domingo, 21 de setembro de 2008

Nam Thai

Por Lugui

A mistura de sabores doces e picantes da culinária tailandesa pode assustar os mais inexperientes. Mas vale a pena.


O restaurante é bem aconchegante, com uma decoração asiática típica. Entre uma ala e outra há uma daquelas cortinas de filmes vietnamitas. Existe também um bar no meio que serve drinks diferentes, que valem ser experimentados e começar, a partir daí, essa experiência thai. Destaque para o Kho Phi Phi (Vodka, Mandarina e suco de laranja).

Para quem está se iniciando nos mistérios dessa gastronomia, uma boa pedida é o menu degustação (R$ 44,00), com entrada, sopa, sorbet e prato principal. Ele começa com crocante de camarão ao alho e pimenta preta, segue com sopa de pato com anis e canela, sorbet de manga com gengibre e, como prato principal, camarão com cúrcuma (uma espécie de raiz) preparado no açúcar e leite de coco e cherne no vapor com gengibre e óleo de gergelim. Todos os pratos são acompanhados do perfumado arroz de jasmim. Na sobremesa, sangkaya fak thong, um creme de coco preparado no vapor e cozido dentro de uma abóbora japonesa, que depois é fatiada e servida com frutas cítricas e calda de caramelo (R$ 7,00).

Uma recomendação válida para quem não tolera muita pimenta: questionar sempre ao garçon quanto a ardência dos pratos. Lembro que o curry vermelho tem maior ardência que os demais curries (amarelo ou verde). No cardápio do Nam Thai existem indicações do nível de ardência ao lado do nome dos pratos.

Por ser relativamente pequeno, nos finais de semana pode ser difiícil arrumar uma mesa rapidamente à noite. Reduto de famosos e descolados, o Nam Thai é um tiro certo. Mas, cuidado se for o seu primeiro encontro: a(o) sua(seu) parceira(o) pode não ser tão aventureira(o) quanto você!

Bom apetite e boa sorte!


Rua Rainha Guilhermina, 95 B - Leblon, Rio de Janeiro (tel: 2259-2962)

Um comentário:

Unknown disse...

Tenho ido frequentemente em restaurantes tailandeses aqui na Australia, alguns ate com certificado de autenticidade que o governo tailandes da para restaurantes ao redor do mundo. Na minha opiniao o Nam Thai e excelente, os ingredientes utilizados sao otimos. Um otimo exemplo e o tradicional Pad Thai.

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!