quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quem gosta de pão?

Amigos e amigas,

essa semana tive a oportunidade de conhecer a padaria La Bicyclette, localizada no Jardim Botânico, em frente à Rede Globo, na rua Pacheco Leão. Mais um local no Rio que me foi indicado por um não carioca, no caso o amigo do Viver Para Comer, que já até postou sobre Cervejas aqui mesmo, Alexandre Moreira.


Realmente nunca escrevi sobre pão ou padarias. Mas a verdade é que há diversas padarias de alto nível atualmente no Rio. Entre elas, La Bicyclette, é claro! E o fato de não ter escrito nada sobre pão é talvez um dos maiores pecados deste blog. Eu costumo falar que se só pudesse existir um alimento na terra, eu rezaria aos deuses para que mantivessem a existência do pão... Em segundo lugar o queijo... Mas, sobretudo, eu sou apaixonado por pães e, em particular, pelos baguetes de casca mais dura.

Aliás, uma coisa que eu gostaria de saber fazer é pão... Ao menos os pães que eu gosto de comer. De todas as profissões existentes no planeta, a que me parece ser uma das mais poéticas é "padeiro-panificador" de uma cidade pequena: produzir uma massa, com todo o capricho necessário em cima de um tabuleiro, bem cedo pela manhã, que será consumida por toda a cidade em alguns minutos... Diariamente...

É... Mesmo com toda a poesia, é uma profissão de muita responsabilidade! Uma fornada ruim levou a população inteira, de um pequeno vilarejo, literalmente a loucura no interior da França após a 2ª guerra mundial. Supeita-se de fungos alucinógenos na farinha.

Bom, de modo a redimir o meu pecado de forma indiscutível, ao conhecer o La Bicyclette, que além de padaria é também um café, não tive dúvida de qual "pão-padaria" tinha que escrever. Adicionalmente ao meu post, em breve lançarei uma enquete sobre o melhor pão do Rio de Janeiro.

La Byciclette, pelo que eu me informei, é uma padaria que funciona há pouco tempo no Jardim Botânico, mas há muito tempo de modo informal... Isto é explicado pelo fato dos donos, o francês Henri Forcellino e sua esposa brasileira Ana Paula Gentil, já venderem pães há tempo e entrgá-los através de uma bicicleta - daí o nome La Bicyclette.

A loja é muito bonita e muito bem decorada, com madeiras claras que dão um ar aconchegante de casa de campo. Há um garçom que fala francês e que atende as mesas preparadas para lanches, cafés e guloseimas.

Pedi 3 tipos de pães: baguete, croissants et uma ciabatta. Todos os pães são maravilhosos. No entanto se você gosta de baguete com a casca mais dura, assim como eu, não deixe de experimentá-lo. Vale comentar que o Alexandre, quem me indicou La Bicyclette, recomenda muito o brioche da casa.

O mais interessante é que eles fazem entregas - de bicicleta, é claro!

Taí uma dica que eu não conhceia, mas que é excelente!

Desejo um Feliz Natal a todos e que o Papai Noel traga muitas coisas gosotosas!

Beijos e Abraços,

Twitter
@viverparacomer


La Bicyclette
Rua Pacheco Leão, 320 Loja D - Jardim Botânico.
Tel.: (21) 3256-9052 ou (21) 9531-5010.

3 comentários:

Gustavo disse...

Valeu, Henricao!

Próxima visita minha ao Rio irei lá conferir!
Bacana seu blog, cara!

Falando de paes, gosto muito do talho capixaba no Leblon! Baguettes comparáveis as de Biarritz e St Jan de Luz!

Abraco,
Gustavo Barata

Cristiana Beltrão disse...

Eu adoro a La Bicyclette!

Henrique Cesar Tupper disse...

La Bicyclette é uma das melhores. Sem dúvida. Mas gosto muito também de alguns pães da escola do Pão, que é pertinho da La Bicyclette... Ah os pães do Garcia e Rodrigues tb são ótimos.

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!