receita excelente, que em breve posto por aqui! O diferencial do tartare do CT, ao meu ver, é que eles utilizam um ovo cozido picado em pedacinhos bem pequeninos. E, curiosamente, notei que a carne era picada em pedaços um pouco maiores que a média dos demais steaks tartares. Mas, sem dúvida, o grande diferencial é o tempero utilizado para unir todo o conjunto da obra. Sensacional. Vale a ida ao restaurante.
De prato principal, o grupo que me acompanhou pediu um Filet Mignon em crosta de Alecrim com molho bearnaise e Gallete de Batata Ana (uma espécie de mil folhas de batata, foto ao lado), Linguado Crocante Quinua com banana caramelada com purê de batata baroa (foto abaixo) e um Bife de Chorizo com pimenta e arroz croc croc, que é arroz simples coberto de arroz selvagem estourado - totalmente inovativo, este arroz parece com pipoca.
Cada prato mais bonito que o outro, e mais importante: todos deliciosos!
De sobremesa, foram pedidos 1) petit gatêau de chocolate com sorvete de creme e uma deliciosa calda quente de chocolate amargo e 2) ovos nevados com amêndoas - este último, além de fenomenal, é recomendado pelo próprio Troisgros! (ver foto mais abaixo.)
Uma última semelhança entre os dois restaurantes é em relação à gorjeta. Em ambos os restaurantes se cobram mais do que os tradicionais 10%. Bom, em NYC todos os restaurantes deixam por conta do cliente a tip, mas o comum é deixar uns 15% (até 20% nos melhores restaurantes). O CT Brasserie, por sua vez, já imputa na nota final algo cerca de 12% a mais sobre a conta, enquanto a lei brasileira estabelece gorjetas opcionais de 10%.
Talvez a única crítica ao CT Brasserie seja essa cobrança adicional, ao final da conta. Até porque o serviço de lá não é melhor nem pior que os demais restaurantes do RJ - ou seja, no tocante ao serviço é sem "invencionice" mesmo! Aliás, algumas vezes foi difícil estabelecer uma comunicação com o garçom, já que o restaurante estava bem cheio!
No entanto, a comida vale cada 2% ou 3% a mais cobrados na nota!
E, sinceramente, embora o Pastis seja muito bom e imperdível para quem visita NYC, a comida do CT Brasserie é, sem furos, melhor. E o melhor: é logo ali, em São Conrado - uma dádiva para os cariocas e uma oportunidade para quem visita o Rio.
Que Marravilha!
Beijos e abraços.
Twitter
@viverparacomer
CT Brasserie
Estrada da Gávea, 899 - 3º Andar, São Conrado
São Conrado Fashion Mall
Tel.: +55 21 3322-1440
Pastis
9 9th Avenue, Meatpacking District - Manhattan
New York City
Tel.: +1 (212) 929 4844
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Henrique Cesar Tupper
- Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário