segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Uva Tempranillo

Bom, começarei a falar sobre a minha mínima experiência sobre vinhos. Não sou nem um amante inveterado, nem muito menos um connaisseur. Mas, sem dúvida nenhuma, sou um apreciador que acredita que uma boa refeição deve ser completada com um bom vinho.
E, ao longo das minhas experiências com a tão célebre bebida de Rimbaud, a uva em que eu mais me afeiçoei foi, sem dúvida nenhuma, com a uva Tempranillo.
De um modo geral, os experientes apreciadores de vinhos escolhem os vinhos produzidos na Bongonha, onde a uva típica é o Pinot Noir, ou os vinhos produzidos em Bordeaux, onde a receita de grande parte de seus vinhos são baseadas em uma mistura de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc - conhecida como a clássica receita bordolesa.
A minha escolha pela uva Tempranillo mostra a minha pouca ortodoxia com o consumo de vinho. Entretanto, vale lembrar que a uva Tempranillo é a mais importante uva espanhola.
São nas regiões de Rioja e, em sua vizinha, Navarra, na Espanha, em que ela é mais usada - em vinhos que utilizam 100% de uvas Tempranillo, como também em vinhos que a misturam com outras uvas (Garnacha, p.e.).
Para mim, o mais importante é que o vinho de uva Tempranillo é encorpado na medida certa para acompanhar pratos de paladares consistentes, como também pratos mais leves.
Bom, se você não conhece o vinho dessa uva é quer se encantar com a magia e o perfume de um bom Tempranillo, indico a compra do vinho espanhol, da região de Navarra, Oreades' 05 (Tempranillo), por cerca R$ 15,00 em alguns supermercados. Acredito que além de um ótimo custo-benefício, um ótimo vinho para se apreciar.
Essa é a minha contribuição por hoje e por último cito o que escutei recentemente: "para aprendermos sobre vinho, a melhor coisa que há é bebê-los."
Um abraço e um beijo.

Um comentário:

luiz disse...

Curto Malbec e Sangue de Boais

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!