sábado, 14 de agosto de 2010

Brasserie Rosário

Amigos e amigas,

Após algumas aventuras gastronômicas fracassadas, tive uma boa experiência em um restaurante que não conhecia, do centro do Rio: o Brasserie Rosário. Localizado na rua do Rosário, próximo do Centro Cultural do Banco do Brasil.


Na verdade a Brasserie Rosário são muitos no mesmo ambiente: uma padaria, uma confeitaria, uma casa de chá e um restaurante. Restaurante com pé direito altíssimo, em cada andar, em que a escada conduz, há uma cozinha, independente, que produz doces, pães, etc. No último andar (mais ou menos no quinto andar) há a cozinha do restaurante propriamente.

O ambiente é bem interessante, sendo que a casa escolhida para abrigar o Brasserie é uma daquelas velhas casas do Centro totalmente reformada. Nos dois primeiros andares estão dispostas as mesas do restaurante. O garçom que nos recepcionou, de forma convidativa, providenciou uma mesa para o nosso grupo (de três pessoas) no terceiro andar - onde está localizada a cozinha da Patissérie do restuarante - já que, devido o restaurante estar cheio, foi totalmente improvisada.


O nosso decano, Mottinha, emocionado com tanta cortesia pediu uma entrada que consistia em patê Campagne, manteiga, diversos pães (de azeitona, de curry, etc), pasta de gorgonzola e presunto cru. Para acompanhar esta entrada Mottinha ainda pediu uma garrafa de vinho tinto - que na sua opinião é um vinho casual, nada especial - mas que todos gostaram muito: Morandé Pionera, Cabernet Sauvignon, diretamente do Chile.

"Henrique, não vai comentar no blog sobre esse vinho, pois ele não tem nada de especial". Tarde demais Mottinha... Como todos nós bebemos e ficamos satisfeitos, não há por que não comentar.


Verdade verdadeira é que se parássemos o almoço pela entrada já estava mais do que suficiente. Vieram muitos pães e tudo estava muito bom.

No entanto, como a gula é na maioria das vezes um dos pecados mais irresistíveis, pedimos um dos pratos sugerido pelo garçom: filet mignon ao molho bordelaise com batatinhas, shitakes e ervas. O diferencial deste filet mignon era o seu preparo através de um poeler - pelo que eu entendi, essa técnica primeiramente cozinha a carne no vapor e depois a frita sob a menor quantidade de líquido possível. O Resultado é uma carne extremamente macia.



Única ressalva que faço é que, em minha opinião, a carne foi servida em uma temperatura ligeiramente abaixo da ideal. Não valia pedir para acertar a temperatura, pois realmente era um pequeno detalhe. Mas tal detalhe talvez possa ser explicado pelo fato de que o restaurante possua duas cozinha - uma mais ou menos no 5º andar, onde são preparados os pratos; e outra no 1º andar, onde os chefs finalizam todos os pratos antes de ir para o salão. Nesse vai e vem, a nossa mesa ficava no 3º andar! Até acomodar tudo algum tempo vital pode ter se perdido de modo que a temperatura do prato tivesse saído do ponto correto.

No entanto, como disse, a temperatura da carne foi um pequeno detalhe... A experiência foi muito positiva e superou a expectativa. O difícil é sair de lá sem nenhum doce já que a vitrine da entrada é um convite ao pecado completo.

Fica a dica para quem gosta e/ou precisa almoçar no centro do Rio.

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer


Brasserie Rosário
Rua do Rosário, 34 - Centro
Tel.: (21) 2518-3033

2 comentários:

Nathalia disse...

Opa! Adorei o blog, porém acho que seria bem legal se você colocasse os preços, ou a faixa de preço pelo menos! Assim a gente não chega no local sem saber o quanto vai gastar! Haha, beijo!

Henrique Cesar Tupper disse...

Gostei da sugestão.
Vou tentar trazer essa informação nos próximos posts... Falar no preço médio por faixas...
Bom vou pensar em um método, um símbolo que reprente faixas de preço.
Obrigado.
Bjs

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!