sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Belo Horizonte

Amigos e amigas,

o blog despontou em Belo Horizonte no feriado de finados. A foto abaixo, tirada do alto dos Mangabeiras, prova o porquê do nome "Belo Horizonte". Fomos recepcionados, muito bem, pelo casal, amigo do blog, Guilhereme e Silvia. Além da recepção calorosa do casal, tivemos diversas dicas do amigo do blog, Alexandre, natural de Minas Gerais, que ganhou o apelido carinhoso de "The Guide", com sugestões de passeios e, sobretudo, de bons restaurantes.


Entretanto, além de restaurantes, The Guide nos indicou diversos bares, já que Belo Horizonte é conhecido pela quantidade exorbitantes de bares.

Esse blog será diferente, pois estarei reportando sobre um pout pourri de restaurantes e bares. Além disso, escreverei pequenos comentários, principalemente, se vale ou não vale ir fazer uma visita a tais recintos. Na semana seguinte escreverei um pouco mais sobre os arredores de Belo Horizonte - em específico, de Ouro Preto e do Parque de Inhotim, em Brumadinho. Vamos lá, pois o pão de queijo nos espera!

1) Taste Vin


Restaurante francês localizado no bairro de Lourdes, muito bonito, aconchegante e chique. Reparei que na ala direita estão as mesas e na ala esquerda fica uma espécie de empório, onde a casa vende vinhos avulsos - de todas as partes do mundo. Quando o restaurante, digo a ala esquerda, fica cheia, a ala do empório passa acomodar alguns clientes que queiram jantar. O ambiente nesta ala é bem rústico, mas de muito bom gosto também!

Para começar pedimos ao garçon que nos trouxesse um vinho rosé, do produtor Casa Rivas, safra 2006 - 85% cabernet sauvignon, 10% carmenère e 5% merlot. As meninas naturalmente adoraram.


Em relação a comida, pedimos um souflê, que nos foi dito ser o carro chefe do restaurante. Pedimos um souflê de gruyère, muito leve e gostoso. O meu prato foi acompanhado por um belo medalhão de filet.

O jantar foi todo muito bom, agradável, mas na minha opinião e na opinião de todos que estavam conosco é que o preço cobrado pelo restaurante é muito alto. O casal local, inclusive, nos indicou de conhecer, antes do Taste Vin, o restaurante D'artagnan, também de comida francesa, por ser, segundo eles de melhor custo-benefício. No entanto, não havia mesa para nos abrigar para o jantar. Assim, resolvemos, ao sair do Taste Vin, comer uma sobremesa para conhecê-lo, no final da noite.

2) D'artagnan





O D'artangnan fica a 100 metros do Taste Vin, colado a um barzinho, muito simpático, chamado Tizé. Sentamos apenas para a sobremesa, e pedimos um petit gateau de doce de leite com sorvete de creme. Muito gostoso!




O restaurante é bem pequenino, mas tem alto astral, de modo que é necessário reservar se for em um grupo grande, pois ele estava todo reservado quando chegamos por lá, mais cedo para jantar.


3) Albano's






Bom, o Albano's não é um restaurante. É uma choperia de Belo Horizonte. Entretanto, há um chopp gelado (antártica) e as comidinhas que são servidas lá são de excelente qualidade.

Apoveitamos o buffet de antepastos de entrada e pedimos dois filet aperitivos - um com gorgonzola e o outro ao catupiry. Tudo sensacional.

O bar também é muito bonito. Logo na entrada você uma pequena câmera onde se encontram diversos pinguíns de enfeite. Chegeui a colclusão que os donos de bares no Rio de Janeiro devem ir a Belo Horizonte extrair idéias, de modo a melhorar a qualidade!




4) Parrilla del Mercado




Diz a lenda que o dono desse restaurante é uruguaio e começou vedendo churrasquinho em feiras de rua. Hoje ele possui diversos restaurantes, inclusive dentro dos melhores shoppings de Belo Horizonte.

Fomos no restaurante pioneiro que fica no mercado Distrital do Cruzeiro.

Pedimos de entrada algumas linguicinhas na brasa e morzilas. Como prato principal, atacamos num bife parrillero - que é um bife de chorizo com molho parrillero - arroz branco, batata assada com roquefort, pimentão assado e farofa. Ufa, ufa.


As mesas do restaurante estão sobre um platô, com muito verde em volta. As grelhas ficam no meio, onde os churrasqueiros estão dentro de uma espécie de bar/quadrilátero de vidro.

Tudo muito bom e gostoso!


