há mais ou menos três semanas, fomos comemorar o aniversário de uma das amigas do Blog, a Carlinha Zobaran, que marcou um almoço no antológico e famoso restaurante Guimas. O restaurante é um clássico da boemia do Baixo Gávea e fez muito sucesso na década de 80. Frequentado desde então por diversos atores e músicos famosos até hoje, é possível encontrar qualquer protagonista da novela das 8 em uma mesa ao lado.
O restaurante é charmoso, mas bem pequeno - o que lhe dá um ar bem aconchegante. Forrado com aquele papel branco de mesa de bar, é possível ver os clientes fazerem desenhos com lápis de cera que a casa dispõe.
O ponto forte da casa são os pãezinhos quentes que os garções oferecem constantemente às mesas. Comidos com o patê ou com a manteiga, ficam uma delícia.
Pedi um filé de bêbado, que consiste em um filé mignon ao molho de vinho e bacon com batatas gratinadas (ver foto ao lado). Na minha opinião, apenas razoável. Também foi pedido em nossa mesa um filé de frango ao brie acompanhado de salada verde e batata frita; e o famoso picadinho da casa.
Por último, de sobremesa, pedimos um brownie com sorvete para ser dividido entre a aniversariante e as suas amigas - estava delicioso, elas disseram!
Todos os demais pratos foram muito bem comentados, mas a minha maior crítica a casa seria que, na minha opinião, o Guimas oferece uma comida de boteco (mesmo na sua filial mais chique, em Ipanema) com preços não muito adequados. Acredito que os preços cobrados na casa, acima da média, sejam uma herança de uma época em que o Rio não possuía tantos restaurantes de qualidade e, também, em função dos fiéis clientes famosos da casa.
No entanto, eu acredito que vale a pena conhecer o Guimas. Só não espere o que a casa não pode oferecer, pois, caso contrário, vai se arrepender ao pagar a conta!
Beijos e abraços,
Rua José Roberto Macedo Soares, 5 - Gávea. (tel.: 2259-7996)