domingo, 15 de maio de 2011

San Diego

Amigos e amigas,

chegamos ao fim da epopéia do Viver Para Comer internacional. Última parada: San Diego - a mais calorenta das cidades praianas da Califórnia.

Não conhecia San Diego e fiquei muito impressionado com a cidade. Na verdade, a única coisa que eu não gostei muito é que para se chegar de um "bairro" a outro era necessário pegar alguma highway. Em outras palavras, é necessário ter carro pra tudo.

Mas, tendo um carro, não há problema. Recomendo visitar o Zoo de San Diego. É como um parque dentro do parque (Balboa Park). Muito legal, bem conservado, em nada se parece com o nosso zoológico aqui do rio. Tem fama de ser o melhor Zoo do mundo. Eu discordo: na minha opinião, o Taronga Zoo, na baía de Sydney, é mais agradável!

Há diversas atrações e cidades/condados obrigatórios de visitar. Entre as cidades/condados que não pode deixar de ir estão Del Mar, muito bonita e bem agradável; Coronado, a "Niterói" de San Diego, tem um ótimo pier para asssistir um pôr-do-sol.



Gaslamp Quartier possui ótimos restaurantes. Outro passeio imperdível é ver as casas maravilhosas em La Jolla, na direção de Pacific Beach -se tiver com o tempo mais quentinho, vale fazer esse passeio de bicicleta beirando o mar pela ciclovia.

Se quiser continuar na e ver a cultura do surf (e até meio hippie), ao sul de Pacific Beach, há a comunidade/bairro de Ocean Beach. É justamente lá que fica localizada a hamburgueria Hodad's, que, segundo eles, produzem o melhor hambúrguer de todo o mundo. Não tivemos a oportunidade de prová-lo, mas verificamos que é super cheio de surfistas e teenagers.


Ah, não deixe de visitar o Mount Soledad, no topo de La Jolla. Há uma vista maravilhosa de toda a região... Ah, não deixe de visistar também Old Town - casas no estilo velho México são preservadas, juntamente com diversas atrações e restaurantes. Viu... É tanta coisa que se pode fazer em San Diego que, com certeza, não consegui cumprir todas as obrigações de um viajante convicto!



Let's cut the blablabla... Me concentrarei em 5 restaurantes:

1) Trattoria La Bocca

O Garçon brasileiro muito simpático nos atendeu na casa. Nos sugeriu duas entradas: uns pãezinhos recheados de um queijo tipo mussarela ("cheese bread") e a minha predileta, lulas fritas ("calamari"). A minha única crítica em relação as lulas é que elas estavam um pouco gordurosas demais. Mas, sem dúvida, estavam gostosas.

Como principal, pedimos o prato do dia, ravioli de queijo com molho de tomate, e um linguini com vongôles e molho branco. O molho vermelho do ravioli estava bem pesado - como a maioria dos molhos de tomate servidos pelos restaurantes nos USA. No entanto, o linguini estava divino.

Como sobremesa, um bolinho quente de chocolate bem gostosinho. Ah, no final, o próprio garçom nos preparou um cafezinho, pra brasileiro nenhum botar defeito, e ficou conversando conosco sobre pontos turísticos, a vida em San Diego, como seria o Mardi Gras no dia seguinte em Gaslamp, política internacional, custo dos imóveis no Brasil e em San Diego... Foi uma boa resenha.

2) Geoges at The Cove


O George at The Cove é um complexo gastronômico que possui três ambientes distintos. Fomos no Ocean Terrace, diga-se de passagem, em uma noite bem fria. Mas o legal é que eles oferecem cobertores para as moças mais friorentas... tal gentileza afasta qualquer desconforto que uma noite fria pode trazer.

Esse restaurante foi indicação do meu professor de inglês, Hank Owens. Tomamos drinks bacanas e, como prato, pedimos um peixe acompanhado de nhoque, cogumelos e vegetais e o "special of the day", um short ribs (costela) que desmanchava na boca.