5) Doces de Portugal





Aqui as mulheres perdem a linha: pastéis de Belém, pastéis de Santa Clara, quindins, ovos moles e tudo que você possa imaginar de doces portugueses, feitos à base de ovos, a casa oferece.



Imperdível!





6) Barraca de Pastel de Angú



Essa sugestão é para quem não tem frescura de experimentar comida de rua (a boa e velha fair street). Pois é, para as mulheres ir a feira de artesanato é um grande passa tempo. Para mim, apreciador de comidas de barraquinha, uma grande oportunidade. Fomos a feira no domingo, na famosa e consagrada feira da avenida Afonso Pena, e pude experimentar verdadeiro pastel de Angú.

Achei gorduroso, pesado, mas gostoso! Valeu pela experiência. Me relataram depois que há em todos os bares este pastel de Angú também.


Por último, cito a rede Verdemar. Fomos ao shopping Diamond Mall (dos mesmos proprietários do Barra Shopping). No primeiro andar deste shopping há um empório e padaria chamado Verdemar. De frente para o empório há um café e pizzaria chamado Verdemar também. A dica do Guilherme para os turistas é comprar um pão de queijo do empório Verdemar - que na opinião dele é o melhor pão de queijo de Belo Horizonte - e beber um chopp da Krug bier no café Verdemar.

Fizemos isso. Chegeuei a beber o chopp Golden Ale, mais encorpado e cremoso, e o Amber, escuro feito à base de malte torrado. Recomendo mais o Golden Ale. No tocante ao pão de queijo, miam miam, tem gosto de queijo mesmo!

Vale lembrar que a Krug Bier é uma microcervejaria que também possui um bar em Belo Horizonte e faz muito sucesso.

Semana que vem termino a saga Belo Horizonte e arredores, com destaque para o parque de Inhotim! Bom, não vou adiantar... Quem viver verá!

Não se esqueçam que o Viver Para Comer
está no Twitter: @viverparacomer

Ah, e pelo amor de Deus, alguém avise ao governador de Minas Gerais que esse aeroporto de Confins fica literalmente nos "Confins" do mundo. É necessário, praticamente, viajar para um outro Estado!



Beijos e Abraços



1) Taste Vin
Rua Curitiba, 2015 - Lourdes - Belo Horizonte. Tel.: (31) 3292-5423

2) D'artagnan
Rua Tomás Gonzaga, 607 - Lourdes - Belo Horizonte. Tel.: (31) 3295-7878

3) Choperia Albano's
Rua Pium-i, 611 - Anchieta - Belo Horizonte. Tel.: (31) 3281-2644

4) Parrilla del Mercado
Rua Ouro Fino (Mercado Distrital do Cruzeiro), 452 14 - Cruzeiro - Belo Horizonte. Tel.: (31) 3225-5507

5) Doces de Portugal
Rua Santa Rita Durão ,949 - Savassi - Belo Horizonte. Tel.: (31) 3261-5772

6) Barraca de Pastel de Angú
Feira de domingo na Avenida Afonso Pena - das 7h até às 14:00h. Tem que procurar a barraca, afinal isso é uma feira.

7) Café e Pizzaria Verdemar e Empório e Padaria Verdemar
Shopping Diamond Mall
Av. Olegário Maciel, 1600 - Lourdes - Belo Horizonte. Tel.: (31) 3292-9071 Ramal 102

8) Choperia Krug Bier
Rua Major Lopes, 172 - São Pedro - Belo Horizonte. Tel.: (31) 2535-1122

5 comentários:

Sil disse...

Henrique, saudades de vcs por aqui. Já estamos começando a testar novos endereços para a próxima vista. Abraço!

Henrique Cesar Tupper disse...

Oi Silvia,
vamos preparar a nossa aventura em Tiradentes. Que tal?

Mande um abarço para o Guilherme.
Beijos

Carol disse...

Reforço a dica do petit gâteau de doce de leite do D'Artagnan.... é quelque chose!!
Quem nos deu o caminho das pedras foram nossos anfitriões Silvia e Guilherme!

Unknown disse...

Olá Henrique.Quando voltar a Belo Horizonte venha visitar o bistrô Sonho Gourmand.Um lugar especialmente elaborado para atender com toda elegancia e carinho.Venha nos fazer uma visita e saborear nosso cardápio que prioriza materia-prima de altissima qualidade e preço muito justo.

Abraço
Bistrô Sonho gourmand
Rua Congonhas 527 - Santo Antônio
2531-7441

Henrique Cesar Tupper disse...

Oi ANdre,

bom sabe de novas opções em Belo Horizonte. Pretendo voltar em breve. Certamente, vou te fazer uma visista. abs

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!