segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Arturito

Amigos e amigas,

verdade seja dita, estou escrevendo mais sobre restaurantes de São Paulo do que do Rio. Aliás, tenho inclusive escrito mais em SP do que no RJ também. No entanto, reafirmo que esse blog é carioca! Mas, circunstâncias da vida me levaram a São Paulo. Engraçado em falar "circunstâncias da vida", pois lembro do marido da Fernanda, amiga do blog, que já deu diversas dicas para o Viver Para Comer, dizendo: "São Paulo é que nem a morte... Mais cedo ou mais tarde ela chega para você"

Diferentemente do personagem polêmico Svidrigailov, em Crime e Castigo, que segundos antes de se matar, alerta ao leitor que vai para a América, ir para São Paulo, para mim, é sempre um prazer.

Preciso explicar: a metáfora que Dostoievsky relata em sua obra prima, precisa ser contextualizada pela sua época, onde movimentos comunistas rondavam todos os cantos russos. Para um russo politizado no final do século XIX, ir para a América, país símbolo do capitalismo, era igual ou pior que se matar. No meu caso, ir para São Paulo, no momento, é viver. (obs.: a interpretação da metáfora de Dostoievsky é minha. Portanto, por favor, me desculpem se não for a mais correta.)

Em um sentido um pouco metafórico também, mas completamente o oposto de Dostoievsky (inclusive em todas as suas habilidades), o Viver Para Comer acabou desembarcando no Arturito.



Já tinha escutado falar muito bem do Arturito há uns dois anos atrás, quando estava procurando restaurantes para conhecer em SP. Lembro que queria conhecer o restaurante japonês do Jun Sakamoto, que na época não pude conhecer, e me foi recomendado, com bastante adjetivos, o Arturito como uma segunda opção já que precisava reservar com antecedência uma mesa no restaurante japonês. Recentemente, vi uma entrevista da chef Paola Carosella, responsável pelo Arturito, no programa do Salomão Schvartzman no canal da Band News. Me interessei ainda mais.

O restaurante não é muito grande, mas é confortável o suficiente para acomodar todos que fazem reservas. No meu caso, perdi a hora e, mesmo assim, a hostess nos acomodou adequadamente em uma mesa logo na entrada.

De entrada pedimos uma lula crocante e sequinha, que vinha acompanhada de um molho aïoli picante, pedaços de limão siciliano e bastante temperos verdes picados por cima. Excelente.



Como a chef é argentina, imaginei que as carnes deviam ser o ponto forte da casa. Pedi um ojo de bife, corte de carne típicamente argentino, comparado um pouco com o nosso contra-filet - pelo que sei, o ojo de bife é a ponta nobre do chorizo argentino. A carne estava perfeita e vinha acompanhada de uma batata asterix robuchon - o aspecto dela servida me lembrou a tradicional batata rostie, mas era bem sequinha de maneira que eu imaginei que, ou ela foi assada, ou feita na grelha.

A Carol, que me acompanhou nessa descoberta, pediu um spaghettini com molho vermelho, muzzarela de búfala e manjericão. Também excelente.

Para finalizar o jantar, pedimos o mix de sorvete: baunilha, doce de leite e nibs de chocolate de Amma - que nos foi dito que era feito em uma base de chocolate branco com "nozes" do cacau. Todos excelentes, mas o de doce de leite é sensacional. Me lembrou do sorvete de doce de leite que experimentei em Buenos Aires.



Um último detalhe positivo, foi a atenção dada por todos para obter um taxi - já era bem tarde quando saímos, e não era possível achar com facilidade. O maître foi pessoalmente ajudar e os manobristas se espalharam pelas ruas... Até que um deles conseguiu um carro disponível.

Concordo com a observação que nos foi recomendada antes de ir: é um restaurante para se conhecer a noite. Tem uma iluminação baixa que dá um clima todo especial. Vale a pena!


Beijos e abraços,


Twitter
@viverparacomer


Arturito
Rua Artur Azevedo, 542 - Pinheiros.
Tel.: (11) 3063-4951

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!