quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Grécia: comendo como os deuses!

Amigos e amigas,

convidei o amigo do blog, Tiago Prota, para escrever sobre as experiências culinárias de sua viagem de férias. Ele aceitou e trouxe esses relatos que serão publicados em três episódios: Grécia, o primeiro, Londres, em seguida, e Turquia por último.

Espero que gostem e quem sabe vocês não mudem os seus próximos planos de férias, hein? Sendo assim, por favor, não deixem de complementar os relatos do Tiago, okay?

Com vocês, a mitológica Grécia de Tiago Prota.

Beijos abraços

I) Atenas

Dois dias antes de embarcar para Atenas, explode uma verdadeira batalha campal na praça Syntagma, na frente do parlamento grego, onde os deputados estavam votando as severas medidas de corte de gastos públicos para diminuir a gigantesca dívida do país. Com as imagens de guerra e notícias de morte, bateu a insegurança, mas depois de muita pesquisa e muitos posts no tripadvisor, resolvemos manter o plano e seguir viagem para a Grécia.

Para nossa surpresa, a cidade estava bem calma e todos os serviços indispensáveis ao turismo – transporte e limpeza, principalmente – tinham voltado a funcionar. Muita gente diz que não vale a pena ficar em Atenas mais do que algumas horas e que um dia apenas seria ideal para conhecer as principais atrações. Bom, ficamos lá 4 dias e não foi suficiente...

I.1) Alothens (ao lado do restaurante Diogenes)

Em um dos dias, fomos visitar as ruínas da Acrópole e o museu novo. Depois de descer a montanha, passamos em uma ruazinha em direção à Plaka, bairro histórico, onde se concentram as lojinhas de souvenir e os restaurantes. No meio da rua fica uma praça bem arborizada, rodeada de restaurantes. Um deles, o Alothens, tinha mesas sob a sombra das árvores, um ambiente extremamente aconchegante.



O restaurante fica do lado do Diogenes, que é do mesmo dono e me pareceu ter a mesma qualidade. Não tivemos dúvida e nos sentamos ali mesmo. O atendimento foi excelente e a comida também não decepcionou nem um pouco.



Pedimos de entrada uma salada grega tradicional, com folhas verdes, tomates, azeitonas e queijo feta, tudo regado com muito azeite. Depois pedimos abobrinha recheada e cogumelos grelhados. A abobrinha estava boa, mas a surpresa ficou por conta dos cogumelos grelhados. Estava uma delícia.


Os cogumelhos eram pequenos, pareciam uma espécie de shitake, e eram recheados com blue cheese, tipo um gorgonzola ou rockefort e grelhados com muita manteiga. Estava tão bom que voltamos lá algumas vezes para repetir o cogumelo e experimentar outras coisas, entre elas a musaka, que é uma espécie de lasanha de berinjela com batata e mascarpone, que também estava muito boa. Ah, e a sobremesa também é sensacional: Iogurte com mel e nozes com baklava, um doce de nozes com massa folheada. Aliás, a textura e o sabor do iogurte são inigualáveis.


I.2)ApaXwB (ou o que quer que isso signifique)



Uma das dicas de Atenas que pegamos em um dos blogs de viagem era comer um Slouvaki (churrasquinho grego) em algum restaurante típico nas proximidades da praça Monastiraki. Esta praça está para Atenas assim como o largo da Carioca está para o Rio de Janeiro. É o centro nervoso, onde a qualquer hora do dia e da noite há muito movimento de carros e pessoas.

Nos arredores de Monastiraki estão todas as cadeias de fast food do mundo, lojas de bugigangas chinesas, lanchonetes e alguns poucos restaurantes típicos do verdadeiro churrasco grego. Não estou falando daquele kebab de carne de procedência desconhecida que você consegue comer em qualquer capital européia por 3 Euros. Nessas tradicionais bodegas gregas você escolhe se quer carne de carneiro ou frango. A atmosfera desses pequenos restaurantes é bastante rústica e alguns sequer oferecem o menu em inglês.


Depois de andar pelos arredores da praça, escolhemos comer no ApaXwB (bem, pelo menos era isso que estava escrito na placa...). Foi o menor que a gente achou e com certeza era de propriedade familiar. O pai na churrasqueira, a mãe no caixa e o filho na cozinha. Chegamos, sentamos e pedimos, em inglês, o cardápio. Ninguém da família falava inglês. Fomos socorridos pelos vizinhos de mesa, que nos explicou o cardápio com paciência, mas a explicação estava meio complicada e então pedi o que eles estavam comendo, em mímica.



Pelo que entendi você pode pedir somente a carne de sua escolha ou então tudo no pão Pitta, que é feito ali mesmo e vem quentinho. Estava muito bom. Só não conseguimos comer uma pasta apimentada de um queijo com sabor forte. Se vier a Atenas, um restaurante desses, tradicional, é uma parada obrigatória para um almoço.


