sábado, 27 de março de 2010

This is Australia!

Amigos e amigas,

depois de 2 meses sem postar nenhuma notícia no blog - devido a férias e problemas em meu computador - venho com a minha nova resenha. As minhas quatro próximas resenhas (incluindo esta) gastronômicas vêm de longe... Aliás, de muito longe. As primeiras vêm da terra dos cangurus, ornitorrincos, coalas, tubarões e diversos outros animais perigosos. A última vem da terra dos kiwis, All Blacks e onde o six se pronuncia "sex" e sex se pronuncia "six". Não adivinhou ainda? Estou falando mais especificamente sobre a Austrália e a Nova Zelândia.

Tentarei escrever três capítulos sobre a Austrália - Sydney, Melbourne e um sobre o Sunshine Coast - e, por último, pretendo escrever um capítulo sobre a Nova Zelândia. Estes posts terão um formato diferente, assim como os de NY, pois acredito que ninguém irá a Austrália para ir aos restaurantes indicados. Os posts terão um caráter descritivo dos lugares em que eu passei, dando uma pincelada sobre a história e cultura de algumas cidades importantes e/ou passeios que valem a pena.



Embora por alguns minutos o blog passará a ter uma cara de informativo de viagem, tenho que reafirmar que este blog não deixará de ser um blog de comida e restaurantes. Tanto que no final darei indicações de alguns restaurantes que valeram muito, comentando sobre os pratos e dicas de vinhos.

Antes de entrar no tópico sobre a Austrália eu preciso agradecer a diversas pessoas que me ajudaram a viajar até lá. Aqui no Brasil, o Luís Magalhães - o Magic - e o Bruno Machado foram os meus sponsors.

Ambos da Latino Austrália - empresa que assessora a quem quer fazer um curso, intercâmbio ou mesmo uma pós graduação - certamente, podem dar uma ajuda a muitos aventureiros. Eles conhecem mais a Austrália do que muitos australianos. Magic morou mais de 13 anos por lá e o Bruno, que morou por mais de dois anos, conhece todas as principais cidades.

Fica o agradecimento e a dica: pensou na Austrália, ligou para Latino Austrália. (21) 2540-6067 ou (21) 2535-9772.
http://www.latinoaustralia.com.br/

Além de conversar muito com essa dupla, eu li muito sobre a Austrália. E uma das minhas fontes foi em um blog de viagens de uma brasileira que vive em Londres. Recomendo o blog dela não apenas para estudar sobre os hábitos e dicas de Sydney, como de outros lugares. O blog se chama DriEverywhere. A Carol, minha namorada, leu tanto o blog dela que foi capaz de reconhecê-la na rua 1 ou 2 dias antes de embarcarmos para Austrália, durante o período natalino, na rua Visconde de Pirajá.

A Carol está rindo aqui ao lado, enquanto eu escrevo, e está dizendo que virou fã também de um outro blog dela dedicado a meninas... Esse eu não conheço.
http://drieverywhere.net/

Por último não posso deixar de agradecer a gentileza e o carinho com que fui recebido pelos amigos que recém casaram, Marcus e Tina, em Sydney; e pelo casal que está grávido, em Brisbane, Camacho e Chris. Sem dúvida nenhuma, a viagem não teria sido tão proveitosa, tão legal, sem esses quatro.

Bom, vamos para as resenhas...

Sydney, New South Whales

Muitos acham que a capital da Austrália é Sydney. Na verdade a capital da Austrália está a algumas horas de Sydney - ela se chama Camberra. No entanto, Sydney é a cidade mais importante da Austrália - é a mais populosa e a de maior importância econômica. (A Austrália possui uma população de cerca de 21 milhões pessoas, e Sydney 4,5 milhões. Para se ter uma idéia comparativa, só a cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 6 milhões de habitantes.)

Assim, como toda a Austrália, Sydney é uma cidade jovem. O capitão James Cook chegou a Sydney pela primeira vez em 1770 - quase no final do século XVIII. Em 1788, devido a superlotação das prisões inglesas, a Inglaterra começou a transferir os seus presos para a Austrália.

Sydney tem uma vocação praiana legíitma, de modo que a utilização de ferry boat é uma constante. Diferentemente da baía de Guanabara, o entorno da baía de Sydney "funciona" e é quase um sacrilégio se movimentar através de ônibus. Todo mundo usa os ferries boats: turistas, executivos, donas de casa e estudantes.



Justamente aonde todos pegam os ferries boats, no Circular Quay, é o local em que os primeiros condenados, soldados e oficiais desembarcaram e fundaram a cidade de Sydney.



