
acabei de assistir ao filme Julie & Julia, da diretora Nora Ephron. Não resisti e resolvi escrever um pouco sobre este filme gastronômico.
Nora Ephron é uma escritora e diretora/roteirista clássica de filmes novaiorquinos como Mensagem Para Você, Harry e Sally, A Feiticeira, Sintonia de Amor e outras coisas. Talvez ela tenha se especializado em filmes leves, femininos...
Em Julie & Julia, Nora repetiu a fórmula - uma estória água com açúcar (açúcar francês), uma grande estrela (no caso, Meryl Streep) e temperado com algumas cenas cômicas. A diferença é que este filme é baseado, não em apenas uma, mas em duas histórias reais.
Julia Child é uma norteamericana, dona de casa, que vai morar na França em 1949. Julie Powell é uma norteamericana que está insatisfeita com o seu trabalho em NY.
Julia decide aprender a cozinhar, na França da década de 1950, se apaixona pela gastronomia e escreve uma bíblia sobre a cozinha francesa - este passa a ser o livro de culinária mais importante das donas de casa dos EUA.

Julie, moradora do Queens em NY, resolve em 2002 se ocupar com um blog de comida, o Julie/Julia Project, onde ela tem a missão de registrar as experiências ao realizar as mais de 500 receitas que Julia havia escrito na França.
O melhor do filme foi mostrar descoberta da atividade que mais dava prazer as duas personagens principais - a gastronomia - intercalando a França 1950 com a NY de 2002. E, realmente a diretora teve qualidade pra equilibrar estas duas histórias pois, se a gastronomia hoje é um assunto baladado, Julia Child foi uma pioneira a enfrentar as críticas e preconceitos de seguir as aulas no lendário Le Cordon Bleu.
Meryl Streep, que interpreta a Julia Child, está impressionante. Ela conseguiu incorporar o mito - inclusive a voz de taquara rachada que Julia possuía. (Veja na foto abaixo, as similaridades entre Meryl Streep e a verdadeira Julia Child)

Quem quiser tirar a prova desta voz de desenho animado é possível ver em alguns dos episódios em The French Chef, que está no YouTube, a Julia Child real em ação. Deixo o link do episódio The Omellete Show - aliás ótima receita.
De qualquer forma, não deixe de ver Julie & Julia. Se você não descobrir uma nova paixão, vai ao menos sair com vontade de ir à um bom restaurante!
Ao final, se quiser comer um Boeuf Bourguignon - prato super comentado no filme - e estiver com vontade e disposição de fazê-lo, que tal seguir a receita disponibilizada no Viver Para Comer, em novembro de 2008. Basta acessar o link Boeuf Bourguignon.
Voilà et Bon Appétit!
Beijos e abraços,
@viverparacomer
Um comentário:
Muito bom o post!
Sou suspeita pra falar, pois adoro os filmes da Nora Ephron, adoro a França, adoro Nova York e adoro culinária (principalmente, a francesa)!!!
O bouef bourgnion (é assim?) do Henrique é o melhor que eu já comi! Acho que, ainda que seja um prato feito com "restos", defendo que deve ser feito com carne de boa qualidade! rs
Postar um comentário