segunda-feira, 24 de maio de 2010

Julie & Julia

Amigos e amigas,

acabei de assistir ao filme Julie & Julia, da diretora Nora Ephron. Não resisti e resolvi escrever um pouco sobre este filme gastronômico.

Nora Ephron é uma escritora e diretora/roteirista clássica de filmes novaiorquinos como Mensagem Para Você, Harry e Sally, A Feiticeira, Sintonia de Amor e outras coisas. Talvez ela tenha se especializado em filmes leves, femininos...

Em Julie & Julia, Nora repetiu a fórmula - uma estória água com açúcar (açúcar francês), uma grande estrela (no caso, Meryl Streep) e temperado com algumas cenas cômicas. A diferença é que este filme é baseado, não em apenas uma, mas em duas histórias reais.

Julia Child é uma norteamericana, dona de casa, que vai morar na França em 1949. Julie Powell é uma norteamericana que está insatisfeita com o seu trabalho em NY.

Julia decide aprender a cozinhar, na França da década de 1950, se apaixona pela gastronomia e escreve uma bíblia sobre a cozinha francesa - este passa a ser o livro de culinária mais importante das donas de casa dos EUA.

Julie, moradora do Queens em NY, resolve em 2002 se ocupar com um blog de comida, o Julie/Julia Project, onde ela tem a missão de registrar as experiências ao realizar as mais de 500 receitas que Julia havia escrito na França.

O melhor do filme foi mostrar descoberta da atividade que mais dava prazer as duas personagens principais - a gastronomia - intercalando a França 1950 com a NY de 2002. E, realmente a diretora teve qualidade pra equilibrar estas duas histórias pois, se a gastronomia hoje é um assunto baladado, Julia Child foi uma pioneira a enfrentar as críticas e preconceitos de seguir as aulas no lendário Le Cordon Bleu.

Meryl Streep, que interpreta a Julia Child, está impressionante. Ela conseguiu incorporar o mito - inclusive a voz de taquara rachada que Julia possuía. (Veja na foto abaixo, as similaridades entre Meryl Streep e a verdadeira Julia Child)


Quem quiser tirar a prova desta voz de desenho animado é possível ver em alguns dos episódios em The French Chef, que está no YouTube, a Julia Child real em ação. Deixo o link do episódio The Omellete Show - aliás ótima receita.

De qualquer forma, não deixe de ver Julie & Julia. Se você não descobrir uma nova paixão, vai ao menos sair com vontade de ir à um bom restaurante!

Ao final, se quiser comer um Boeuf Bourguignon - prato super comentado no filme - e estiver com vontade e disposição de fazê-lo, que tal seguir a receita disponibilizada no Viver Para Comer, em novembro de 2008. Basta acessar o link Boeuf Bourguignon.

Voilà et Bon Appétit!

Beijos e abraços,


Twitter
@viverparacomer

Um comentário:

Carol disse...

Muito bom o post!
Sou suspeita pra falar, pois adoro os filmes da Nora Ephron, adoro a França, adoro Nova York e adoro culinária (principalmente, a francesa)!!!
O bouef bourgnion (é assim?) do Henrique é o melhor que eu já comi! Acho que, ainda que seja um prato feito com "restos", defendo que deve ser feito com carne de boa qualidade! rs

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!