essa semana tive a oportunidade de conhecer a padaria La Bicyclette, localizada no Jardim Botânico, em frente à Rede Globo, na rua Pacheco Leão. Mais um local no Rio que me foi indicado por um não carioca, no caso o amigo do Viver Para Comer, que já até postou sobre Cervejas aqui mesmo, Alexandre Moreira.

Realmente nunca escrevi sobre pão ou padarias. Mas a verdade é que há diversas padarias de alto nível atualmente no Rio. Entre elas, La Bicyclette, é claro! E o fato de não ter escrito nada sobre pão é talvez um dos maiores pecados deste blog. Eu costumo falar que se só pudesse existir um alimento na terra, eu rezaria aos deuses para que mantivessem a existência do pão... Em segundo lugar o queijo... Mas, sobretudo, eu sou apaixonado por pães e, em particular, pelos baguetes de casca mais dura.
Aliás, uma coisa que eu gostaria de saber fazer é pão... Ao menos os pães que eu gosto de comer. De todas as profissões existentes no planeta, a que me parece ser uma das mais poéticas é "padeiro-panificador" de uma cidade pequena: produzir uma massa, com todo o capricho necessário em cima de um tabuleiro, bem cedo pela manhã, que será consumida por toda a cidade em alguns minutos... Diariamente...
É... Mesmo com toda a poesia, é uma profissão de muita responsabilidade! Uma fornada ruim levou a população inteira, de um pequeno vilarejo, literalmente a loucura no interior da França após a 2ª guerra mundial. Supeita-se de fungos alucinógenos na farinha.
Bom, de modo a redimir o meu pecado de forma indiscutível, ao conhecer o La Bicyclette, que além de padaria é também um café, não tive dúvida de qual "pão-padaria" tinha que escrever. Adicionalmente ao meu post, em breve lançarei uma enquete sobre o melhor pão do Rio de Janeiro.
La Byciclette, pelo que eu me informei, é uma padaria que funciona há pouco tempo no Jardim Botânico, mas há muito tempo de modo informal... Isto é explicado pelo fato dos donos, o francês Henri Forcellino e sua esposa brasileira Ana Paula Gentil, já venderem pães há tempo e entrgá-los através de uma bicicleta - daí o nome La Bicyclette.
A loja é muito bonita e muito bem decorada, com madeiras claras que dão um ar aconchegante de casa de campo. Há um garçom que fala francês e que atende as mesas preparadas para lanches, cafés e guloseimas.
Pedi 3 tipos de pães: baguete, croissants et uma ciabatta. Todos os pães são maravilhosos. No entanto se você gosta de baguete com a casca mais dura, assim como eu, não deixe de experimentá-lo. Vale comentar que o Alexandre, quem me indicou La Bicyclette, recomenda muito o brioche da casa.
O mais interessante é que eles fazem entregas - de bicicleta, é claro!
Taí uma dica que eu não conhceia, mas que é excelente!
Desejo um Feliz Natal a todos e que o Papai Noel traga muitas coisas gosotosas!
Beijos e Abraços,
@viverparacomer
La Bicyclette
Rua Pacheco Leão, 320 Loja D - Jardim Botânico.
Tel.: (21) 3256-9052 ou (21) 9531-5010.
3 comentários:
Valeu, Henricao!
Próxima visita minha ao Rio irei lá conferir!
Bacana seu blog, cara!
Falando de paes, gosto muito do talho capixaba no Leblon! Baguettes comparáveis as de Biarritz e St Jan de Luz!
Abraco,
Gustavo Barata
Eu adoro a La Bicyclette!
La Bicyclette é uma das melhores. Sem dúvida. Mas gosto muito também de alguns pães da escola do Pão, que é pertinho da La Bicyclette... Ah os pães do Garcia e Rodrigues tb são ótimos.
Postar um comentário