sábado, 24 de novembro de 2012

Rei do Bacalhau do Encantado

Amigos e amigas,

no feriado do Zumbi, combinamos com mais dois casais de amigos de comer um peixe. A idéia inicial era ir a Guaratiba.  Mas, como as meninas alegaram que era muito longe, acordamos de comer um bacalhau.

Mas aonde também? Primeiramente, fechamos em ir no Adegão Português de São Cristovão. No entanto alguém levantou a hipótese de irmos ao Rei do Bacalhau do bairro do Encantado.

É difícil, para quem não conhece, chegar até lá porque há muitas vielas, e rua transversais bem pequenas. Mas depois de olharmos no mapa e pegarmos a linha amarela, chegamos com bastante facilidade. (acho que foi na saída 3). O Encantado pertence a região administrativa do Grande Méier, juntamente com o bairro da Piedade.

Algumas pessoas já haviam me dito que o Rei do Bacalhau do Encantado é onde se encontra o melhor bacalhau do RJ.

Chegamos cheio de expectativa e o garçom nos recebeu com muita simpatia e cordialidade. O restaurante é simples por dentro, principalmente se for comparado com o Adegão de São Cristovão.

Pedimos, para iniciar, 12 bolinhos de bacalhau e uma garrafa do vinho verde português Casal Garcia.

Sem brincadeira, foi o melhor bolinho de bacalhau que eu comi até hoje. Consistência perfeita e com alguma crocância, o bolinho ainda foi servido juntamente com um azeite de alho que tornou a entrada em um verdadeiro manjar.

O bolinho fez tanto sucesso que renovamos o pedido: pedimos mais 12!

O vinho agradou.  E bastante refrescante, transformou a espera do prato principal em uma verdadeira comoção gastronômica.

Pedimos 3 bacalhaus na brasa e modificamos algumas guarnições.

No entanto, o bacalhau desapontou. Salgado em demasia, algumas meninas não suportaram todo o lombo que foi partilhado.

Pra mim mesmo, que adoro um pouco a mais de sal, no final estava difícil de suportar.

Conversando com algumas pessoas que são fiéis ao Rei do Bacalhau, mais tarde, me foi dito que realmente nós não tivemos muita sorte. Sinceramente acredito, pois era notório que a qualidade do bacalhau servido era ótima: o bacalhau se desmanchava em lascas inteiras!

Após o prato principal, fizemos a festa com diversos doces portugueses: barriga de freira, quindim, pastel de belém. Algumas pequenas críticas  (a barriga de freira, em particular, que estava um pouco dura), mas, no geral, os doces foram devorados com bastante alegria.

Independente dos percalços, foi um agradável almoço e todos prometeram voltar em uma próxima oportunidade: o que no fim das contas, é positivo!


Beijos e abraços,


Twitter/Instagram
@viverparacomer

Rei do Bacalhau do Encantado
Rua Guilhermina 596 - Encantado.
Tel.: (21) 2289-7246 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!