quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"Ein Prosit": Munique

Amigos e amigas,


Fui a Munique com mais dois amigos. Mas não foi uma viagem gastronômica. Foi uma viagem 'cervejônica'. A proposta foi passar em Munique e provar quantas cervejas fossem possíveis durante a primeira semana do Oktoberfest.

No entanto existe uma casa, super turística, que acho que vale comentar. É o QG da Hofbrau - a HofBrauhaus, que fica no centro de Munique, Marienplaz.

A Hofbrau é uma cervejaria local que possui a tradição de ser a cerveja da realeza. Embora esse QG seja extremamente turístico, é possível ver que há clientes fiéis na casa, pois há uma ala onde tais clientes guardam em uma espécie de cofre as suas estimadas canecas.


Falando em canecas, é impressionante o tamanho delas. Elas comportam até um litro de cerveja. Como dizíamos,  é o "way of life" bávaro de se beber cerveja.

Sentamos em um pátio interno, totalmente a céu aberto, já que o dia estava ensolarado e quente.

Nessa casa é possível experimentar algumas comidas locais e pudemos comer como os bávaros comem.

Pedimos duas versões do joelho de porco:


1) Joelho de porco Bávaro (Bayerisch Surhaxn), que vinha cozido e acompanhando uma salada de repolho picante com gengibre;


2) Joelho de porco assado à pururuca (Scheiben von der geschmorten Schweinshaxen): em seu próprio molho, que vinha acompanhando uma batata germânica (potato dumpling).

A casca da pururuca é bem dura de modo que o molho servido com prato é importante para poder aproveitar o prato.

A batata é na verdade uma massa. Bem esponjosa, eu não gostei.

Naturalmente, ambos os pratos são bem gordurosos. Cada um com as suas particularidades. Eu, particularmente, gostei mais do joelho cozido. O garçom bávaro me garantiu que o joelho assado à pururuca era o melhor.

É uma questão de gosto e cultural.

Como fomos a casa também por causa das cervejas, não podia deixar de postar algumas das fotos.

Provamos todas: de trigo, original, dunkel etc.






Não tenho dúvida que há cervejas melhores em Munique. Mas recomendo muito a quem for à Munique, não deixar de visitar esse templo.

Beijos e abraços,


Twitter/Instagram
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!