essa semana tive a oportunidade de ir com amigos do trabalho ao restaurante de peixes e frutos do mar, localizado na Tijuca, chamado Umas e Ostras.

Lembro de ter ouvido falar dele em um desses anuários que elegem os melhores restaurantes do Rio de Janeiro - aliás, preciso confessar que estou desgostando cada vez mais desses anuários. Pegue o exemplo da eleição da Veja Rio do melhor restaurante de peixe do RJ dos últimos 3/4 anos. Nos biênios anteriores a 2006/2007, quase todos os jurados votaram no Satyricon. No biênio 2007/2008 todos votaram no recém inaugurado Fasano Al Mare. E nos dois biênios seguintes, 2009/2010 e 2010/2011, quase todos os jurados votaram novamente no Satyricon. Me pergunto se o que teria norteado os juris ao elegereem o Fasano Al Mare em 2007/2008 tenha sido o modismo (que não se concretizou) ou o apelo publicitário. Lógico que alguns críticos não trocaram o certo pelo incerto: Rodolfo Garcia, crítico que acompanho há anos, não sucumbiu a nenhum pseudo-modismo.

Voltando ao Umas e Ostras, chegamos por voltas das 2 da tarde. O restaurante fica localizado em um casarão bem agradável e bem despojado. Assim que cheguei lá me lembrei que moramos no RJ e há tão poucos restaurantes de peixes e frutos do mar que não dá para entender!
Estávamos em um grupo de 5 pessoas e pedimos uma porção de 20 pasteizinhos - a maioria de camarão. Todos excelentes e realmente com camarão nos recheios.
Todos pedimos congro rosa na brasa - acompanhado de arroz de camarão e de arroz de brócolis. Eu combinei o meu congro na brasa com arroz com camarão, muito bom para quem gosta de coentro, camarão e demais temperos. Um toque de azeite na mesa, praticamente transformava esse arroz numa refeição por si só!

Vale comentar sobre o peixe: excelente! Grelhado no ponto certo, o peixe veio com o gosto leve do congro e do tempero proporcionado pela brasa.
Ao chegar toda a comida, ainda fomos brindados com uma garrafa de vinho branco, Cavalleri chardonnay.

Combinação perfeita, ainda mais para um almoço com diversos amigos.
Agora, o que realmente posso garantir, após tantas coisas gostosas que comemos, é que o ambiente do restaurante é muito agradável - ao menos foi naquele almoço durante a semana. E, talvez, o ingrediente principal para o ambiente tão agradável proporcionado pelo restaurante seja o atendimento do garçons... Fomos extremamente paparicados por pelo menos dois simpáticos garçons - um que parecia ser mais novo, e um segundo old school total! E isto deve ser valorizado, pois com tantos restaurantes com péssimo serviço no Rio, é de se exaltar os restaurantes que nos atendem bem, de forma simpática e despretensiosa.

Espero que o nosso diretor financeiro leia esse post, pois tenho certeza que, caso ele saiba das delícias proporcionadas por este almoço - somente possível pelo encontro da área financeira -, ele, não só vai realizar mais encontros financeiros, como também participará dos próximos almoços conosco.
Beijos e Abraços,
@viverparacomer
Umas e Ostras
Rua Barão de Mesquita, 235 - Tijuca.
Tel.: (21) 2568-7128.
Nenhum comentário:
Postar um comentário