sábado, 23 de abril de 2011

O Hawaii é aqui!

Amigos e amigas,

depois do meu post O Hawaii não é aqui, muitas pessoas me questionaram se a minha viagem tinha sido ruim, ou se eu era louco etc. Apenas uma pessoa, o meu amigo João Diniz, concordou com os meu argumentos, e, segundo ele, compartilhou os mesmos sentimentos.

Queria dizer que na verdade o Hawaii é muito amplo... Mesmo na ilha de Oahu é possível encontrar diversos Hawaii... Acho que o mais importante é dosar as expectativas... "Nem tudo que reluz é ouro".

Mas se Oahu não é o meu Hawaii, Maui é o meu Hawaii (aliás, meu e de todos)!

Maui é mais leve, é mais paradisíaco, é mais clima de veraneio... No nosso pequeno avião que nos transportou de Oahu até Maui, em menos de 30 minutos, tinha um casal que, pelos trajes, deixava pistas de que ia apenas passar o dia na praia e voltar - sem bagagem, de biquini por baixo da roupa e chinelos...


Outra diferença em relação a ilha de Oahu é que em Oahu há muitos japoneses com um apetite enorme para fotografar tudo - desde paisagem até vitrines de lojas. Como as ruas são estreitas, gasta-se um tempo enorme se desviando de diversos grupos posando para fotos. Já em Maui, não há tal frenesi de modo que você pode andar livremente sem se preocupar em atrapalhar fotos de ninguém. rs.

Maui, como todo Hawaii, não é barato... Desde os custos de hospedagem, como nos passeios, restaurantes, gasolina etc. Lucia Malla, em seu post 4 dias em Maui, afirma que é em Maui onde se encontra a gasolina mais cara dos USA. Aliás, nesse post tem uns passeios imperdíveis: mergulho em Ahihi Bay (veja a foto logo abaixo), Fazenda de Lavanda, Honolua Bay, La Perouse Bay (foto um pouco mais abaixo) etc.

Existem ótimos locais para ficar em Maui, como, por exemplo, Waileia, Kaanapali, Lahaina, Kapalua etc. Ah, ainda tem o lado leste da ilha, que não conheci, Hana, que falam que é lindíssimo. No entanto, o lugar que eu achei mais interessante é a localização do Sheraton - com uma praia "particular", um rochedo conhecido com Black Rock protege a toda a praia do vento e transforma o mar de frente o hotel em um verdadeiro aquário. Todos os tipos de peixe são posíveis de serem vistos. O problema é o preço da hospedagem: muito caro!

Infleizmente não ficamos no Sheraton! Ficamos em Kaanapali, diante de um mar e um por do sol incríveis. Ficamos em um hotel que possuía cozinha no quarto - excelente surpresa, já que não esperava. E talvez por esse motivo tenha sido o local que menos tenhamos comido em restaurantes, pois cozinhei quase todos os dias.

Mas mesmo assim tivemos a oportunidade de conhecer alguns bons restaurantes.

1) Penne Pasta

O nome já diz tudo. Localizado na antiga vila baleeira - Lahaina - este restaurante possui massas muito gostosas e bem em conta. É super simples, não tem garçom... Aliás, o próprio dono te atende, recebe e comanda cozinha. Mas não o subestime pela simplicidade... É muito bom!


Dividimos um Fettuccine Alfredo. Simples, bom e gostoso!

Indo nesse restauarante de dia, não deixe de dar uma volta pelo centrinho que é bem descolado, com diversas lojinhas bem bonitas.





A comparação é ruim, como a maioria das comparações, mas a ruazinha de Lahaina me lembrou muito a Orla Bardot/Rua das Pedras em Búzio. Só que sem as pedras que, diga-se de passagem, são extremamente difíceis de andar.

2) Merriman's Restaurant

Esse é um dos restaurantes mais chiques de toda ilha de Maui. Mas restaurante chique, ou mesmo caro, não significa restaurante bom. Esse é um dos casos... Um amigo meu que também havia ido no Merriman's Restaurant me disse que achava que esse restaurante tinha fama de bom devido ao lobby que os jogadores de golfe faziam em volta dele... Pode ser...

A verdade é que ele fica localizado em Coconut Groove - um adendo do condomínio super exclusivo de casas de veraneio, o Kapalua Golf Resort. Coconut Groove é uma pequena baía com águas mais calmas.

O Merriman's Restaurant fica debruçado no mar. Fomos a noite, assim não foi possível contemplar o visual paradísiaco de suas águas turquesas. Mas as casas ao lado dá um clima alto astral. O pacote é completo: brisa no rosto, lua cheia, céu estrelado e... comida duvidosa.

Na verdade a Carol pediu uma entrada maravilhosa e o prato dela também estava excelente. O meu pedido é que estava ruim. Prefiro não comentar o meu prato, já que foi um fracasso. Mas uma coisa deu para notar: quando Carol fez o pedido da entrada, o garçom elogiou e se mostrou empolgado. Quando ela fez o pedido do prato principal, ele também se mostrou empolgado. Quando eu pedi o meu prato, senti que a empolgação dele tinha ido pro espaço...

Sempre tenho um certo receio de solicitar sugestões para garçons de restaurantes que não conheço - de tanto ler o Anthony Bourdain, acho que eles estão mais preocupados com a gestão empresarial do patrão do que com o verdadeiro comprometimento com o cliente. No entanto, este garçom, sem perguntar, me deu pistas do que seria bom e eu não acreditei. Como dizia Elis Regina, "Vivendo e aprendendo a jogar". No caso, "Vivendo e aprendendo a pedir"!

De entrada pedimos uma massa bem leve acompanhada de um queijo ricota temperado com ervas e azeite trufado - ótima surpresa. A Carol pediu um peixe espada, com macadamia e arroz de jasmim. Ainda veio acompanhado de brócolis com alho - embora, trivial, o brócolis com alho estava perfeito.

No conceito custo benefício, na minha opinião, não vale a pena. Preferiria ter voltado ao Penne Pasta. Mas, reconheço que o prato da Carol estava muito bom!

3) Prime Rib & Fish Co.

Gostamos tanto de Lahaina de dia que voltamos a noite. Chegamos até esse restaurante, o Prime Rib & Fish Co, que era construído sobre às águas... Aliás, soube que parte de Maui sofreu com o tsunami que afligiu o Japão. Espero que tenha ficado tudo bem por lá.

O restaurante é bem descontraído, mas não chega a ser tão simples como o Penne Pasta.

Nesse restaurante tive a oportunidade de beber uma cerveja de Maui, a Bikini Blonde Lager: muito mais forte do que a s nossas cervejas. Só a cerveja já havia valido a noite. Petiscamos mais do que jantamos...

4) Paia Fish Market

Visitando o norte de Maui - onde se encontram a gigantes ondas de Jaws - paramos para comer neste simpático e descontraído restaurante. Super cheio, mas também super simples, há diversas opções de peixes, hamburguers de peixe e frango. Fomos no tradicional Mahi and Chips - que é o dourado com batata frita. Um clássico que também tinha em todos os restaurantes de Maui é o Ono (ou Wahoo) and Chips - que é a Cavala gigante (ou da Índia) com batata frita. Muito gostoso.

De entrada pedimos uma Calamari Strips, que consistia em pedaços de lula fritos à doré.

Maui sem dúvida foi a melhor parte de todo o nosso período no Hawaii. Não conheci o Kauai - que também acredito que deva ser desconcertante... Mas entre Oahu e Maui, sem furos, vá para Maui. Isso sim é o Hawaii!

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!