O short ribs ainda veio acompanhado de legums e de um purê de batata que davam um ótimo equilíbrio para o prato. Sem dúvida foi o melhor restaurante em que tivemos oportunidade de visitar em San Diego.

3) JRDN


O JRDN na verdade significa Jordan Restaurant. Ele faz parte do trendy Tower23 Hotel - hotel super estiloso, de frente para a praia em PB (Pacific Beach).

Fomos até esse restaurante após um passeio no Crystal Pier, que é na verdade um hotel. Mas é aberto, durante os dias, ao público

O ambiente é bem bacana, com uma linda vista do calçadão. Pedimos lula de entrada, que estava bem leve e crocante - comme il faut!

Posteriormente, a Carol foi no tradicional hambúrguer - acompanhado com batatas fritas deliciosas, que podiam vir com um molho de trufas (so yummy!).

Eu escolhi um atum (ahi) bem gostoso - levemente tostado nas bordas e por dentro totalmente mal passado. Isso há alguns anos atrás seria considerado cru e acusariam o chef de ser desleixado. De 8 anos pra cá, é a nova tendência! Aliás, é engraçado ver o programa Top Chef quando tem juris mais idosos... Eles sempre criticam os pratos dizendo que está muito mal passado, enquanto os juris mais novos acham que está no ponto.


O atum ainda veio acompanhado de vieiras grelhadas e um panachê de legumes e shitakes. Ainda vieram excelentes batatas coradas.

4) Spice & Rice Thai Kitchen


Já tínhamos lido sobre a efervescência dos restaurantes asiáticos em San Diego, mais precisamente em La Jolla. Não acreditava que ia conseguir explorá-los, pelo pouco tempo que ficaria na cidade, mas acabou que decidimos (aos 45min do segundo tempo) ir jantar num tailandês perto do nosso hotel numa das últimas noites por lá.

A indicação veio da moça da recepção e, quando chegamos ao restaurante, já estavam prestes a fechar, mas ainda conseguimos comer. Pedimos o "clássico" Pad Thai, bem gostoso, e um pato, que deixou um pouco a desejar. O restaurante pareceu bem familiar e a comida, saborosa.

Vale a visita num horário mais apropriado (não podemos esquecer que os americanos jantam cedo, ao contrário de nós, que podemos tranquilamente chegar num restaurante às 22:30h!).

5) Piatti Ristorante & Bar - La Jolla

Indicação de um associado da comunidade gastronômica que participo. Além desse restaurante, nos foi recomendado bebericar uns drinques no Ocean View Terrace, do imponente hotel La Valencia.



Fomos ao hotel primeiro (o pôr-do-sol vale cada segundo lá, apesar do frio), onde degustamos uma bruschetta meio excêntrica junto com os drinks. A bruschetta era gostosa, mas não muito convencional, pois havia uvas e outros ingredientes diferentes.



Mais tarde, fomos ao italiano Piatti, que fica numa rua muito bonitinha, com outros restaurantes ao lado. O clima era de um local de bairro ao mesmo tempo familiar e da moda - se pensarmos no Rio, poderia ser algo parecido com o clima de alguns locais do Leblon. Até por ser um dia de feriado (carnaval, "Mardi Gras"), o Piatti estava cheio de grupos de amigos, algumas famílias, alguns casais, havia também um público gay...

Sobre a comida, não era lá essas coisas... pedimos os clássicos da cozinha italiana: lasanha e ravioli, contudo, o que complicou foi o molho vermelho extremamente picante, que os americanos cismam de fazer! A sobremesa também foi decepcionante: uma torta mousse de chocolate muito pesada, que não conseguimos comer até o final. Apesar de a comida não ter sido das melhores, o ambiente e a localização do Piatti são privilegiadas: vale a visita!

Gostei bastante de todos os momentos de minha estadia em San Diego. E garanto que não conheci nem a metade das possibilidades desta cidade. Mas San Diego ficou pra trás, assim como a "fase" internacional do Viver Para Comer. Mas em breve teremos novidades - se Deus quiser, é claro!

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!