domingo, 22 de maio de 2011

El Chaflan

Amigos e amigas,

após um belo passeio no museu da Reina Sofia, onde pudemos ver a Guernica, de Pablo Picasso, e descansar em um jardim bem charmoso dentro do próprio museu, fomos almoçar em El Chaflan. Para isso, cruzamos em direção norte de Madri: cerca de 15 minutos de carro de Salamanca.

O restaurante está ao lado de um bar e de um hotel. Embora se tenha acesso ao restaurante pela entrada do hotel, há uma entrada independente.

O retsuarante é bem bonito e há um teto de vidro bem no meio do salão, de modo que permite iluminá-lo, por completo, com luz natural - na minha opinião, muito mais aconchegante.

A comida surpreendeu positivamente.

Primeiro o risoto de hongos - risoto de funghi. Muito gostoso e acho que, para quem não gosta de carnes, era a melhor pedida. Depois a Chuleta de ternera branca de Ávila: um grande steak de vitela. Bem saboroso.

Vale ressaltar que aqui na Espanha não há preocupação com vinho... Todos os vinhos são baratos - no máximo 7 reais a taça. Em alguns restaurantes, quase o mesmo preço do que uma garrafinha de coca cola de 200 ml. Aliás, vício que estou cada vez mais longe: deposi que li, recentemente, que coca cola é o segundo pior alimento da terra, perdendo só para o coca cola zero, decidi de vez por todas cortar tal bebida. Agora, só água, sucos, cerveja e, em dias especiais, vinho.

Mas, já cheguei a um ponto de equilíbrio em relação ao vinho: no máximo uma taça por refeição... Mais que isso, fica pesado.

Tive a oportunidade de beber no El Chaflan um vinho tinto de Rioja, mas por problema de memória, não lembro o nome.

O destaque do EL Chaflan foram Los Postres: Brownie com sorvete de baunilha e Tiramisú - em uma versão toda redesenhada, com espumas em cima do "bolinho", uma calda licorosa e um bola cremosa de mascarpone com chocolate, causou frisson na mesa! Minha mãe chegou a comentar que foi o tiramisú mais gostoso que ela já havia comido.

Finalizei toda essa orgia com um vinho licoroso Alvear Pedro Ximenez de Añada - sugestão do nosso, extremamente simpático, garçom. Não sou um grande conhecedor de vinhos de sobremesa, mas posso dizer que foi uma excelente pedida.

Bom, gostei muito do El Chaflan e recomendo.

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer

Um comentário:

Cristiana Beltrão disse...

quantas saudades da Espanha! Aproveite!

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!