sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Brasília

Por Carol

Quem nunca foi a Brasília para uma reunião de trabalho, já pode ter passado na cidade quando ia de férias para a belíssima Chapada dos Veadeiros ou, simplesmente, quando teve interesse em conhecer a capital do país com sua arquitetura moderna... O meu caso não foi nenhum desses, mas nem por isso motivo menos nobre: fui visitar meu querido irmão, que habita a cidade há quase dois anos por ter passado num concurso público!

A vida em Brasília é bastante diferente da vida no Rio ou em São Paulo... quer dizer, acho que lá – os brasilienses podem me corrigir, se eu estiver errada – as pessoas vivem entre casa e trabalho, mas acredito que a vida gastronômica esteja crescendo nos últimos tempos. Inclusive, é um mercado promissor, já que há demanda para isso: pessoas do país inteiro com poder aquisitivo para consumir e sem que a cidade tenha muitos outros atrativos – achei a parte cultural bem fraca também e acho que a construção de um bom teatro seria um empreendimento de sucesso. Bem, impressões à parte, vou falar do que conheci de comida e aprovei por lá...







Destaco o Coco Bambu, um restaurante de frutos do mar do Nordeste que foi parar (que bom!) em Brasília. Pedimos os pastéis (clássicos) de entrada (é quase um almoço!) de queijo coalho e de camarão com um molhinho de ervas. Como principal, por já termos comido pastéis grandes, deu perfeitamente para pedir um prato de camarão ao Thermidor – que é feito com um molho à base de mostarda, champignon e bechamel – para quatro pessoas. Claro que ficou um espacinho para a sobremesa, que, vou dizer, estava divina! Destaco o petit gâteau de doce de leite com sorvete de creme.





Outra dica gastronômica de Brasília é o bistrô francês Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier. Muito charmoso, fica num bairro bem parecido com os do Rio, ou seja, não tem tanta cara de cidade planejada como os outros de Brasília. Pedi um croque Monsieur com salada delicioso! Quiches e crepes também foram pedidos e apreciados. A sobremesa é que deixou a desejar... olhando aquela vitrine de doces encantadora, escolhi uma tartelete de limão, mas, sinceramente, acho que não estava fresquinha. Uma pena, mas não fez com que a graça do lugar, à luz de velas, fosse desfeita. Havia macarrons bem bonitos para levar pra casa, mas resisti à tentação! rs







A última dica preciosa é a Hamburgueria Gourmet. Você escolhe dentre os muitos tipos de carne para hambúrguer, queijos e outros adicionais – como cebola ao shoyo –, que você pode acrescentar ao seu sanduíche. As batatas para acompanhar podem ser as fritas clássicas ou as noissetes, que foram a minha pedida (acertada!). Para a sobremesa, pode tomar um sorvete italiano Diletto, vendido na casa – e que também pode ser encontrado no Shopping Iguatemi, que é o must!


Ah, só pra finalizar, adorei dois passeios que meu irmão nos levou: Igreja Dom Bosco (vitrais lindos!) e o Pontão, local à beira do Lago Paranoá com restaurantes simpáticos, muitos com música.

Vale a visita à nossa capital, que, apesar de ser criticada por muitos, tem coisas bem interessantes para fazer e comer! :-)

Boa viagem!

Twitter
@viverparacomer

Coco Bambu
SCES Trecho 02 Conj. 36 - Icone Parque, Brasília, DF. Tel:(61) 3224-5585.

Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier
104 Norte, bloco A - loja 26, Asa Norte, Brasília, DF. Tel: (61)3326-1135.

Hamburgueria Gourmet
Shopping Deck Brasil, SHIS QI 11 - loja 33, Brasília, DF. Tel: (61)3248-0386.

3 comentários:

Caio Figueiredo disse...

Adorei o post, pois apresenta agrados gastronomicos pra quem tem que passar por alguns dias ou anos de Brasília. hehe
Bjs.

Unknown disse...

gostei do post, fez justiça às nossas experiências gastronômicas no distrito federal! pode deixar, caio, vamos te visitar mais vezes e aproveitar mais dos agrados gustativos de brasília, haha!

igueiredo disse...

Muito legal o post!!!!!!!!!!!
Como tb participei do passeio, garanto que, além destes locais citados, temos mto mais a curtir em nossa capital...como os famosos sanduíches da Marieta...RSRSRS

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!