Mas a vocação praiana vai além: Sydney é a capital mundial do Surf! Todos surfam lá. Jovens, garotas, atletas, idosos e, inclusive, turistas, como me, myself! Tem onda de Palm Beach (extremo norte) até ao sul de Little Bay. Apesar dos perigosos tubarões que existem por toda a costa australiana, o surf é o esporte top 3 na Austrália, juntamente com o Rugby e o Cricket.



Mas a vocação praiana de Sydney, em particular, e da Austrália, de um modo geral, vai mais além: é impossível você ver um restaurante australiano que não sirva frutos do mar. Prawns (camarões), squids (lulas), scallops (vieiras), octopus (polvo), mussels (mexilhões), clams (lambretinha), lobster (lagosta) estão espalhados pelos diversos restaurantes.

Tá certo que os preços da comida não são dos mais baratos, mas uma coisa que deve se saber é que a Austrália não é barata (desde do voo até a alimentação). No entanto, vale ressaltar que o Rio de Janeiro não é também barato - comer em um restaurante mediano no Rio é tão caro ou mais do que em qualquer pólo gastronômico mundial.

Mas se quiser comer de um modo mais em conta na Austrália, acredito que o viajante deve se preparar para comer o grande clássico inglês: Fish and Chips (peixe à milanesa no óleo com lascas de batatas fritas)!



É possível comê-lo em barraquinhas, no papel! Uma curiosidade é que há diversos peixes que servem para o preparo do Fish and Chips (whitening, Flake, etc). Se você não especificar qual peixe você quer, você simplesmente degustará um verdadeiro filé de... tubarão. É... Para alguns é a vingança dos humanos ao maior predador dos mares que infesta as águas australianas.



Outra curiosidade gastronômica em relação à comida australiana é que... não há comida típica australiana. No entanto, além dos fishs and chips, há também uma enormidade de restaurantes asiáticos: thai food, chinese food, japonese food, korean food, vietnanmese food... É tanta variedade que você pensa até que está em um país asiático.



Na verdade, se há alguma comida típica australiana é o hábito de comer Tim Tam com chá de Peppermint. O Tim Tam é um biscoito de chocolate retangular, com recheio de chocolate e o chá de peppermint é simplesmente um chá de hortelã. Os aussies (australianos) têm o hábito de morder as pontas do Tim Tam, em cada extremidade em diagonal, e sugar o chá pelos orifícios. O chá quente ao passar pelo recheio o derrete, transformando um simples chocolate em uma sobremesa suculenta e digestiva!



E o que falar do Vegemite? Só na Austrália você encontra o Vegemite... Mas cuidado: vegemite não é chocolate nem pasta de amendoim. É uma pasta salgada que deve ser colocada sobre a torrada, pão ou biscoito, com gosto forte, bem forte. Muita gente não gosta. Eu gostei! Os aussies juram que é um alimento super saudável. Será?

Ah... Não posso esquecer da Carne de Canguru. Só na Austrália tem! No entanto, depois que me disseram que a sua carne não era muito saborosa, e até dura, perdi o desejo de comê-la.



Outra curiosidade é a quantidade de oferta de restaurantes que há por lá. Muitos. Mas uma coisa que me chamou a atenção é o serviço que beira entre o antipático e o ruim. Pode ser que tenhamos vivenciado uma experiência negativa devido ao período que tenhamos chegado lá: semana do revéllion, lotado de gente, de turistas australianos e também de turistas estrangeiros... Pode ser que tenhamos chegado no auge do mal humor local!

Mas quais restaurantes valem a pena ir lá? Cara, existem muitos bons restaurantes em Sydney. Vou citar alguns que eu achei legais...

1) Thai The Knot - Maroubra
32 McKeon Street, Maroubra Beach
+61 2 9315-5822



Esse restaurante é um restaurante típico de Sydney - é um restaurante tailandês, de bairro, pequenino e muito saboroso. Foi o primeiro restaurante em que fomos, ao chegarmos na Austrália. Confesso que estávamos ainda no jet lag e que depois de 18,5 horas dentro de aviões perdemos qualquer sensibilidade. Mas o fato é que a comida lá é muito boa e os atendentes foram muito simpáticos e atenciosos. Os nossos hosts, Marquinhos e Tina, são invejados pelos seus amigos locais, já que moram simplesmente a dois prédios de distância deste tailandês.



No tocante a comida, posso dizer que é picante como toda comida thai, e que os nomes dos pratos são os mesmos. Tina pediu diversos pratos e pudemos degustar diversos sabores, como, por exemplo, um pato, um frango com amendoim, e uma carne com curry e um laminado de camarões selvagens - este último, excelente!

