Fui a Munique com mais dois amigos. Mas não foi uma viagem gastronômica. Foi uma viagem 'cervejônica'. A proposta foi passar em Munique e provar quantas cervejas fossem possíveis durante a primeira semana do Oktoberfest.
No entanto existe uma casa, super turística, que acho que vale comentar. É o QG da Hofbrau - a HofBrauhaus, que fica no centro de Munique, Marienplaz.
A Hofbrau é uma cervejaria local que possui a tradição de ser a cerveja da realeza. Embora esse QG seja extremamente turístico, é possível ver que há clientes fiéis na casa, pois há uma ala onde tais clientes guardam em uma espécie de cofre as suas estimadas canecas.
Falando em canecas, é impressionante o tamanho delas. Elas comportam até um litro de cerveja. Como dizíamos, é o "way of life" bávaro de se beber cerveja.
Sentamos em um pátio interno, totalmente a céu aberto, já que o dia estava ensolarado e quente.
Nessa casa é possível experimentar algumas comidas locais e pudemos comer como os bávaros comem.
Pedimos duas versões do joelho de porco:
1) Joelho de porco Bávaro (Bayerisch Surhaxn), que vinha cozido e acompanhando uma salada de repolho picante com gengibre;
2) Joelho de porco assado à pururuca (Scheiben von der geschmorten Schweinshaxen): em seu próprio molho, que vinha acompanhando uma batata germânica (potato dumpling).
A casca da pururuca é bem dura de modo que o molho servido com prato é importante para poder aproveitar o prato.
A batata é na verdade uma massa. Bem esponjosa, eu não gostei.
Naturalmente, ambos os pratos são bem gordurosos. Cada um com as suas particularidades. Eu, particularmente, gostei mais do joelho cozido. O garçom bávaro me garantiu que o joelho assado à pururuca era o melhor.
É uma questão de gosto e cultural.
Como fomos a casa também por causa das cervejas, não podia deixar de postar algumas das fotos.
Provamos todas: de trigo, original, dunkel etc.
Não tenho dúvida que há cervejas melhores em Munique. Mas recomendo muito a quem for à Munique, não deixar de visitar esse templo.
Beijos e abraços,
Twitter/Instagram
@viverparacomer
Nenhum comentário:
Postar um comentário