quinta-feira, 19 de junho de 2014

Filosofia de Florença

Amigos e amigas,

A nossa segunda parada na Itália foi na cidade de Florença. Graças ao Airbnb, ficamos em um apto no "rive gauche" de Florença, à esquerda do rio Arno, fora do centro histórico. Recomendo para quem quer ter uma base na Toscana e visistar as diversas cidadelas de trem, ou mesmo de carro - o nosso apto tinha uma garagem incluída.


Atravessando uma das pontes sobre o rio Arno

A pé, estávamos a cerca de 10/15 minutos de qualquer ponto do centro histórico. A nossa hostess nos alertou que, além de supermercado, padaria e farmácia, a praça ao lado do prédio (Piazza Torquato Tasso) estava repleta de excelentes restaurantes que, segundo ela, atraíam poucos turistas e muitos moradores locais.



Toda hora é hora para um bom gelato.

Isso sem dúvida foi uma grande vantagem, pois realmente os restaurantes eram extremamente bons e relativamente mais baratos, comparados com os do centro histórico. O ponto negativo era que estes restaurantes não possuíam cardápios e garçons bilingues: o que dificultou a compreensão dos pratos.

Mais uma vez o blog Comer e Coçar nos ajudou, pois há um post dedicado às comidas típicas da Toscana. Lardo, fegatto, presunto toscano, tagliata, torta da nonna, cantucci etc estão super bem detalhados no post da Danielle Bispo.

Dessa forma, as minhas experiências são impregnadas pelos restaurantes do bairro de San Frediano - o bairro que ficamos em Florença.

Café Gilli: vá de chocolate quente no inverno.


O primeiro restaurante onde a gente parou para recuperar as energias (das "andanças históricas") foi o Camillo Trattoria. O restaurante fica a poucos passos da ponte Vecchio, de modo que é frequentado por turistas que ficam no centro histórico. Já na porta havia um adesivo colado do guia Michellin, alardeando que se tratava de um restaurante badalado.

Tortellini de carne do Camillo Trattoria


Cantucci com vin santo "a pior sobremesa de todas."

Olha, a comida era boa, mas nada excepcional - se comparado com os restaurantes que fomos posteriormente em San Frediano.

Pedimos de entrada Lardo, que veio servido em torradas. Em seguida, um tortellini de carne. O destaque foi o Brunello de Montalcino, possível de degustar a preços módicos, mesmo em taças.

De sobremesa, dividimos um Cantucci com vin santo: um bscoito super duro que deve ser umedecido em um vinho licoroso. Após quase quebrarmos todos os nossos dentes, a especialista de sobremesas, Carol, me disse que foi uma das piores sobremesas que ela havia comido na viagem...


Brunello de Montalcino no mercado: R$ 81,00


Fomos em muitos restaurantes em San Frediano, como já disse, mas vou destacar apenas dois:

A BBQ Trattoria  Barbecue é a churrascaria da região: recém aberto, é super concorrido por jovens e famílias jovens que moram nos arredores. Com uma verdadeira churrasqueira a carvão, ela faz o que promete: um verdadeiro churrasco nas tradições do interior. "Un Angolo di Campagna in San Frediano".  Com atendimento bem simpático feito pelos próprios donos, que fizeram questão de conversar com todos nas diversas mesas, todos se sentem acolhidos. Vale ressaltar que havia muitas mesas falando inglês e uma em francês - ou seja, mesmo recente, atrai bastante forasteiros.


Entrada de bruschettas mistas do BBQ Tratttoria


A melhor Tagliata.


Italian Hamburguer style.

Comi um hambúrguer, feito na grelha, e Carol, uma tagliata acompanhado de batata dourada.

O segundo restaurante em que fomos na praça Torquato Tasso, geminado ao BBQ Tratorria, é o Al Tranvai. Diversos jovens locais frequentam o restaurante apertado nos fins de semana. Tivemos dificuldade para nos sentarmos. Acredito que foi a melhor comida que experimentamos em Florença e o vinho da casa é muito bom - diferente de alguns restaurantes italianos, o vinho da casa não está estocado em um tonel e sim estão em garrafas normais de vinho. Quando pedimos, era um Chianti.

O cardápio não tinha tradução e estava afixado em quadro negro escrito a giz. Pedimos de entrada uma torrada com fegato (patê de figado) e, como principal, uma tagliata di manzo (filet cortado em tiras) acompanhado de salada e um fileto di maiale (carne de porco) e carciofi fritti (alcachofras fritas).



Não saca nada de italiano? Vá ao blog "Comer e Coçar"

Essa restaurante também tinha um clima jovial, frequentado por jovens famílias locais, e com uma comida despretensiosa e bem gostosa.



Crostini di Fegato do Al Travai.



Tagliata com salada: simples e gostoso.


Filetto di Maiale com carciofi Fritti: super duper!

Também fomos a diversos restaurantes dentro do centro histórico de Florença. No entanto, destaco o café que nos apoiou sempre que o frio apertava: Caffé Gilli. O chocolate quente deles é imperdível. Mas há diversos doces apetitosos. A melhor torta da nonna que comi foi lá!

Florença é uma cidade fantástica com diversos museus, igrejas e atrações - aliás, de passeio turístico, recomendo visitar o Palácio Médici Riccardi e a Escola de Couro de Florença. Também é uma cidade central para visitar as pequenas cidades da região da Toscana, como, por exemplo: Lucca, San Gimignano, Lucignano, Arezzo, Cortona, Pisa e Siena. E, além de tudo, oferece diversos tesouros gastronômicos aos mais atentos.



Em San Gimignano, 
celebre a vida com taças de Vermaccia

Vale ou não vale esfregar a mão no focinho do Porcellino para voltar?

Beijos e abraços,


Camillo Trattoria
Borgo S. Jacopo, 57/R Torquato Tasso 14r -Florença 
Tel.: (39) 055 212 427

BBQ Trattoria
Piazza Torquato Tasso 9/10R - San Frediano -Florença 
Tel.: (39) 055 512 0376

Al Tranvai
Piazza Torquato Tasso 14R - San Frediano -Florença 
Tel.: (39) 055 225 197

Caffé Gilli
Via Roma 1/R -Florença 
Tel.: (39) 055 213 896

2 comentários:

Paula disse...

A Itália é uma delícia mesmo! E como se come bem,né? Nossa! Saudades de lá!
Bjs

Henrique. disse...

Oi Paula,
Não só em Florença, mas na região toda. Comprei uns queijos e salames maravilhosos. Alguns eu trouxe, rs.

Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!