Para quem for surfar em Maroubra ou quiser conhecer a região, fica este thai como dica.


2) Guillaume At Bennelong
Sydney Opera House
Bennelong Point
+61 2 9241-1999
http://www.guillaumeatbennelong.com.au/home.html

Indicação do Magic da Latino Austrália, este restaurante fica dentro do complexo do Opera House e tem uma vista privilegiada para a baia de Sydney e a Harbour Bridge.
Foi necessário fazer uma reserva para jantar e a comida não decepcionou.

O restaurante era muito bonito e a comida muito boa. Eu pedi uma vieira grelhada de entrada e um belo steak para jantar. Tina, nossa "aussie host", recomendou um vinho branco de Margareth River - segundo ela, Margareth River produz os melhores vinhos brancos da Austrália! O vinho escolhido foi Cullen safra 2008, que é um blend entre Sémillion e Sauvignon Blanc. Para o dia quente que foi, mais refrescante impossível.

Agora, o destaque do restaurante é sem dúvida nenhuma a localização e a o visual - não só possibilitado pela vista da baia de Sydney, como também pelo design arquitetônico dos janelões, em formato de gomos de laranja, do Opera House.



Há poucos dias atrás, conversei com um australiano que me disse que a construção do Opera House também foi um horror - durou muito mais do que o projetado (14 anos), teve acusação de desvio de verbas (ao todo foram gastos cerca de AU$ 102 milhões), foi criticado pelos locais e acabou nascendo. Hum... Estória muito parecida com a tal cidade da música que está em fase terminal há mais de dois anos, aqui no Rio de Janeiro.

3) The Bower Restaurant
7 Marine Parade, Manly
+61 2 9977-5451

Todos falam de Bondi... Que Bondi é a nossa Ipanema/Copacabana, que Bondi é o bicho, que Bondi é aquilo, etc. Bom, concordo. Mas caminhando pelo board Scenic Walk de Sydney - vai de antes de Coogee até depois de Bondi - é possível ver uma praia mais bonita do que a outra, um cliff mais bonito que o outro e casas lindíssimas. No caminho é possível ver, inclusive, a casa dos pais do ator falecido prematuramente, Heath Ledger - que por sinal, é muito bonita também.

Certamente, qualquer turista vai adorar todas as praias/bairros e pensar "ué, o que tem de mais Bondi?" Não quero desmerecer Bondi, muito pelo contrário, até porque Bondi é muito legal também. Mas lembro que o Stephen, amigo do Marquinhos e da Tina, falou pra mim na festa do ano novo "Mate, you're in Bondi Beach... Every one wants to know or to stay in Bondi." Ele estava certo! Bondi também é alucinante.



No entanto, um lugar que ninguém pode deixar de ir, estando em Sydney, é em Manly. Manly é como se fosse a Niterói dos sydneysiders - precisa pegar ferry boat, atravessar a baia e desembarcar em Manly Harbour. E a sensação que eu tive é que Manly é uma cidade encantada. Dá a impressão de que você sai do Centre Business District (CBD) de Sydney e chega em Búzios, em apenas 30 minutos, de ferry.

Cheio de gente bonita, jovens, estudantes, turistas do mundo inteiro, Manly ferve! Literalmente, pois o verão lá, com um buraco enorme na camada de ozônio, todo mundo se encontra nas praias, todos os dias. A praia, embora tenha muitos prédios de gabarito baixo, me lembrou muito a praia de Geribá - seja pela energia da galera na areia, seja pelas ondas cheias com aquela leve brisa de terral. Ah, e ondas pequenas!

Lembro que o Bruno da Latino Australia me disse antes de ir para lá: "Se for a Manly, não deixe de ir a Shelly Beach". Descobri que para chegar a Shelly Beach precisaria ir para a extrema direita da praia principal de Manly e caminhar pela Marine Parade - uma pista de pedestre que lembra muito a pista Claudio Coutinho na Urca.



Uma vista lindíssima, com águas verdinhas, casas maravilhosas, e no meio do caminho um restaurante debruçado para um oceano sem fim. Restaurante bem simples, de beira de praia. Mas o suficiente para me fazer pensar: "Quando voltar de Shelly beach, já sei aonde vou comer!"



É... Realmente o Bruno estava certo e, embora não tenha onda, Shelly Beach é uma das praias urbanas mais bonitas que eu já vi. O tipo de praia que não dá vontade de sair... Daquelas que devemos ter em nossa mente naqueles dias mais difíceis de trabalho. E, repito: toda entorneada com casas lindíssimas.



