Amigos e amigas,
o centro do Rio possui diversos restaurantes datados, com cara de que estão há muito tempo por lá, e que provavelmente não sofreram nenhuma reforma desde que abriram. Se isso pode soar como crítica, também podemos rotular tais restaurantes como "tradicionais".
O Restaurante Alentejano, antigo restaurante Timpanas, é um desses casos.
Restaurante tradicional do centro do Rio, ele é um contraditório para quem almoça na cidade - quem trabalha no centro, geralmente precisa almoçar rápido para voltar ao trabalho. E, assim, é muito comum os restaurantes do centro terem um ritmo acelerado no serviço. Não no Alentejano, onde o pedido caprichosamente demora.
Olha... Isso pode ser ruim, como também pode ser bom.
Tal demora forçosamente faz com que você se desligue um pouco mais da sua rotina de trabalho, converse mais no almoço e desfrute de uma taça de vinho, se for possível.
Mas, se tiver com pressa, é melhor ir em um outro establecimento.
O bolinho de bacalhau que é oferecido a todos de entrada não tem uma regularidade: ja comi excelentes bolinhos, mas, também, muitos ficaram a desejar.
Fomos lá na última semana que passou, em um grupo grande, pedimos diversos pratos: panelinha de risoto de camarão (ver foto abaixo); camarão ao brie com arroz de brócolis e batata sauté, posta inteira de cherne com brócolis, e um filé de cherne com arroz de camarão e batatas coradas.
A panelinha de risoto de camarão, embora muito gostosa, definitivamente não era um risoto característico. Sinceramente, não sei porque diversos restaurantes insistem em chamar de risoto qualquer arroz que venha acompanhado de alguns ingredientes.
O camarão ao brie também estava muito bom. No entanto, poderia dizer que o camarão era mais ao molho branco do que propriamente ao brie.
O filé de cherne acompanhado com arroz de camarão me pareceu o prato mais equilibrado dentre todos que eu provei - não provei a grande posta de cherne com brócolis.
Entre erros e acertos, o Alentejano é sim um restaurante tradicional, que há anos atrai comensais na cidade. Há anos oferece um espaço para grupos que querem mais do que almoçar... Querem se confraternizar. Por isso acredito que o Alentejano vai ficar lá por muito mais tempo... Sem mudar nada.
Beijos e abraços,
Twitter
@viverparacomer
Restaurante Alentejano
Rua São José, 76 - Centro.
Tel.: 2533-4264
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Henrique Cesar Tupper
- Olá, sou carioca e um grande apreciador de um bom prato. Com este intuito, tentarei escrever as minhas impressões sobre os restaurantes em que eu vier a comer - descrevendo qualidades e defeitos de cada um. Caso tenha o interesse de complementar as minhas opiniões, por favor, não deixe de contribuir. Restaurantes bons devem ser vangloriados, enquanto restaurantes ruins devem ser evitados. Não concorda? Então, vamos lá... Mãos ao garfo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário