quarta-feira, 25 de maio de 2011

DiverXo

Amigos e amigas,

Estou emocionado.

Ontem, antes de irmos ao DiverXo, conhecemos uma francesa, que mora em Madri, e nos disse o seguinte: "moro em um lugar que se come mal (se referia a Madri), mas optei por comer bem!"

Bom, não sei o que ela quis dizer com isso, pois, entre as negativas e as boas surpresas gastronômicas, estou vendo aqui na Espanha muito mais coisas boas do que ruim. E talvez realmente seja aqui a capital da cozinha inventiva, inovativa, criativa ou qualquer que seja o nome que você queira denominar... E não importa qual seja a linha gastronômica que você siga - de associação de ingredientes ou de oposição -, a comida aqui tem um diferencial! Desculpem-me Roberta Sudbrack, que defende a comida da avó, e Anthony Bourdain - se bem que ele vem reconhecendo e admirando abertamente Ferran Adriá -, mas há valor e gosto nas invencionices espanholas. Não é à toa que Alain Ducasse - um dos papas da gastronomia francesa - recentemente declarou que abrir restaurante na Espanha é impensável. Há muita competição na Espanha, segundo ele.

Como cheguei ao DiverXo? Dica da Cristiana, do blog Viaje Com o Bazzar. Também indicado no Michelin, o DiverXo fica relativamente próximo do centro financeiro de Madri.

As tendências asiáticas são a grande temática do restaurante, considerando os ingredientes e elementos espanhóis. Vale ler um pouco mais sobre o Chef no blog Viaje Com o Bazzar.

Pedi o menor menu, o menu Expresso, com cerca de 7 pratos... O menu do meio possui 9 pratos e o menu DiverXo possui 11 pratos - em todos menus, dois pratos são de sobremesa. O ponto ruim é que o DiverXo anuncia em seu cardápio que fotos dos pratos estão proibidas - segundo eles, o visual é um dos elementos que devem surpreender o comensal.

Como o menu deles não é fixo, ou seja, eles trocam rotineiramente os pratos de acordo com a estação, talvez nem valha a pena detalhar os pratos. Só vale dizer que é tudo muito gostoso - embora tudo seja muito diferente e inovador!

Tá bem... Vou falar dos "snacks" servidos: nos foi servido uma soja verde - uma espécie de pistache, servido dentro da própria "casca-pele", onde precisamos mergulhar em uma "salsa" picante... Depois veio o marisco... Ah, e o cochinillo (porquinho) servido em três etapas: pele, carne e mais carne! Tudo diferente, inclusive da tradicional comida espanhola diária.

Bom, se você gosta de aventuras gastronômicas, o DiverXo é uma possibilidade! Mas há um preço a se pagar por toda esta (perdão pelo plágio Viaje com Bazzar) DiverXidade!

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!