E, quanto ao restaurante? Bom, o restaurante é realmente simples, mas tem pratos bem elaborados. O chefe é belga e um garçom e uma garçonete são franceses. Ficamos conversando com dois garçons que nos assistiram no almoço e o que realmente chamou atenção foi a cordialidade do serviço - embora o restaurante não tivesse muita infra-estrutura, os garçons foram surpreendentemente muito simpáticos. E eram franceses!



E a comida? Pratos super bem servidos e muito gostosos. A Carol arriscou em um penne com vegetais e salmão e eu tentei a sorte em uma salada de lulas e camarões - ambos sensacionais! François, o nosso garçom (ver foto acima), insistiu para que tomássemos uma taça de vinho branco, de uva sauvignon blanc - perfeito. Gente, não me lembro da procedência do vinho, mas era certamente australiano. Aliás, a cepa sauvignon blanc é um caso de sucesso por toda a Autrália, cultivado principalmente em Adelaide Hills.



Bom gente, fica aí a dica quente: tanto de passeio, quanto de comida! Que saudade que me deu ao escrever sobre o The Bower Restaurant.

4) Barzura
62 Carr Street, Coogee
+ 61 2 9665-5546
www.barzura.com.au

Como dica de café da manhã eu deixo indicado o Barzura. Aliás, essa dica é de um restaurante que permitirá iniciar o dia totalmente ativo: primeiro com o visual que se tem do alto do cliff de Coogee e segundo por estar no início do Sydney Scenic Walk, que te leva até além de Bondi. A caminhada é longa, mas em um dia de sol é obrigatório para todos os turistas.

O restaurante lota nos fins de semana, com muita gente jovem. É, sem dúvida nenhuma, um dos restaurantes mais descolados da região. Não sei se no almoço e no jantar o restaurante bomba. Mas no café lota, mesmo ele sendo relativamente grande. E o café lá vai até às 1 h.

E a comida? Bom o café da manhã australiano é pesado. E a Tina praticamente nos obrigou a comer o "real australian breakfast". Em outras palavras, nada de mamãozinho com granola. Eu topei, com gosto, comer ovos mexidos com bacon. Para acompanhar, pedi para beber um latte 3/4. O que é isso? Café com leite em copo ligeiramente menor.

A Carol, mais comedida, pediu apenas um milk shake de chocolate.



Sim, é pesado. Tanto que não tivemos vontade de almoçar naquele dia. Mas este é o real way of life dos australianos. Segundo o Marquinho, o australiano precisa de um café pesado mesmo, pois eles bebem muita cerveja. No dia seguinte, nas palavras dele, só uma coisa gordurosa reequilibra o organismo. Pode ser, mas isto pra mim não funcionaria, pois todas as vezes que eu bebo, não tenho vontade de comer nada no dia seguinte.

5) Hunter Valley

Também recomendado como "imperdível" pelo Magic da Latino Austrália, Hunter Valley fica cerca de 1h e meia de Sydney. E o que se tem a fazer lá? Degustação de vinhos. São dezenas de vinícolas pela região. Hunter Valley é a primeira região vinícola da Austrália e embora os seus vinhos não sejam os mais glamorosos (perde para os vinhos de Yarra Valley, Barossa Valley e Margareth River), ainda é um importante pólo econômico para a viticultura australiana.



Lá, inclusive, tem infra-estrutura de hotéis para os diversos turistas e australianos que gostam de desfrutar e descobrir novos pequenos produtores da região. Isto porque, as leis australianas são bem rígidas quanto ao álcool e direção. Para turistas aventureiros, resta a opção de ir até lá com um carro alugado, e ficar ao menos uma noite, ou ir através de alguma excursão.

Cada vinícola monta um galpão - às vezes bem sofisticado - de degustação de vinhos e, geralmente, possui uma lojinha de degustação de queijos, azeites e acepipes ao lado. Assim, o passeio torna-se uma verdadeira aventura gastronômica - uma festa para quem é amante dos queijos e vinhos. E o mais importante: todas as vinícolas oferecem estas degustações totalmente gratuitas.



Tina e Marquinhos nos levaram, basicamente, a três vinícolas, à saber, Tempus Two, McGuigan Wines e Lindemans. Estas duas últimas super tradicionais, com mais de 150 anos de existência. Sem dúvida nenhuma, cada casa possuía ao menos um vinho interessante. Mas a que nós mais gostamos foram os vinhos da vinícula mais moderna Tempus Two - que é propriedade de um dos McGuigan também. Destaque super especial para o vinho de sobremesa, que realmente tinha no final um gosto de mel. O nome do vinho é Botrytis Sémillon. Extraordinário.



