quinta-feira, 9 de junho de 2011

Botín - O Restaurante Mais Antigo do Mundo

Amigos e amigas,

antes de continuar a minha jornada pela Espanha, preciso escrever sobre o restaurante Botín.
Reunimos a família e fomos todos lá... O Botín se auto intitula o restaurate mais antigo do mundo - segundo eles, a data de fundação é de 1725, século XVIII. Ele tá inclusive no guiness.

Quando chegamos lá, um grupo de turistas ingleses passava de frente a ele e a guia dizia que o rei Juan Carlos, eventualmente, ia no Botín e que o Goya já trabalhou lavando prato lá.


Fomos conduzidos ao subsolo do Botín, que mais parecia uma cave.

Pedimos de entrada uma croqueta de jamón e morcilla de burgos - uma linguiça de sangue com arroz. Não é todo mundo que gosta! rs

Bebemos um vinho da casa, um Crianza da região de Rioja - Viña Salceda. Excelente preço, excelente vinho. No Brasil, essa garrafa custaria uns 50 reais... E ainda querem que o brasileiro beba vinho!!

Bom, como a especialidade da casa são os assados, pedimos um cochinillo - segundo a propaganda da casa, cerca de 4 carregamentos semanais, diretamente da Segóvia, chegam por lá. Segóvia é o principal reduto dos porquinhos com até 21 dias, que são abatidos para serem degustados.

A carne era bem tenra e a pele, bem gordurosa. Sem dúvida nenhuma, um prato pesado, mas comemos com gosto. Veio acompanhado de apenas uma batatinha cozida.

Outro clássico da casa é o cordeiro assado. Mas este não pudemos provar.

Mas fica o aviso: o peixe é horroroso. Minha mãe, querendo evitar um prato mais pesado, pediu um linguado. Após o prato chegar, ela disse que não ia comer. Provei e vi que realmente o prato estava péssimo. Talvez pelo fato de que a especialidade da casa sejam os assados...

O garçon, de modo gentil, perguntou se não havia gostado e que, caso não fosse comer, não seria necessário pagar... Depois pensei: talvez eles mesmos saibam que o peixe deles não é o "forte" da casa.

Após o almoço, pedimos um arroz doce - muito bem comentado - e uma torta San Marcos. A torta San Marcos é um grande clássico da Espanha. Achei bem interessante... Tem que ser provada.

Este foi o nosso último restaurante que tivemos oportunidade de ir em Madri. As malas já estão prontas para ir para Barcelona... O que encontrarei por lá, hein?

Beijos e abraços,


Twitter
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!