sábado, 14 de maio de 2011

CT Boucherie - É mesmo um CT?

Amigos e amigas,

nesse último sábado, no dia do Chef - nem sabia o que tinha isso -, fui almoçar no CT Boucherie. Mais um empreendimento do super Chef Claude Troisgros.

Muito parecido com a decoração do CT Brasserie (a casa dele de São Conrado), o CT Boucherie não deixa de ser um bistrô. A principal diferença entre os CTs é que o CT Boucherie está localizado na Dias Ferreira, no Leblon - a rua dos celebrados restaurantes do RJ.


Realmente, a comida vai bem obrigado: o restaurante é a "churrascaria" do Claude. Comi um Prime Rib, uma verdadeira bisteca especial (extraída entre a 9ª e a 11ª vértebra). Bem suculenta, um tanto gordurosa, mas, acima de tudo, espetacular. Para acompanhá-la, uma taça de vinho tinto Alfredo Roca Malbec - na minha opinião, bonzinho.

Okay, a comida era de se esperar! Mas um restaurante não se faz apenas da comida. Opa! Peço perdão... 97% das vezes, eu avalio a comida. Mas no caso do CT Boucherie, pelos preços cobrados, a análise tem que ser mais ampla.

Quais são os "problemas" que me fazem avaliar mal, e garantir que não pretendo voltar lá tão cedo?

Primeiro, que talvez seja o problema principal da maioria dos restaurantes do RJ, é em relação ao atendimento. Me pareceu que todos os funcionários estavam passando por algum problema pessoal: da hostess até o rapaz que servia o café no fim. O mau humor e a desatenção com os pedidos me pareceram demasiadas. Não sei se isso deve-se ao fato do restaurante estar cheio... Bom, de qualquer forma, não se justifica.

Um segundo problema, que aí não tem nada a ver com a gestão do restaurante, mas, de qualquer forma, nos atinge, é o fato de ele estar muito cheio e ser muito pequeno. Depois de ter que esperar um tanto em pé, não poder nem bebericar uma água enquanto esperávamos, somos acomodados em mesas pequenas e apertadas. Aliás, vale comentar sobre a impossibilidade de beber água enquanto esperávamos: segundo a hostess, a prefeitura proíbe servir qualquer coisa pro cliente na calçada. Justificativa curiosa pois na frente do CT Boucherie há tantos bares, com diversas pessoas bebendo cerveja em pé, que não dá para entender...

Falando em bares, terceiro problema: uma barulheira frontal desconcertante. São dois bares a 10 metros de distância de uma confusão sem fim, a mil decibéis. Se eu quiser comer em um lugar barulhento, eu prefiro tomar um chopp no Jobi, ou no Braseiro da Gávea. Agora, há de se esperar um pouco mais de um empreendimento CT, não é?

Quarto equívoco: o restaurante só serve carnes (há salmão também). Okay, é a proposta... Afinal, é uma boucherie, não é mesmo? O problema é que, ao pedir uma carne, você necessariamente precisa levar o pacote "rodízio" de guarnição. Diga-se de passagem, ótimas guarnições: arroz maluco, vagem com amêndoas, legumes, ratatouille, penne, purê de batata baroa e de maçã, tomate recheado... Todos ótimos (opa, à exceção do excessivamente adocicado ratatouille... era anis estrelado ou canela?). O problema é que nos foi explicado que o rodízio é obrigatório. A Carol, por exemplo, queria apenas batata frita com a carne dela, mas não foi possível... Me pareceu um tanto quanto pretensioso você ter que pagar (diga-se de passagem, caro) para ter que levar algo que você não quer.

E quinto e último: depois de muita luta com os garçons, vir uma conta não com 10%, mas com 12% é realmente irritante. Afinal, a lei diz que 10% é obrigatório ou opcional? Por que que as notas já são emitidas com acréscimo de 10%? Não deveria haver fiscalização e punição de todos os restaurantes que já imputam o serviço na conta, criando constrangimento na hora de se optar em pagar ou não? E 12%? Bom...

Novamente reafirmo que a comida é excelente... Na mesa ao lado da nossa, estava a premiada Chef Roberta Sudbrack, que mais tarde, ainda no sabádo, postou maravilhas da comida em seu twitter. Acho que os problemas começam quando você cria expectativas, afinal se trata de um CT e que cobra também por ser um CT. E pelo preço, é melhor ir ao outro CT (Brasserie) que é mais amplo, possui um cardápio mais variado, é mais confortável e silencioso. Sem dúvida nenhuma, melhor custo benefício.

Twitter
@viverparacomer


CT Boucherie

Rua Dias Ferreira 636 - Leblon.
Tel.: (21) 2529-2329

3 comentários:

Laura disse...

Já li outras críticas negativas sobre o CT Boucherie tb... Nem faço questão de ir... Tenho certeza que os churrascos na casa do meu pai são melhores!!! :)
Bjos!

Rodrigo disse...

Estive ontem, dia 22 de fevereiro, no CT Boucherie. A escolha foi minha, levando em consideração a fama do chefe.
Quanta decepção!
Para abrir o apetite, pedi uma capiroska de lichia. Se me dissessem que havia álccol de cozinha no copo, era capaz de acreditar. Forte demais e sem açúcar...Péssimo!
Percebendo que o destilado não era o forte do lugar, resolvi me arriscar com uma cerveja; pena que esqueceram que não estamos no inverno francês. No Rio se bebe cerveja gelada!
Finalmente, o prato principal. Pedi uma costeleta de cordeiro com molho bordelaise. O prato estava bom. Nada além disso e muito aquém do valor que cobram pela comida. Até porque, se não fossem os acompanhamentos, sairia morrendo de fome do lugar. Aqui pra nós, niguém paga R$ 75,00, aproximadamente, num prato individual de carne pensando em comer farofa, chuchu, batata frita etc., mas para comer CARNE!!! Tirando os ossos das costeletas, talvez o prato fosse suficiente para minha sobrinha de 5 anos que também estava no restaurante.
Por fim, a conta, com os 12% (DOZE POR CENTO) do garçom.
Numa quarta-feira de cinzas, esqueceram que o carnaval já havia acabado e pensaram que eu estava fantasiado de palhaço.

Henrique disse...

Oi Rodrigo, a minha primeira vez lá foi realmente péssima. Fui depois e gostei, mas concordo com todos os seus argumentos.
No entanto, imagino que quarta feira de cinzas, apos esse carnaval no RJ, deve piorar o atendimento em diversos restaurantes. Nao deveria ser assim, né? Ainda mais em um restaurante do CT.
De qualquer forma a sua critica a carne (qualidade/quantidade) e custo benefício, mesmo com um atendimento melhor, imagino, não vai melhorar. Infelizmente...

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Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!