sexta-feira, 22 de abril de 2011

Olympe

Amigos e amigas,

preciso, por uma questão de justiça, interromper as sagas internacionais do Viver Para Comer. Essa semana, devido a uma celebração familiar, aportamos no Olympe - restaurante "nave mãe" do Claude Troisgros.

Na verdade, havíamos escolhido outro restaurante, mas, sem reservas, ficamos com o dedo na boca... Como estávamos próximo da Custódio Serrão, rua do Olympe, resolvemos arriscar!

A primeira vez que fui lá, há pelo menos uns 10 anos atrás, o restaurante já era badalado, mas não como hoje. Ele tinha um outro nome, mas não consigo me recordar do seu nome. Lembro que, nessa primeira vez, pedi um prato que até hoje procuro, mas não está mais no cardápio... Um risoto de lulas. Lembro que algumas lascas de lulas ficavam no centro do risoto formando uma represa em circunferência onde no meio das lulas havia um azeite temperado (acho que com manjericão)... O legal é que, quando se pegava uma das lulas, a represa desmoronava e o azeite se espalhava por todo o risoto. Uma delícia. Nunca mais comi um risoto tão gostoso! Mas, como disse, esse prato não está mais no cardápio. Uma pena...

Hoje, devido ao sucesso do Troisgros na Tv, o Olympe é o sonho de qualquer apreciador de um bom prato. E olha que essa "moda" de gastronomia está ampliando cada vez mais a turma dos "foodies" - apreciadores de comida. Lembro que aqui no Rio de Janeiro o curso mais procurado na UFRJ, nesse último ano, não foi medicina, odontologia, direito ou engenharia... Foi gastronomia! Surpreendente, né? Mas isso não está ocorrendo somente no Brasil não. Um crítico de Los Angeles, chamado Jonathan Gold, proferiu o seguinte comentário: "sem que ninguém percebesse, a gastronomia silenciosamente assumiu o lugar, para os jovens, que costumava ser ocupado pelo Rock and Roll". Todos os Chefs do mundo agradecem!

E o Olympe hoje colhe os frutos. Mas o que me chamou atenção nessa minha recente visita é que a qualidade dele continua impecável. Os cardápios cada vez mais inovativos. Aliás, uma coisa muito legal... Eles têm dois grupos de cardápio: as inovações da estação, aproveitando os ingredientes mais frescos da temporada, e também alguns clássicos que fizeram história, como a codorna recheada que foi servida para o presidente Fernando Henrique Cardoso; ou o pargo servido ao presidente Bill Clinton em uma visita ao Brasil.

Comi, de entrada, um clássico da casa (que não conhecia) que eram escargots sobre um leito de palmito pupunha, tomate e ervas. Excelente.

Mas o que me emocionou foi o Canon d'agneau. Preciso antes explicar: o canon é um corte extremamente macio, extraído da parte de trás das costelas... Pela maciez, posso dizer, mesmo sem ser especialista de cortes, que é o filet mignon do cordeiro. O cordeiro é todo coberto de shitake, com umas lascas de batata crocante e acompanhado de raspas de grana padano... Esse prato é surreal de bom!

Da mesma forma que hoje existe tanta gente fanática pela alta gastronomia, há diversos Chefs e restaurantes... Mas, sinceramente, todos são seguidores da arte feita no Olympe... Ao menos, deveriam ser!


Twitter
@viverparacomer


Olympe
Rua Custódio Serrão, nº 62, Jardim Botânico, Rio de janeiro
Tel.: (21) 2539-4542

2 comentários:

Anônimo disse...

O Nome anterior e até deoutro dono, não era o Bistrô itália?

Henrique disse...

Oi Anônimo,
obrigado pela mensagem.

Em relação ao nome antigo, sinceramente eu não sei. Se alguém que acompanha o blog souber, por favor, ajudem-nos.
Abs

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!