domingo, 14 de dezembro de 2008

La Sagrada Família



Terça feira passada combinamos de ir, em mais um desses almoços comemorativos de fim de ano, à Majórica. Infelizmente, o grupo furou! Mas, eu, Gaúcho e o Mottinha continuamos firmes para almoçar em algum bom local. Propus que fôssemos ao La Sagrada Família - um restaurante de propriedade da família do meu amigo Daniel Pinho. A minha proposta foi rapidamente aceita. E, assim, às 12 hs já estavamos a caminho da rua do Rosário.



O La Sagrada Família fica em um casarão antigo, reformado, com dois andares. Na verdade o primeiro salão fica em um segundo andar e é preciso subir até lá através de uma escadinha. Neste primeiro andar possui um bar onde é possível aguardar as pessoas que ainda não chegaram. Nada de muito espaço, o que faz aglomerar muita gente após 12:30, já que o restaurante é muito concorrido.



No tereceiro andar há um salão bem maior, mais comprido e onde a luz solar invade as janelas e aparece com mais clareza. Também possui um bar, mas este atende apenas aos garçons. A decoração à base de posters do Gugehein Museum, de Chagal, Dali, Monet, Van Gogh faz o colorido das paredes juntamente com os diversos pratos da boa lembrança - associação da qual o restaurante faz parte.

Ao sentarmos na mesa o nosso decano, Mottinha, com toda a sua sabedoria nos presentiou com a sugestão de almoçarmos desfrutando de um vinho rosé. Aceitamos sem titubear. Mas, o seu pedido foi realmente supreendente para todos nós, pois o vinho escolhido era de excelente qualidade: Viña Chocalán, Rosé, 2006. Feito à base de uvas Sirah e Petit Verdot, este vinho foi eleito o melhor vinho rosé do Chile em algumas degustações às cegas. Servido gelado, ele foi degustado com muito prazer por todos nós.



Vale ressaltar o savoir-vivre do Mottinha: não apenas gosta de um bom vinho, ou de um bom prato, como também gosta de uma boa resenha - o que é mais importante, na minha opinião, para podermos aproveitarmos, de modo completo, um almoço de excelente qualidade. Como eu costumo falar, com uma resenha frouxa, ou seja com um papo fluido, podemos transladar de um assunto para outro sem nenhum desgaste. E essa resenha frouxa o Mottinha não apenas possui, como exibe, sem nenhum tipo de ostentação ou vaidade. Mottinha, valeu a indicação do Viña de Chocalán, que, sem dúvida nenhuma, foi magnífico.



No tocante à comida, vale comentar que nós três pedimos o mesmo prato: "Gnocchi ripieno", que é na verdade um gnocchi de aipim recheado de ricota e salsinha, e croûtons de peito de frango, aos molhos de queijos e de tomates frescos. Perfeito! No prato, a estética visual é impressionante, pois a metade do prato possui uma coloração vermelha (devido ao tomate) e a outra metade possui uma coloração branca (devido ao molho de queijo). Você começa a saborear este prato com os olhos! O mais importante é que o gnocchi combina perfeitamente com o vinho rosé escolhido!

Em resumo, foi uma grande terça... Um bom restaurante, boas companhias e um bom vinho!

Infelizmente, o La Sagrada Família não é muito próximo do meu trabalho, pois com os seus preços acessíveis e a sua qualidade... Bom, este é o tipo de restaurante em que a gente vai dia sim e no outro dia também.

Um beijo e um abraço.



Rua do Rosário, 98 - sobrado, Centro - Rio de Janeiro (Tel. 2252-2240)

Um comentário:

Gustavo Kreuzig Bastos disse...

E aí HC?

Bacana o seu blog. Tb adoro ir a bom restaurantes.

Gostei das suas dicas, vou conferir.

Convido-o a visitar agora o meu blog a partir de www.ortosite.com.br

Abraço,

Gustavo Bastos

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!