sábado, 29 de agosto de 2009

Comendo no Verão Europeu - Hossegor e Barcelona

Amigos e amigas,

o nosso blog despontou na Europa. Dois amigos do blog resolveram fazer uma surf trip no verão europeu, mais especificamente na costa atlântica da França. Como resultado, os dois trouxeram relatos de duas preciosidades para o Viver Para Comer!

Farei uma breve apresentação dessa aventura:

Nossos protagonistas:

- João Villela, que é cineasta, roteirista e, sem dúvida nenhuma, um poeta. É o melhor soul surfer de Ipanema da atualidade.

- Ricardo Torres, que, além de mestre em economia pela PUC, trabalha atualmente na indústria fonoaudiográfica de Barcelona.

Nossos cenários:

- Hossegor, França: considerado o melhor beach break de surf do mundo. Foi lá onde o lendário Tom Curren se refugiou quando foi casado com uma francesa. Eu particularmente conheço a cidade, que, na minha opinião, é junto com Biarritz, também localizada na França, uma das cidades mais interessantes de surf que já conheci.
Quem deseja ir a França, mesmo que não surfe, deveria conhecer essas cidades em Landes - a algumas horas dos melhores vinhos da França, ou seja, da cidade de Bordeaux.

- Barcelona, Espanha: a cidade em que todos os europeus sonham em viver. Além de tudo, o Ricardo, que habita por lá há anos, jura de pé junto que tem boas ondas vindas Deus sabe lá de onde, no mar mediterrâneo.

Bom, segue a resenha européia, escrita pelo João, com a colaboração do Ricardo.

"Como admirador do blog tive a idéia de aproveitar a minha surf trip pelo sul da França e Espanha com o Ricardo para falar de dois restaurantes nos quais comemos.

1) Le Napoli - Hossegor, França


É um restaurante que apesar do nome, não é inteiramente italiano, sofre influências da culinária francesa e espanhola. No verão às vezes é complicado conseguir mesa, e por isso é bom chegar ou cedo ou tarde, mas cuidado que a cozinha fecha às onze. Da última vez que eu estive aqui, há dois anos atrás, guardei boas recordações.

Pra começar pedi uma Salada de Presunto de Parma (ou Jambon Ibérico) com torradas com molho de tomate, tipo brusqueta. Para beber pedimos cerveja na pressão porque estávamos precisando de algo refrescante depois do surfe, mas vale lembrar que estamos a uma hora de Bordeaux, e um vinho é sempre uma boa pedida por aqui.


O Ricardo pediu a Salada Camembert Ranchero, um camembert rústico inteiro derretido, acompanhado de uma salada de alface e tomate. Excelente o prato, apesar de ser um pouco pesado para comer sozinho, pois estamos falando de muito queijo. Perfeito para dividir. Soubemos depois por uma amiga francesa, que trata-se de uma das especialidades do local. A cerveja na pressão, o nosso chopp, era ótima, e como aperitivo, te servem uma porção de amendoim grátis para acompanhar.

Como prato principal eu pedi um Entrecôte com molho de Champignon e Espaguetti. Estava ótimo e olha que eu estava com bastante fome e o prato me satisfez completamente. O Ricardo pediu uma pizza, que era também uma das especialidades da casa. Igualmente boa, feita no forno à lenha.

Pedimos sorvete de chocolate artesanais para fechar. Tudo bem feito e de bom sabor.

2) Restaurante Gravin - Barcelona, Espanha.

Esse restaurante fica próximo ao bairro gótico de Barcelona. Um lugar de construções antigas, parte de Barcino, a Barcelona medieval, na qual carro não entra. É um italiano pequeno, bem roots. Inclusive todo o staff é italiano.


O mais agradável é sentar no lado de fora, mas às vezes é difícil conseguir uma mesa. Para beber pedimos um Lambrusco, típica bebida italiana do verão, um espumante local. Pra começar pedi um Spaguetti à Carbonara, que estava bem gostoso. Com a pasta al dente e pedacinhos de presuntos fritos. Depois pedi um Entrecôte. A carne veio bem passada demais pra o meu gosto.


O Ricardo comeu de entrada uma Salada Caprese, com mussarela italiana, de primeira qualidade e cortada em tiras bem finas. Em seguida, comeu seu prato favorito do local, um Risotto al Funghi con Gorgonzola.

De sobremesa, preferimos tomar um sorvete na rua. Recomendo. É um italiano honesto que satisfaz, com bom atendimento e bom preço.

Bom, é isso, Viver pra comer(bem)!

Um abraço do amigo,

João Villela

Colaboração Ricardo Torres"

Muchas gracias, Ricardo; merci beaucoup, João!
Espero em breve ser convidado para ir à casa do Ricardo em Barcelona e aproveitar para revisitar esse paraíso do surf europeu!

Beijos e abraços.

ps. Começa essa semana em São Paulo o Restaurant Week. Entre eles o Antiquarius e o Porto Rubayat a preços módicos. O festival vai até o dia 13 de setembro. Quem viver, comerá!

1) Le Napoli: 755, Avenue de la Grande Dune - Centre Ville, Hossegor, França. Tel.: 05 58 43 77 31

2) Gravin: Carrer Rera Palau 3-5 - El Born, Barcelona, Espanha. Tel.: 9 32 68 46 28

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!