II) Mykonos


II.1) Restaurante sem nome (Sensacional)

A badalação de Mykonos me lembrou muito Búzios, guardadas as particularidades. Praias muito bonitas, excelentes restaurantes, boates e um charme peculiar das ruelas do centro, com suas lojas de grife das mais variadas. Apesar da maior oferta de restaurantes estar em Chora, o centrinho de Mykonos, a melhor experiência que tivemos, não só em Mykonos, mas em toda a viagem, foi um restaurante sem nome, sem placa, escondido na distante praia de Agia Sostis, depois de Panormos.

As coordenadas para se chegar ao restaurante sem nome em Mikonos são: depois que passar pela entrada de Panormos, entrar a direita em direção a Agia Sostis. Na descida, você vai ver uma chaminé soltando fumaça. Ande em direção à chaminé e quando começar a sentir o cheiro de carne assada você terá certeza que está no lugar certo. Realmente. Chegamos e estacionamos o quadrículo que tínhamos alugado na ladeira e seguimos o cheiro até chegar no restaurante. O lugar é pequeno, deve ter umas 8 mesas no máximo, que ficam embaixo de uma pérgola que aproveita a sombra de uma árvore, que parece uma parreira. Isso tudo ao lado da praia de Agia Sostis. Apesar do tempo estar meio nublado, a vista do lugar é simplesmente sensacional. Não há palavras para descrever quão azul ou verde é o mar.





Quando chegamos fomos recebido bem pelo casal que administra o restaurante. Depois de sentar e dar uma olhada no cardápio, a mulher nos convidou para ver as saladas, que o pessoal da mesa do lado estava elogiando bastante. Quando entramos na casinha, vimos uma cesta cheia de cogumelos gigantescos, e a partir daí nem liguei para a salada. Pedimos cogumelos e berinjelas grelhados. Estava delicioso. Tão gostoso que resolvemos voltar de novo no nosso último dia, com tempo bom.

Na segunda vez que fomos, fomos igualmente bem recebidos. Mas dessa vez estávamos decididos a não repetir o erro e pedir a salada. Pedimos uma salada de espinafre com figos secos e outra de alcachofras. Sensacional! Só de lembrar a boca começa a salivar... Completamos com um polvo grelhado, cogumelos (última foto abaixo) e berinjela grelhados, tudo acompanhado do vinho da casa. De sobremesa, um brownie com creme de leite.





Se tivéssemos mais três dias em Mykonos, eu certamente comeria pelo menos dois deles lá de novo, para experimentar a lula grelahada, ou o cordeiro grelahado acompanhado de batatas assadas. Este restaurante é daquele que faz você desejar morar ali em Mykonos para poder, de vez em quando, comer e se sentir maravilhosamente bem.


II.2) Café Suisse

O restaurante sem nome foi indicado pela Giselle, uma suíça que casou com um grego e têm um café em Chora, que, aliás, serve deliciosos crepes, saladas e doces suíços, além do sorvete suíço Movenpick. Vale a pena comer qualquer coisa lá. Além da simpatia do casal, tudo é muito bem feito e gostoso. O cheesecake é muito bom e a calda, de morango, é despejada na base ao servir. Comemos também o crepe e uma salada verde com molho suíço (um creme branco muito gostoso que, me parece, levava queijo gorgonzola). O Café Suisse fica numa ruela ao lado da sorveteria Hagen Daaz. Tem um excelente post com fotos do Café Suisse neste blog.


Beijos e Abraços,


Twitter
@viverparacomer



I.1) Alothens
Praça Lisikratos, ao lado do café Diogenes
Próximo à Acrópole
Plaka - Atenas

I.2)ApaXwB
Nos arredores de Monastiraki
Atenas

II.1) Restaurante sem nome
Ladeira da Praia Agia Sostis
Mykonos

II.2) Café Suisse
Chora (centro) – ao lado da Häagen Dazs
Mykonos

2 comentários:

Carol disse...

Nossa, Tiago, que maravilha de viagem!
Fiquei curiosa com o iogurte grego, mencionado por vc... já tinha lido naquele livro "As mulheres francesas não engordam" que o iogurte da Grécia é fantástico e, inclusive, foi lá que a autora morou um tempo, quando fez uma dieta e perdeu mts quilos...
Mas, com todas essas delícias para comer, será que é possível? rs

Rita Marcondes disse...

Tiago, seu blog é ótimo!!!! Adorei!!! Eu moro em Atenas, trabalho com turismo e sempre recomendo o Diogenes aos meus clientes...e se me permite a intromissão, queria te dizer que esse Alothens que vc se refere é o mesmo restaurante, mas escrito em grego e com letras maiusculas, que fica: ΔΙΟΓΕΝΗΣ. Vc pode apagar meu comentário, se quiser, mas vc escreveu tudo de maneira tão legal que eu achei interessante dar esse toque!
Um abraço
Rita

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!