domingo, 16 de agosto de 2009

Manhattan Picadinha

Amigos e amigas,

resolvi fazer em um único post o que eu talvez fosse escrever em quatro. Não porque não valha aprofundar sobre estes restaurantes, mas simplesmente para não alongar demais os posts sobre Manhattan.

Aliás, poderia escrever sobre outros restaurantes de Manhattan, mas acredito que eu escolhi estes aqui para dar uma panorâmica. Quem quiser saber mais, o melhor mesmo é viajar até Manhattan e se aventurar...

Adianto que este post será um pouco diferente, pois não terá tantas "resenhas moles", ou soft summary, como o amigo do Blog Chiquinho costuma comentar. No entanto, tentarei dar uma recomendação sobre diversos restaurantes de diversos estilos, sem deixar de comentar sobre a atmosfera geral de cada um, okay?

1) Restaurant Charles

Mais uma dica da Chiquinho's friend: do lado de fora, o restaurante parece meio assustador, pois atualmente está cheio de andaimes no entorno de sua calçada e, ao mesmo tempo, o restaurante é todo coberto de jornais.

A explicação para os jornais foi dada a nós por um local que alegou que o restaurante sofreu uma grande crítica de um jornal. Para se vingar, Charles se "cobriu" de jornais concorrentes que falavam bem dele.

Dentro, o restaurante é bem escurinho, frequentado por jovens, e com uma comida contemporânea bem caprichada. Rola um rock and roll, como som ambiente, para ninguém que gosta do estilo colocar defeito.

Destaque para a entradinha da casa que são umas torradinhas com tapenade de azeitonas pretas.


Detalhes: (1) O restaurante só funciona para jantar e só pode se fazer reservas por email. Não abre aos domingos. (2) A rua em que ele é localizado, no West Village, é muito bonita e há vários outros restaurantes interessantes. Mesmo para aqueles que não queiser se aventurar no Charles, vale anotar o seu endereço e passear por aquela região, que fica próxima de diversos outros pontos famosos, inclusive do histórico clube de jazz Village Vanguard.

Anotem o site, onde se encontra o email para se efetuar reserva na casa:

http://www.restaurantcharles.com/

Este restaurante é considerado um secret spot até mesmo para os novaiorquinos.

2) BuddaKan

O Buddakan é um asiático com decoração super chique - também indicação da Chiquinhinho's friend.


Confesso que eu não sou um especialista em comida asiática, mas diria que este restaurante é bom até para quem não quer jantar, pois há um amplo bar onde é possível beber alguns drinks ou alguma cerveja.


Fica localizado no badalado Meatpacking District. Para as meninas que são fãs do Sex and The City, vale a pena conhecê-lo, nem que seja para tomar um Cosmopolitan, já que foi nele que foi filmado o jantar de noivado da Carrie, que acontece no filme da série.

3) Spice Market

Também localizado no Meatpacking District e também asiático. Menos chique que o anterior, mas também sofisticado. Além de restaurante e bar, tem clima de pré-night nas sextas e sábados. Conta com dois bares, um no primeiro andar e o outro no subsolo. Vale a pena também ir só para bebericar, sem necessariamente jantar. Aliás, recomendo a cerveja tailandesa da casa - só não me perguntem o nome, pois realmente não me lembro!




Há dois bares - um no primeiro andar e o outro no subsolo. A qual dos dois bares devemos nos dirigir?

A resposta é dada por um local:
"sempre que houver dois bares tente ver para onde os locais estão indo. Geralmente, são os bares dos andares superiores."

- Mas, por quê? Os locais sabem que nos andares de cima os preços das bebidas alcóolicas são mais baratas. Só isso!

O Spice Market não foge à regra: o primeiro andar possui mesas de jantar para quem reservou com antecedência - hábito dos locais - e, assim, possui um bar de apoio para as pessoas que fizeram reserva aguardarem a sua mesa. No subsolo, estão as mesas de jantar destinadas às pessoas que não fizeram reserva - coisa de turista - e, assim, um bar de apoio.



É estranho uma mesma casa ter a mesma cerveja com preços diferentes sendo vendidas em ambientes próximos, mas é isso mesmo o que acontece.

Eles estão errados? Não, pois estão no país deles, sob as leis deles, e as normas e condutas que eles definiram. Se você for um viajante que busca entender a cultura e não um turista que só quer saber das coisas mais cômodas, você entenderá tais diferenças.

Não vou comentar a comida, pois não entendo de comida asiática, no entanto, posso garantir que é muito boa e que foi o único restaurante que fui duas vezes durante a minha estadia. Em resumo, achei-o muito bom. Destaco os espetinhos de entrada, os mariscos (também entrada) e o pato, como principal. De doce, uma irresistível sobremesa com sorvete de chá tailandês!

4) Carmine's

Quando fomos ao Carmine's pudemos ver muitos brasileiros no restaurante - desde famílias grandes a casais, como nós. Há diversos Carmine's espalhados por Manhattan, mas nós fomos no que fica próximo ao Times Square, no Theater District, sendo uma boa dica para o pós-teatro ou o pré-teatro.



O Carmine's, como o nome já deve ter dado uma pista, trata-se de um restaurante de massas. Pedimos um raviole sensacional, em larga porção que dava para até três pessoas.

Sem dúvida nenhuma o Carmine's se enquadra no BBB - Bom, Bonito e Barato.

O garçon que nos atendeu era, sem dúvida nenhuma, um ator performático. Quando lhe disse que o Portobello servido era um "verdadeiro Portobello", ele me respondeu cheio de graça de bate pronto:

- Yeah, we really don't serve plastic...

Além de tudo, divertido!

Obs: reparem na foto do restaurante, o dito cujo é este sentado na mesa das senhoras - com seu jeito debochado e simpático, o garçon sentou ao lado de uma das senhoras, que estava mais calada, para bater papo com ela... é claro que elas o adoraram!


Bom, de sobremesa, fica como dica o tartufo de chocolate.

5) The Real Hot Dog

Ir a Nova Iorque e não comer um "real Hot Dog" é a mesma coisa que não ir a NY. A cada esquina existe uma carrocinha de Hot Dogs. Além das carrocinhas, um gande clássico de lá é o Gray's Papaya.








Imperdível!


Espero que tenham gostado deste post cheio de dicas com os mais diversos tipos de comida e restaurantes.

Beijos e Abraços


Restaurant Charles - 234 West 4th Street (Corner of West 4th & West 10th Streets), Manhattan, NY

Buddakan - 75 9th Avenue, Manhattan, NY 10011-7006, Tel. (212) 989-6699.

Spice Market - 403 West 13th Street (Corner of 9th Avenue), Manhattan, NY 10014. Tel. (212) 675-2322.

Carmine's - 200 West 44th Street (Theater District), Manhattan, NY, Tel. (212) 221-3800.

Gray's Papaya - 539 8th Avenue at 37th Street, Manhattan, NY.

Um comentário:

Unknown disse...

Super indico Spice Market e Charles!
Outro de que gostei muito tb foi o Table 8 - fica num hotel, na Clinton Street, se não me engano. Comida deliciosa e atendimento nota dez!

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!