sábado, 5 de março de 2011

San Francisco: Just a Glimpse

Amigos e amigas,

de todas as cidades que eu já conheci nos USA (não foram muitas) a que eu mais simpatizo é San Francisco. Infelizmente nunca fiquei muito tempo e preciso dizer que San Francisco é sobretudo uma cidade de clima bem frio. Mas o que mais me chama atenção é que San Fran é uma cidade com diversos prédios de arquitetura victoriana baixos - talvez herança do terremoto que causou diversas mortes no início do século XX.

Lógico que há um downtown, com prédios altos e tudo mais. Mas não é o marcante. O Marcante são os prédios baixos, o Chinatown (alguém lembra do filme Aventureiros do Bairro Proibido?), as milhares de ladeiras, a ilha de Alcatraz, os bondinhos e a Golden Gate. Ah, para quem gosta de correr, a maratona de San Francisco é uma das mais bonitas e uma das mais difíceis também - correr 42 km entre subidas e descidas não é pra qualquer um não!

Quando fui a primeira vez a San Fran fiquei pensando: " O que há atrás da Golden Gate?". Quando voltei descobri que tinha perdido a chance de ter conhecido as cidades/bairros de Sausalito, Tiburon e Belvedere.

Assim entrou San Fran na jogada: passagem entre as rotas Las Vegas-Napa Valley e Napa Valley-Oahu. Seriam duas piscadelas na cidade, que precisariam ser estudadas para otimizar o tempo.

Chegaríamos com fome para o café da manhã e passaríamos o resto do dia em Sausalito.

Bom, com essas metas, nos encaminhamos para o café, assim que descemos do aeroporto. Acima do bairro do Castro (famoso reduto GLSBT (?) e agora mundialmente famoso pelo filme Milk), há um bairro chamado Cole Valley. Nesta redondeza, há uma loja de queijo famosa pelos seus queijos importados e sua charcuterie: Say Cheese. A loja não é muito grande e os queijos estão dispostos em uma vitrine dentro da loja. Fiquei enlouquecido! Pedimos um sanduíche de gruyère, jamón serrano e tapenade de azeitonas pretas.

Além desse sanduíche, feito com um belo pão de casca crocante, compramos dois pedaços de queijo: um que imitava o brie francês, mas na minha opinião estava mais para o camembert e um pedaço de queijo que imitava o reblochon... Pela legislação americana, os queijos tem que ser pausterizados e assim perdem um pouco do gosto característico. Tanto o tipo brie quanto o tipo reblochon possuíam gostos mais leves que os originais - que são bem fortes.

Para acompanhar estes queijos, pedimos uma baguete da Semifreddi's Bakery - que era a fornecedora de pães da Say Cheese. Vale comentar que San Francisco possui famosas padarias: a Boudin, a Acme Bread e a nova queridinha deles, a Tartine Bakery. Comemos na Boudin - que já passou até programa na Nat Geo sobre a lendária massa-base de fermento, de mais de 100 anos, que fazem todos os pães da casa -, mas posso garantir que o pão deles não vale a fama. Tentamos ir na Tartines, mas a fila era tão grande que desistimos. Mas o Pão da Semifreddi's é demais. Não tem a fama ainda dos demais, mas vai chegar lá....


Não foi dessa vez que consegui ir a Tartine Bakery, já que a fila que havia na porta deles, às 7:30 da manhã de uma sexta feira, era de contrariar qualquer poliana... Ainda mais com o frio que fazia.


Voltando ao pão da Boudin: não tem nada demais. Comi um sanduíche feito em um pão tradicional e... nada. Em uma passagem pelo aeroporto, pedi um clam chowder dentro de um pão deles e garanto que o clam chowder estava delicioso, mas o pão... tava ruim mesmo! Aliás, não apenas eu achei isso, como uma senhora que comia ao meu lado deixou o pão também!

Feitos os comentários sobre queijos e pães, nos restou o almoço para realizarmos. Como dito, havia escolhido como ponto de stop para almoço a cidade de Sausalito, pois não a conhecia. Mas onde comer por lá? Recorri a minha comunidade gastrônomica Chowhound (acho que já falei dela aqui, não?) para tirar essas dúvidas. Me falaram do Poggio, da bela vista do Spinnaker, de alguns outros e... do Fish.

Bom, lembro que alguém havia feito um comentário em algum thread "e o Fish... Sempre nos acompanhando... Adoro!" De todos da lista que haviam me dado, ele era o mais simples e estava bem comentado no guia Michelin. Pensei: "Taí, esse é o que que quero ir". Com um mês de antecedência eu já sabia o que comer lá...

O restaurante fica debruçado sobre a marina de Sausalito, de frente para os barcos. Infelizmente, chegamos num dia muito frio (San Francisco é frio no verão... Nesse inverno, chegou a nevar depois que passamos por lá!) e bem nublado. Assim, entramos direto e fomos atendidos por uma garçonete bem simpática. Fazem-se os pedidos de pé, de frente para a caixa registradora e se espera os pedidos na mesa. Pedi um Fish and Chips, mas troquei a batata pela salada.



Ia pedir um Clam Chowder de entrada, mas achei que as porções lá fossem grandes, e segurei a vontade. Segurei a vontade do Clam Chowder, mas não do Clam Dip: uma espécie de pasta de cream cheese, temperado com cebola, alho e vinho branco e vongôles que podiam ser petiscadas com chips de batatas.



Cara, o restaurante é simples, nada chique, a comida tem aspecto de comida de marinheiro, mas era tudo que eu esperava e... gostei! Realmente tinha o clima que esperava! E o restaurante cobra um preço bem apropriado.

Depois de tanta expectativa por conhecer Sausalito, o Fish. e de dirigir sobre a Golden Gate, percebi que o tempo que havia preparado inconscientemente para isso não passava de míseras 3 horas. Mas com certeza foram bem aproveitadas. Escrevendo toda essa aventura, hoje, não tenho dúvida de que San Francisco passou na minha frente em duas piscadelas. Em uma piscadela, eu vi o Say Cheese e, na outra, o Fish. E se tudo isso não foi um sonho?

Beijos e abraços,


Twitter
@viverparacomer


1) Say Cheese
856 Cole Street, San Francisco, Tel.: (415) 665-5020

2) Fish.
350 Harbor Drive, Sausalito. Tel.: (415) 331-3474

2 comentários:

Passando a Viagem disse...

Oi,
Eu estou indo para San Francisco e também fiz pesquisas para saber onde comer em Sausalito. Cheguei na mesma conclusão. Fiquei super feliz de ler seu post!
Abs.

Henrique disse...

Oi Raphaella,

San Rancisco é muito legal. E além de ter muitas opções de passeios, há diversas opções gastronômicas.

Tem um outro restaurante em Sausalito de comida japonesa chamado Sushi Ran que já escutei coisas ótimas...

Bom depois você conta.
bjs

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!