domingo, 6 de janeiro de 2013

Réveillon, Paraty e Punto Divino

Amigos e amigas,

Feliz ano novo.

Paraty tem muito charme e é uma das cidades mais interessantes do estado do RJ. Tem história, tem bons restaurantes, praias e cachoeiras maravilhosas. É possível sentir toda a história de Paraty só andando pelo seu centro histórico. Com as pedras do calçamento, chamadas de 'pé-de-moleque', o simples caminhar pelas suas ruas é uma aventura.

O calçamento de pedras "pé de moleque"

A arquitetura colonial do centro histórico é considerado patrimonio nacional, tombado pelo IPHAN. E o que mais encanta na arquitetura dos sobrados é a simplicidade. Muito dessa arquitetura vem da tradição da região em produzir e escoar açúcar e a de produzir cachaça nos alambiques dos diversos engenhos que pipocaram entre os séculos XVII e XVIII.

E Paraty possui a mata atlântica ao lado de praias maravilhosas. Sem dúvida, Paraty é uma perdição para quem  gosta de um contato mais próximo com a natureza.

Paz e tranquilidade

Infelizmente, o réveillon talvez não seja a melhor época para se conhecer Paraty. Aliás, estou cada vez mais certo de que não é o momento para se conhecer nenhum lugar.  Muita gente, hordas de carros desgovernados, stress, transito e horas e horas na estrada para voltar para casa, tiram a paciência de qualquer um.

No tocante aos restaurantes, Paraty também tem uma diversidade interessante. Naturalmente, não se pode julgar os restaurantes de cidades menores com os das grandes capitais. Também deve-se procurar nos restaurantes locais, os ingredientes que tais regiões podem nos oferecer de melhor. Caso contrário, é possível você se deparar com alguns "extremos"...

Esse réveillon pude atestar alguns restaurantes. E justamente foi no Punto Divino que percebi esses extremos.

Chegamos cedo para almoçar - estratégia que uso em tempos de "guerra", de feriado prolongado. Nós éramos ao todo 4 casais. O restaurante estava bem vazio, pois todos estavam na praia por volta das 15 h. Lembro que nesse dia Trindade - vilarejo de praias, ao lado de Paraty - simplesmente parou. Quem foi para lá não conseguia parar o carro e também não conseguia sair do vilarejo.

Enquanto a multidão se degladiava para estacionar ou voltar da praia, nós, felizmente, aproveitávamos um Miolo, Chardonay, enquanto esperávamos as nossas entradas. Bruschetta de tomate e uma bruschetta de funghi. O primeiro extremo: a bruschetta de tomate deliciosa. Já a bruschetta de funghi de razoável a ruim.

A arquitetura local e a multidão

Como pratos principais, uma variedade foi pedida: raviole de ricota com espinafre ao molho de manteiga com sálvia; gnocchi de gorgonzola; Penne alla norma, servido com queijo parmezão no lugar de ricota; e spaghetti Mare e Mata.

Escrevi em ordem, que vai de razoável a excelente.

Achei o raviole de ricota com espinafre sem emoção e o molho de manteiga com sálvia boboca. Já o gnocchi de gorgonzola um pouco pesado, mas bom.

Raviole com o seu molho boboca

Diferente estava o penne alla norma - mesmo sem a ricota, a massa e o molho estavam muito bons.

Penne alla norma: com abobrinha e parmezão

Por último, o Spaghetti Mare e Mata estava sensacional. Camarões e uma grande vieira ornavam o prato que vinha com um molho super saboroso, a base de redução de cachaça. Sem dúvida, a grande pedida da casa.
Spaghetti Mare e Mata: temperado com raspas de limão

Acredito que, como escrevi anteriormente, é importante observar quais ingredientes podem ser obtidos na região. Lembro que há mais ou menos uns 5 anos, visitei uma fazenda de vieiras em Angra dos Reis. Quando vi que o Spaghetti Mare e Mata vinha acompanhado de vieiras, não titubeei. E não me arrependi!

Abrimos sem dúvida nenhuma super bem a nossa viagem de réveillon.

Mesmo com todos os inconvenientes de uma cidade pequena super lotada.

Beijos e abraços,


Twitter/Instagram
@viverparacomer

Restaurante Punto Divino
Rua Marechal Deodoro, 129 - Paraty
Tel.: (24) 3371-1348 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!