quarta-feira, 25 de maio de 2011

Toledo e Mercado San Miguel

Amigos e amigas,

hoje fomos visitar a cidade de Toledo, a cerca de 45 minutos de carro de Madri. Ao sul de Madri. Como toda cidade histórica medieval, muito interessante. Com a diferença de possuir traços claros da arquitetura moura, ou árabe, que dominaram a península ibérica por cerca de 800 anos.



No entanto, conseguimos ir a um restaurante muito ruim, ouso dizer que é o pior que poderíamos ter conhecido. Parte desta escolha se deve às minhas companheiras de viagem que insistiram em ir em um restaurante de massas - Deus sabe lá porque resolvem ir a um restaurante de massas em Toledo, cidade repleta de restaurante "pega-turista". Chegamos na praça principal, Plaza Zocodover, e achamos, colado ao Mc Donald`s, o Mazapan El Foro Café y Bar: pizza queimada, lasanha horrorosa. Verdade é que havia alguns pedidos de paella até que bonitos, mas duvido que fossem bons. Por favor, anotem aí para nunca pararem neste engodo: Mazapan El Foro! O mais interessante é que o restaurante estava cheio de brasileiros! Aliás, Toledo estava totalmente invadida por brasileiros.

Na volta, tivemos a oportunidade de conhecer a Puerta del Sol - o marco zero de Madri e da Espanha, e onde todas as estradas acabam se encontrando por aqui. Está tendo uma manifestação pacífica na Puerta del Sol, há uma semana, contra o sistema, devido à crise econômica que assola a Espanha e a outros países da Europa. Era possível ver diversas barracas de campings e multidões diante de diversas ruas. Ninguém com cara de que ia sair tão cedo dalí... Aliás, ontem ocorreram as eleições municipais e regionais por toda a Espanha, com derrota histórica do partido do primeiro ministro, José Luis Zapatero. Escutei ele dizendo: "Perdemos nas urnas e assumimos a derrota. E esta ocorreu devido à crise!"

Vamos falar agora de coisa boa: do lado do marco zero está o Mercado San Miguel. Fiquei doido!

Muito organizado, muito limpo e bonito... Vendem-se queijos, jamóns ibéricos (Pata Negra), ostras, peixes, pães, vinhos, doces (achei até um brigadeirão), frutas, tudo de bom. Não aguentei e acabei comprando 100 gramas de Jamón Ibérico de Bellota "Reserva". Pedi também um queijo típico da Espanha: Manchego! Comprei dois tipos de pães... Embrulhei tudo, trouxe pro hotel e, no momento que escrevo, estou aproveitando o meu segundo bocadillo (sanduíche). O queijo é muito bom, mas o presunto é demais. Verdade que ele é gorduroso e salgado, mas é uma delícia! Pra controlar o colesterol, precisamos fazer um esforço maior e beber ao menos uma tacinha de vinho, né?


Pois é... Em relação ao jamón ibérico de bellota, descobri hoje, conversando com um madrileño, que os jamóns ibéricos, ou pata negra, podem ser denominados como de bellota (uma fruta de uma árvore), se o cerdo (o porco) se alimentar delas (bellotas) durante toda a sua vida. Esta especificação melhora a qualidade da perna que fornece o jamón e consequentemente eleva o seu preço. Assim, além de se escolher um jamón ibérico (pata negra), é possível escolher diversas qualidades de patas negras. Um pata negra por aqui também não é barato, mas não se compara com os preços estratosféricos alcançados pelos vendidos no Brasil... Pelo que eu vi, 100 gramas de pata negra varia de 8 a 18 euros.

Ah, uma última coisa: se quiser um bom jamón, esqueça o Museo del Jamón. Uma motorista 'mulher' de táxi me disse de modo categórico: "Jamón bom não se encontra no Museo del Jamón... Vá ao Mercado San Miguel ou a qualquer outro mercado..." Dica dada, dica repassada!


Acho que ficarei um grande especialista em Jamóns! Com prazer! ;-)


Vale comentar que todas as fotos deste post foram tiradas no mercado San Miguel (a primeira, lá no alto, é do stand de queijos).

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!