sábado, 27 de novembro de 2010

Jun Sakamoto

Amigos e amigas,

em uma recente viagem a São Paulo, tive a oportunidade de conhecer o badalado restaurante de comida japonesa, Jun Sakamoto.

O Chef Jun Sakamoto, após ter trabalhado em restaurantes em Nova York, abriu o seu restaurante e de forma rápida ganhou muita fama. A primeira vez que eu escutei falar sobre ele foi quando ele foi no programa da Ana Maria Braga dar uma aula para os Chefs de um concurso à la Big Brother... Lembro da pergunta de um dos participantes se podia congelar o peixe. "Pode. Mas depois não pode comer" respondeu de forma espirituosa o célebre Chef.

A fama do Jun Sakamoto não é de ser muito espirituoso - falam que ele beira o mau humor. Se é verdade, eu não sei, pois não o conheci. No entanto, fama maior lhe foi concedida pelo seu restaurante, que basicamente só funciona sob reservas.

Resolvemos ir lá devido à sugestão de dois amigos, Fernanda e Duda, que não se conhecem, mas que conhecem ótimos restaurantes em São Paulo. E fomos de improviso, sem reservar, num sábado (descobrimos "in loco" que é o dia em que o Chef não está presente no restaurante). No entanto, compartilhamos o menu idealizado por ele.

Caso o leitor queira conhecer o "corte" do próprio Sakamoto é necessário reservar um banco no sushibar, onde só há 8 lugares disponíveis, nos horários núcleos (se não me engano, os horários bases são 19h e 21h... Verifiquem com o restaurante!).

Posso garantir que o menu preparado pelo Sous-chef é excelente - o que mostra toda a qualidade da casa.

Bom, pedimos um sakê no câlice para acompanhar o nosso jantar - um sakê do tipo karakuchi, que, como nos foi explicado, significa "boca seca".

De entrada nos foi servido Hiyashi Somen - um macarrão super fininho e gelado sobre um molho tipicamente japonês, onde o temperamos adicionando gengibre ralado. Não conhecia esse macarrãozinho japonês, de modo que pra mim foi uma entrada supreendente.

O menu do Sakamoto consiste basicamente de sushis - tradicionais e especiais...

Inicia-se a degustação com diversos sushis tradicionais - salmão, atum, robalo, pargo etc. Embora os sushis fossem de diversos peixes tradicionais, posso garantir que o gosto era muito especial. Isso devido aos temperos usados (shishô e shoyu sob medida). O atum, por exemplo, vinha temperado com foie gras. Cada um vinha temperado com algo especial. Em alguns sushis, o garçon recomendava não usar o molho shoyu, por ja ter sido temperado antecipadamente.

Após essa primeira leva de sushis veio a segunda leva com sushis feitos com ingrendientes diferenciados, como água viva, mexilhão, a deliciosa vieira com flor de sal, trufas e limão e a interessante lula com sal do hawaii.

A terceira leva veio acompanhado dos peixes cavalinha, serra e o uni (ouriço do mar) - se não conhece, pode se assustar com o seu aspecto, mas tem que provar! A quarta e última leva veio com enrolados de barbatana de tubarão - que não lembra em nada com barbatana - e de shirau, um conjunto peixinhos japonêses, quase transparentes. Além destes enrolados, ainda veio nesta quarta leva uma enguia grelhada - nunca havia provado e a achei bem consistente, ainda que um pouco adocicado pelo tempero (tarê).

Após todos estes suhis, veio o melhor: um tartare de atum sobre um leito de foie gras "gelatinoso". Combinação bem saborosa.

Por último veio um consomê de ostras - de todos os pratos, foi o que menos gostei. Ostra pra mim tem que ser "in natura".

A finalização do menu, na minha opinião, foi perfeita: sorvete de maçã verde com gelatina de sakê. Fantástico. O frescor e a citricidade deste sorvete é o "gran finale" dessa orgia gastronômica.

Bom, para quem gosta de comida japonesa ou quer aprender um pouco mais sobre esta culinária, acredito que valha a pena conhecer o Jun Sakamoto. Pra mim, um carioca apaixonado por uma boa comida, só de conhecer esse restaurante já valeu a viagem à São Paulo. Mas prepara o bolso, pois boa comida japonesa é mais cara por essência e o Jun Sakamoto cobra bem pela sua qualidade.

Beijos e Abraços,

Twitter
@viverparacomer


Jun Sakamoto
Rua Lisboa, 55 - Pinheiros.
Tel.: (11) 3088-6019.

2 comentários:

Vinhos Bons e Baratos! disse...

Sem dúvida uma excelente pedida! Só vale lembrar... é caro até mandar parar...rs
Agora sabemos que caro é muito relativo!
Parabéns pelo blog!
Silas

Henrique Cesar Tupper disse...

Obrigado pelo comentário Silas,
mas vc tem razão. O Jun Sakamoto é caro em qualquer comparação.
Abs

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!