Aproveitamos esse passeio e fizemos diversas compras, onde à noite realizamos um verdadeiro queijos e vinhos na casa da Tina e do Marquinhos, juntamente com mais um casal de amigos. Sucesso total, com exceção do queijo tipo "Pont L'évêque" que eu escolhi - todos detestaram o cheiro! Não entendem nada de queijo...

Realmente... Para quem gosta de vinho, Hunter Valley é imperdível!


6) Kam Fook Seafood Restaurant
Shop 6010, Level 6,
Westfield Shopping Centre,
5oo Oxford Street,
Bondi Junction
+ 61 2 9386-9889

Comecei indicando um restaurante oriental, que fomos no primeiro dia, e fecho o post com a indicação de um outro restaurante oriental, agora chinês, que fomos em nosso último dia em Sydney. Marquinhos nos levou até lá dizendo ser um dos melhores restaurantes chinês de Sydney. Deve ser, já que a primeira vez que fomos lá havia uma fila de espera bem considerável - o que nos forçou a adiar a nossa visita a casa.

O restaurante fica localizado em um Shopping em Bondi Junction. E diferentemente de restaurantes de praça de alimentação de shopping, o Kam Fook é bem grande, amplo, com o pé direito altíssimo, com uma decoração típica e com aqueles carrinhos servindo de mesa em mesa diversas comidinhas. Tipicamente chinês.

Como toda comida oriental, é muito difícil para eu indicar algum tipo de prato, devido a minha falta de familiaridade. No entanto, não posso deixar de comentar sobre o Dim Sum - são uns bolinhos de carne (de porco e/ou camarão) envolvidos com uma massa oriental, cozidos no vapor. So yummy!

7) Ghermez Cupcakes
Level 5
Westfield Shopping Centre, 5oo Oxford Street - Bondi Junction. Tel.: + 61 2 9389-4600
http://www.ghermez.com.au/

E que tal comermos, de sobremesa, um delicioso Cupcake? Ao descer apenas um andar desse shopping, que já ganhou diversos prêmios pela qualidade de seus serviços, é possível se deliciar com Cupcakes de filme, da casa Ghermez Cupcakes.

O Cupcake é um bolinho feito em um copinho (cup) que possui uma cobertura cremosa que pode ser de diversos sabores: limão, morango, baunilha, framboesa, chocolate, café, etc. Esta casa possui Cupcakes que deixam os da Magnolia Bakery - famoso pela série Sex and the City - no chão. (Vou ter problemas com a Carol ao fazer tal afirmação...)

Yummy, yummy, yummy.

Bom, é isso...

Espero que quem tenha lido todo esse post tenha gostado, já que além de eu ter tentado escrevê-lo de forma informativo, é um registro de uma memória de viagem muito positiva. Se recomendo alguém viajar para Sydney? Certamente. Pena que é muito longe do Brasil... e do resto do mundo.

See you mate!

Beijos e abraços,

Twitter
@viverparacomer



1) Thai The Knot
32 McKeon Street - Maroubra Beach. Tel.: +61 2 9315-5822

2) Guillaume At Bennelong
Sydney Opera House - Bennelong Point. Tel.: +61 2 9241-1999
http://www.guillaumeatbennelong.com.au/home.html

3) The Bower Restaurant
7 Marine Parade - Manly. Tel.: +61 2 9977-5451

4) Barzura
62 Carr Street - Coogee. Tel.: +61 2 9665-5546
www.barzura.com.au

5) Hunter Valley
- Tempus Two Cellar Door: http://www.tempustwo.com.au/
- McGuigan Wines: http://www.mcguiganwines.com.au/
- Lindemans: http://www.lindemans.com/au/

6) Kam Fook Seafood Restaurant
Westfield Shopping Centre, 5oo Oxford Street - Bondi Junction. Tel.: + 61 2 9386-9889

7) Ghermez Cupcakes
Westfield Shopping Centre, 5oo Oxford Street - Bondi Junction. Tel.: + 61 2 9389-4600
http://www.ghermez.com.au/

2 comentários:

CajU disse...

Demais... esse ano vou pra Austrália se DEUS permitir... isso ae... muito boa a matéria... Vlw!!!

Henrique Cesar Tupper disse...

Valeu CajU espero que vc vá a Austrália e conte boas novas de lá.
Obrigado e abs.

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!