quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O império Otomano - Turquia

Por Tiago Prota

Segue a trilogia do Tiago Prota. Neste último episódio ele descreve alguns restaurantes que ele foi (ou tentou) em duas cidades da Turquia, à saber, Selçuk e Istambul. Com diversas fotos enviadas, foi difícil escolher quais fotos deveriam ser selecionadas para o post. Bom, espero que gostem e ao viajarem para Turquia lembrem das dicas do Tiago!


I. SELÇUK


I.1) Okumuslar Pide Salonu

“Seltchuk” é a pronúncia correta desta cidadezinha turca que fica bem perto de Êfesus, uma grande e bem conservada ruína romana que já foi um dos maiores entrepostos comerciais do império no oriente. Depois de um dia cheio de história pela visita as ruínas e ao museu de Êfesus, além da Catedral de São João, fomos caminhar na rua principal do centro, calçada e fechada para carros. Na caminhada, todo restaurante tem um caça turista, que tentava nos pescar mostrando o cardápio aberto com belas fotos da comida. Mas a gente resolveu andar mais, até que chegamos na frente de uma pizzaria cheia de locais. Não tivemos dúvida e entramos na Okumuslar Pide Salonu. Comemos uma autêntica pizza turca, que estava uma delícia. Além da pizza, pedimos um prato de cogumelos que chegou borbulhando, igualmente fabuloso. No final, como cortesia, o bom e velho chá de maçã... nem precisa dizer que voltamos no outro dia!



II. ISTAMBUL


Istambul é uma cidade realmente fascinante. Até hoje é o lugar mais pós-moderno que conheço, em que a modernidade ocidental convive com hábitos seculares muçulmanos. Os contrastes constantes fazem da cidade um lugar especial. E os restaurantes não deixam nada a desejar.

II.1) The House Cafe



Essa é uma cadeia de restaurantes que está presente em vários lugares na capital turca. Faz um estilo “cool”, com um cardápio enorme de petiscos, pratos, drinks e sobremesas. O the house mais legal é o de Orkatoy, um dos cartões postais da cidade, é cheio de barzinhos onde as pessoas vão no final da tarde pra jogar conversa fora e fumar narguilê... Fica ao lado de uma mesquita construída às margens do Estreito do Bósforo e quase abaixo de uma ponte metálica que liga a parte ocidental a oriental. O restaurante fica bem ali. Na entrada, já sentimos o ambiente meio sofisticado do retaurante, mas o legal mesmo é sentar em uma das mesas do lado de fora, pertinho do Bósforo.



O atendimento é muito bom e a comida idem. Pedimos um Smoothie diferente, de maracujá, banana e pêssego. De entrada, couscous com funghi, espinafre e cebola caramelizada. De prato principal, experimentamos um risoto ao limão siciliano com coração de alcachofra e camarões e um linguini de frango com cogumelo Porcinni. De sobremesa, um satsumi cheesecake, bem diferente. Tudo uma delícia.




II.2) Istambul 360°

Depois de andar o dia todo, decidimos ir ao 360°, que é bem famosinho. O lugar fica meio escondido, em uma das ruas mais movimentadas da cidade, mas que só passa pedestre e um bonde. Com dificuldade achamos o prédio e pegamos o elevador para o último andar. Não tínhamos reserva, mas como era cedo, imaginamos que poderíamos ser atendidos. Chegamos no restaurante e estava vazio, pois a “hora alegre”, quando o pessoal sai do trabalho, não tinha começado ainda e as mesas estavam todas reservadas. Perguntei se tinha algum problema se a gente se sentasse no bar, mas educadamente a hostess disse que até poderíamos, mas infelizmente eu não poderia ficar porque o restaurante tem um “dress code” e eu estava de bermuda... até pensei em descer e comprar uma cala, mas pedimos pra tirar umas fotos e descemos para repetir a dose no The House, que tinha outra unidade do lado do prédio... Fica a dica. Se quiser comer com uma vista fantástica da cidade, faça uma reserva, e não apareça de bermuda! Quanto a comida, não posso dizer, mas não pode ser ruim um lugar que esgota as reservas em uma plena terça-feira. Muito pelo contrário.


II.3) Alibaba

Depois de uma visita pela manhã a Aya Sofia e a Cisterna Yerebatan, caminhamos até a Mesquita Sulleymaniye, que estava em obras, fechada para visitação. Já estava na hora do almoço e saímos dos jardins da mesquita por uma rua de pedestres cheia de restaurantes. Tinha uns 5 restaurantes, mas só um estava cheio. Resolvemos que era ali que iríamos almoçar. O esquema do lugar é pedir porções. Como o inglês do garçom não ajudava muito, ele me levou até a cozinha para escolher o que iríamos comer. Escolhi um picadinho de berinjela com carne moída e molho de tomate, feijão branco apimentado e cordeiro com berinjela. O cordeiro não tava lá essas coisas, mas o picadinho de berinjela com o feijão estava divino!

Beijos e Abraços,


Twitter
@viverparacomer


I. SELÇUK

I.1) Okumuslar Pide Salonu
Sahabettin Dede Caddesi 2, Selçuk, Turkie


II. ISTAMBUL

II.1)The House Café
Salhane Sokak No: 1 Ortaköy İstanbul - Turkie

II.2) Istambul 360°
Istiklal Caddesi – Misir Apt. K:8 N:311
Beyoglu – Istambul - Turkie

II.3) Alibaba
Atrás da Mesquita Sulleymaniye
Istanbul - Turkie

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!