domingo, 2 de setembro de 2012

Qual é o chá da rainha?

Amigos e amigas,

uma das coisas que a Carol planejou fazer em Londres em nosso curto período de tempo era ir a um típico chá inglês. Ela pesquisou bastante, principalmente no blog da Dri Everywhere, onde há uma grande variedade de casas de chá.

A Carol acabou escolhendo - não sei por que cargas d'água - o chá do Savoy e reservou com antecedência. Acabamos agendendo para ir no dia das mães (data brasileira), em maio.

O Savoy é um hotel clássico, sem comparações com nenhum hotel aqui no RJ. Pela localização dele, em frente ao rio Tâmisa, e pela grandiosidade e o estilo neoclássico, pode-se fazer um paralelo com o Copacabana Palace. No entanto, fica por aí a comparação...

O salão de chá estava bem cheio e as pessoas, super bem vestidas: pela minha rápida observação, apenas dois senhores não estavam com gravata e apenas um não trajava blazer. Já deu para perceber que é um lugar elegante, né?

Fomos muito bem recepcionados e direcionados para a nossa mesa - ops, para o nosso sofá -, onde em seguida nos ofereceram uma carta de chá. Dentre as opções, havia o chá preferido da rainha. Quis experimentá-lo, mas o nosso atendente nos informou que era o chá preferido pela rainha em 1960. Provavelmente, segundo ele, ela não deveria gostar mais deste sabor há décadas...

Acabei escolhendo um chá que é delicioso na primeira xícara, mas um pouco enjoativo na sequência: vanila. A Carol quis ficar no tradicional Earl Grey tea.

 Destaque para a elegância da louça da casa.

Primeiro veio uma sequência de salgados: finger sandwichs (pasta de ovo, de pickles, de frango e de salmão) e scones, que são tipo brioches simples, acompanhados de clotted cream, manteiga e geléia.

A reposição dos sanduíches e do chá era interminável.

Após o primeiro round de salgados (que podem ser repetidos), "fomos" para a pâtisserie. Diversos doces e sabores nos foram oferecidos: macarrons, tarteletes, foret noire, etc. E os sabores passearam pelo café, chocolate, morango, maracujá etc. Cada doce com o seu devido sabor e interesse.

Quando não esperávamos mais nada, nos apareceu mais chá e um bolo.

Tudo isso em salão amplo, onde no centro ouvia-se notas de um piano serem tocadas. Todo o salão iluminado por uma grande clarabóia.

A experiência é interessante e acho que vale conhecer! Só fiquei com uma curiosidade: qual chá é o preferido da rainha?

Beijos e abraços,


Twitter/Instagram
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!