sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Zuma, de Miami

Amigos e amigas,

De todos os 'trendies' restaurants que eu me lembro que já fui, sempre há alguma pegadinha: seja o garçom ou a hostess ser antipático (a); ou o tal restaurante ter a cultura do 'empurra' de pratos caros ou 'pega-turistas'; ou seja simplesmente o preço da conta não ser condizente com o que foi servido. No Brasil, lembro do Dalva & Dito com uma pitada de todas estas características mencionadas e, no exterior, há muitos, mas especificamente me lembro da minha experiência, que já descrevi por aqui, no Nobu de Miami.

O Nobu, pra mim, foi uma grande decepção, pois quando eu fui a NYC pela primeira vez me disseram que era um dos melhores de lá. E mais: eu cresci com a máxima de que os melhores restaurantes japoneses da terra se encontravam em NYC. 

Ouvi falar muito bem do Zuma há tempos atrás. Comprei o Zagat de Miami para fazer uma seleção: o Zuma era um dos melhores. Só perdia para o Naoe, recém inaugurado, localizado no Brickell Key.

Vale mencionar que o Zuma é um desses restaurantes da moda que possui filiais, não apenas em Miami, mas como também em Hong Kong, Dubai, Istanbul e em Londres. Inclusive, a Dri EveryWhere fez um post sobre o Zuma de Londres há um tempinho atrás.

O ambiente super "trendy" do Zuma.

Resolvemos ir ao Zuma com uma reserva com bastante antecipação feita por email, mas mesmo assim com uma pitada de, como posso dizer, esnobismo: "temos uma mesa para sua data requisitada, graças a uma desistência".

Chegamos com um ligeiro atraso, pois não encontrávamos o portão de entrada do hotel em que ele é localizado.  Mas isso não foi problema e fomos recebidos com extrema boa receptividade.

Logo fomos apresentados à nossa garçonete: super perfomática e simpática. Ela lembrava a Marie Antoniette de Kirsten Dunst.

Ela nos explicou que o Omakase da casa era um menu de degustação, que abarcava as três cozinhas que o restaurante possui. Existiam, se não me engano, quatro tipos de Omakases e escolhemos o segundo, depois do mais simples.

O set começou com um amuse bouche à base de espinafre (um creme), temperado com gergilim; seguiu com uns sashimis cheios de temperos e ovas, que tínhamos que enrolar para comer.

Logo depois veio uma pequena travessa que continha dois tartares: de atum e salmão. Na minha opinião muito bonita a apresentação, mas os tartares vinham tão processados, totalmente diferente de tartares picados na ponta da faca, que não gostei tanto. Serviram também umas torradas de arroz para acompanhar.

Em seguida, uma porção de sushi e sashimi: sushis de mackerel (cavala) e snapper (pargo); já os sashimis foram salmão, atum e o yellow fin tuna (albacora) - perdoem-me se as minhas traduções estão equivocadas. 

O pequeno combinado servido. 
Em destaque os dois sushis: mackerel e snapper.

Para segregar bem a parte quente das frias, foi servido um uma sopa de missô. 

Ah, quase me esqueci: nos foi servido também, não lembro se antes ou depois da sopa de missô, um Soft Shell Crab. Muito bom.

A partir daí a sequência foi sensacional:

Vieiras grelhadas, excelentes, servidas juntamente com aspargos grelhados, que eu adoro. Fechando o trio, black cod, o nosso bacalhau, de uma forma totalmente diferente: grelhado com um molho divino. Emocionante.

Quando achava que já havia acabado, nos foi servido o último prato: uma carne super macia, tenderloin ou o nosso filet mignon, com um molho ligeiramente agridoce. Achei por alguns momentos que era wagyu beef de tão macio e saboroso.

Pra fechar a noite, sabíamos antecipadamente que o Zuma possuía ótimas sobremesas e nos foi servido um petit gâteau de chocolate e uma Key Lime Pie de chorar. Acompanhavam um sorbet de goiaba e um outro de tangerina.

Sem dúvida, o Zuma é um restaurante de moda, pra ver todo o agito de downtown Miami. Mas a comida, ao menos para mim, superou as expectativas e valeu a pena. Mil vezes mais que a minha antiga experiência no Nobu.

Beijos e abraços,


Twitter/Instagram
@viverparacomer


Zuma
270 Biscayne Boulevard Way - Miami Downtown
Tel.:  +1 305 577 0277

Um comentário:

Raphinadas disse...

Gostei muito da sua dica. Também tenho a mesma sensação que você em alguns restaurantes.

Queria só te avisar (porque gosto muito quando fazem comigo também) para você trocar a palavra "aspargus" por "aspargos" no post http://viverparacomer.blogspot.com.br/2013/02/zuma.html (não precisa mostrar essa mensagem)
Abraços.

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!