sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Umas e Ostras

Amigos e amigas,

essa semana tive a oportunidade de ir com amigos do trabalho ao restaurante de peixes e frutos do mar, localizado na Tijuca, chamado Umas e Ostras.

Lembro de ter ouvido falar dele em um desses anuários que elegem os melhores restaurantes do Rio de Janeiro - aliás, preciso confessar que estou desgostando cada vez mais desses anuários. Pegue o exemplo da eleição da Veja Rio do melhor restaurante de peixe do RJ dos últimos 3/4 anos. Nos biênios anteriores a 2006/2007, quase todos os jurados votaram no Satyricon. No biênio 2007/2008 todos votaram no recém inaugurado Fasano Al Mare. E nos dois biênios seguintes, 2009/2010 e 2010/2011, quase todos os jurados votaram novamente no Satyricon. Me pergunto se o que teria norteado os juris ao elegereem o Fasano Al Mare em 2007/2008 tenha sido o modismo (que não se concretizou) ou o apelo publicitário. Lógico que alguns críticos não trocaram o certo pelo incerto: Rodolfo Garcia, crítico que acompanho há anos, não sucumbiu a nenhum pseudo-modismo.


Voltando ao Umas e Ostras, chegamos por voltas das 2 da tarde. O restaurante fica localizado em um casarão bem agradável e bem despojado. Assim que cheguei lá me lembrei que moramos no RJ e há tão poucos restaurantes de peixes e frutos do mar que não dá para entender!

Estávamos em um grupo de 5 pessoas e pedimos uma porção de 20 pasteizinhos - a maioria de camarão. Todos excelentes e realmente com camarão nos recheios.

Todos pedimos congro rosa na brasa - acompanhado de arroz de camarão e de arroz de brócolis. Eu combinei o meu congro na brasa com arroz com camarão, muito bom para quem gosta de coentro, camarão e demais temperos. Um toque de azeite na mesa, praticamente transformava esse arroz numa refeição por si só!


Vale comentar sobre o peixe: excelente! Grelhado no ponto certo, o peixe veio com o gosto leve do congro e do tempero proporcionado pela brasa.

Ao chegar toda a comida, ainda fomos brindados com uma garrafa de vinho branco, Cavalleri chardonnay.

Combinação perfeita, ainda mais para um almoço com diversos amigos.

Agora, o que realmente posso garantir, após tantas coisas gostosas que comemos, é que o ambiente do restaurante é muito agradável - ao menos foi naquele almoço durante a semana. E, talvez, o ingrediente principal para o ambiente tão agradável proporcionado pelo restaurante seja o atendimento do garçons... Fomos extremamente paparicados por pelo menos dois simpáticos garçons - um que parecia ser mais novo, e um segundo old school total! E isto deve ser valorizado, pois com tantos restaurantes com péssimo serviço no Rio, é de se exaltar os restaurantes que nos atendem bem, de forma simpática e despretensiosa.


Espero que o nosso diretor financeiro leia esse post, pois tenho certeza que, caso ele saiba das delícias proporcionadas por este almoço - somente possível pelo encontro da área financeira -, ele, não só vai realizar mais encontros financeiros, como também participará dos próximos almoços conosco.

Beijos e Abraços,

Twitter
@viverparacomer


Umas e Ostras
Rua Barão de Mesquita, 235 - Tijuca.
Tel.: (21) 2568-7128.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!